segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim pedindo um basta em tanto Axé e Forró Elétrico no carnaval de Nova Russas.

Basta de Axé e de forró elétrico no carnaval da Liga e do Valcélio do Paredão!
Digo carnaval da Liga Carnavalesca de Nova Russas e do Valcélio do Paredão, secretário de Cultura, porque estão à frente e no comando da organização do Chame Gente 2017 -o mais popular, tradicional e festivo dos carnavais de toda a região, arrastando até 20.000 pessoasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão no único carnaval de rua regional.
A expressão basta Axé e forró elétrico é porque, nos dois primeiros dias do Chame Gente, os únicos ritmos musicais tocados foram esses.
No sábado de carnaval, a animação musical, em cima do super trio Lapadão (sem som de qualidade) foi da Banda (forró elétrico) Forró Real que canta tudo, menos carnaval.
Da Bahia, como sempre, importaram bandas desconhecidas do Axé baiano, tipo Banana BoaA imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol e texto, para cantarem músicas que ninguém entende e até algumas conhecidas, como a Dalila.
Axé prá lá da conta, muito mais do que no carnaval de Salvador, que canta os vários ritmos. Ou forró elétrico do Forró  Real, cujas letras falam de cachaça, de corno, de loucuras, e menos de carnaval.
Isso ainda é herança musical e fruto de organizações passadas de outros carnavais, mas que continuou no carnaval de 2017.
Tudo bem que boa parte do público gosta desse tipo de bizarrice musical, ou agrade ao secretário de Cultura, Valcélio do ParedãoA imagem pode conter: 2 pessoas, multidão -adepto, com seu paredão de som, do mundo do forró elétrico, sendo amigo de vários vocalistas e de empresários das referidas bandas forrozeiras elétricas.
Mas, por um lado, se há um público juvenil e de adolescentes burguesinhos sem causa, que gosta mde marchinhas e de outros ritmos carnavalescos, tem um bom público que prefere as marchinhas, os samba canção e outros ritmos melhores.
Ainda dá tempo de corrigir, colocando e tocando marchinhas de carnaval e outros ritmos.
Pois nem só de Axé e de forró elétrico vive o carnaval de Nova Russas!

Desprezo aos artista locais?
Ótimo violonista e vocalista, o jovem Francisco Carvalho -Kico-, em seu (Facebook), escreveu que o carnaval Chame Gente é uma desmoralização com os artistas locais e da terra.
Sua crítica foi seguida e compartilhada por dezenas e dezenas de pessoas, criticando o nosso carnaval por essa e outras razões.
Sozinho no meio da multidão...
Não fosse a presença do eterno amigo e assessor, professor Reginaldo Silva, o deputado Jeová MotaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, noite e atividades ao ar livre teria brincado sozinho no carnaval Chame Gente, diferente dos carnavais passados, quando era a estrela maior e o principal mito do período carnavalesco, sempre cercado de uma multidão de foliões.
Por que Jeová Mota não é mais o grande nome do carnaval de Nova Russas? Está faltando midia? 
Blog está à disposição!
Camaleões e camaleoas na folia...
Um dos blocos mais animados do nosso carnaval tem sido dos CamaleõesA imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, multidão. Reunindo dezenas e dezenas de foliões e um grande número de simpatizantes.
Multidão se encontra ali...
Quando o trio elétrico desce da rodoviária, as multidões carnavalescas do Chame Gente se encontram nas duas avenidas principais:
João Gregório Timbó com Joaquim Lopes Pedrosa (J. Lopes Pedrosa)A imagem pode conter: 16 pessoas, multidão e atividades ao ar livre, nas imediações do antigo Bar do Jurandir.
Delegata do Chame Gente...
Advogada das mais competentes e procuradora adjunta do município, Isabele Pedrosa brincou o carnaval fantasiada de delegadaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, shorts, noite e atividades ao ar livre e de oficial militar, mantendo a ordem na desordem carnavalesca.
Ainda, ao lado das primas (Rejane, Cibelle, Cinara, Sabrina e outras), animou o bloco Arrastavares -Bloco das TavaresA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé.
Rei da NET na folia...
Cláudio Neto, maior dos maiores empresários de informática da nossa região, brincou como ninguém na folia. 
Vestia uma camisa preta com expressão em inglês: "Choose Your Weapon", que quer dizer em português: siga sua armaA imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e shorts.
Carnaval é da juventude...
Explodir suas emoções. Serve até para aproveitar os prazeres da bebida, seja guaranáA imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé ou outros tipos de bebidasA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo.
Graças a Deus...
Para que, como a empresária Andréa GinuA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e shorts, que passou por um grave problema de saúde, vê-la sentada ali, pulando o carnaval com seu animado bloco (Nação Rubro Negra), é um milagre de Deus.
Deus também faz milagres no profano do carnaval.
Mais um bloco no carnaval...
Com um nome muito popular: Pro Amigos, formado pela comunidade juvenil do Pantanal. Irmãs Ligelma e LigervanisA imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e shorts no comando.
Flash da angulação correta...
Fotografia bem tirada de cima para baixo, foi um flash perfeito na angulação correta. Focou bem o decote sensual de uma foliãA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo.
Túnel do tempo...
Que fim levou o carnavalesco Carmo Filho, que ainda foi visto no Chame Gente?
Perguntar não ofende...
Que fim levou o Jegue Trio, do José Wagner, que toca muito bem as marchinhas de carnaval?
É o novo...
Carnavalesco das antigas lembrando que, no trio elétrico do Edinásio só tocava as melhores marchinhas dos antigos carnavais.
__________________________________________
​Colunista: Professor Tim é cientista político, blogueiro e crítico carnavalesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário