quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Artigo do Blog Professor Tim afirmando que só é doutor ou doutora quem faz doutorado.

Nova Russas e a região tem muito doutor e doutora que não tem doutorado!
No mundo acadêmico, o grau máximo é o doutorado. Para se chegar ao doutorado, após a graduação e a especialização, com passagem pelo mestrado na dissertação, tem que defender e fazer aprovar uma tese de doutorado por uma banca examinadora.
Mas no Brasil dos medalhões, da esquizofrenia acadêmica e doutoral, todos aqueles que se graduam em qualquer das ciências (jurídicas, sociais, humanas), são chamados de doutores e de doutoras, mesmo que aquela frase singular diga o contrário:
"Só é doutor ou doutora quem faz doutoradoResultado de imagem para fotos e imagens de doutorado!
Aqui em Nova Russas e na região, pela cultura do anel no dedo e do diploma de nível superior valerem muito, no país dos bacharéis de todos os tipos, os graduados são chamados de doutores pela população em geral.
Temos excelentes e competentes advogados (Isabele Pedrosa Santana, João Carlos, José Almir, João Carlos, Eduarda Alves, Júnior Bonfim, entre outros), são chamados de doutores e de doutoras, mas, na verdade, são graduados em ciências jurídicas com aprovação no exame da OAB.
Mesmo caso de assistentes sociais (Inês Couto, Anna Melo, Ana Selma), sempre chamadas de doutores pela população leiga. São apenas formadas em Serviço Social com alguma especialização, mas não chegaram ao grau do doutorado.
Temos ainda enfermeiras (Lorena, Keyla, Maria Antonia) chamadas de doutoras, mas, no caso, são graduadas em enfermagem. Ou ainda, mesmo que os Conselho Federal de Medicina e os CRM, definam como doutoras, nas verdade as médicas são apenas médicas e médicos graduadas em medicina.
Existem ainda fisioterapeutas (Socorrinha Arrais) que tem apenas graduação e não doutorado, bioquímicos, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, entre outros profissionais que se graduaram nos cursos superiores de nossas faculdades e universidades.
Lembrete: mesmo o doutorado é apenas alguém que defendeu e teve sua tese de doutorado aprovada. Não é coisa do fim do mundo. Você pode defender uma tese de doutorado sobre mongolóides ou sobre lobisomens.
Mais um lembrete: o título de doutor só pode ser usado dentro do mundo acadêmico.
Para não esquecer: graduado é apenas graduado.
Doutor é quem tem doutorado!
___________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário