domingo, 5 de março de 2017

1º Aulão de ciência política do Blog Professor Tim para o prefeito de Nova Russas, Dr. Rafael.


1º aulão de ciência política sobre erros políticos do governo Rafael Pedrosa!
Já ministrei, via blogosfera, vários aulões para orientar politicamente vários políticos de Nova Russas, das várias tendências, sobre erros políticos.
Para o ex prefeito Gonçalo Diogo foram vários aulões, e até um intensivão político, visando corrigir seus erros, mas ele nunca aprendeu nada como fazer política em Nova Russas. Gonçalo Diogo sempre foi e sempre será um aluno Nota zero à esquerda, sempre primata em política.
Agora é o 1º aulão para o prefeito de Nova Russas, Dr. RafaelA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, que completou 2 meses de governo e está fazendo história como o mais jovem prefeito da história de Nova Russas.

A 1ª disciplina do aulão para o Dr. Rafael é dizer que ele prefeito numa república presidencialista e não prefeito num sistema parlamentarista, em que o pai e principal guru dele, Washington Pedrosa, manda no governo e até construiu o 'Consenso de Washinton' para colocar todas as forças políticas de oposição e de situação dentro do governo, inclusive com contratos e cargos comissionados.
Tudo bem que o pensamento do Consenso de Washington, em tese, é o mais correto politicamente, que é o de inir as forças políticas e partidárias em torno do governo Rafael, mas foi a forma e o tempo fora do tempo.
Não era para ter acontecido logo no início do governo, pois as feridas da última campanha eleitoral ainda estavam abertas. Ressentimentos, idem. Intrigas e muito mais.
Se fosse fazer no início, que se fizesse de maneira escondida, não escancarada, sem qualquer valor moral e ético nas relações de buscar adesões na oposição para o governo do filho.
Tentar unir os vereador Denílson/Rejane ao grupo político do ex prefeito Marcos Alberto, ambos com uma visão radical política, era para ser feito de outra forma. 
Outra coisa. A escolha do secretariado foi boa porque escolheu secretários políticos e técnicos, mas pecou por outros detalhes políticos.
Pela questão das secretarias de portas e porteiras fechadas para os que pensam diferente do secretário indicado. Revelando que o governo Rafael é pragmático, aberto, mas cheio de secretários radicais e sectários.
A secretaria de Agricultura, comandada por Chico Rosa e pelo professor Antonio Roberto, está cheia de rosistas e tucanos. Idem para a Secretaria do Meio, que só emprega azulões históricos.
Na Secretaria de Educação, tem muitos acacistas fundamentalistas. E o Secretário de Cultura, Valcélio do Pardão, que é mais especializado em forró elétrico e paredons de som do que em cultura novarussenses, ainda importou o sub-secretário de Cultura: Odirley, que é de Baturité.
Importado também o secretário de Saúde, Pretinho, vindo também da função de secretário de saúde do bizarro e vizinho município de Tamboril, cuja secretaria dele tem muito aliados do ex prefeito Gonçalo Diogo.
Na Sub de Esporte, comandada pelo Hideraldo, só se vê lá ativistas, militantes e cabos eleitorais da última campanha do vereador Denílson, sendo um deles o 'Salgueirim'.
Até aqui não estou jogando no contra!
Estou apenas colocando fatos!
Ora bolas! Uma secretaria de portas fechadas soma para o secretário, soma para o partido ou facção política que ele faz parte, mas pode não somar politicamente falando para o governo Rafael, até mesmo na base parlamentar do governo.
Uma pergunta: tais secretários estão priorizando os vereadores da base do governo Rafael nas indicações deles para contratos e vários cargos comissionados?
Se tiverem, tudo bem! Mas não tiverem, é um problemão para o governo manter uma base favorável e aprovar suas matérias na Câmara.
Tem mais. Por falar ainda em Câmara: a eleição da própria mãe do Dr. Rafael, vereadora Socorrinha Holanda, para presidir aquela Casa de Leis, por um determinado aspecto familiar e íntimo.
Socorrinha Holanda é mãe do Dr. Rafael, e até agora nunca vi uma mãe que não defenda seu filho de ataques ou de violências, como fez Socorrinha Holanda, com um certo fervor verbal, defender a honra e a administração do seu filho.
E novos ataques duros do vereador Teixeira, que hoje é um vereador radical de oposição, virão contra a administração do Dr. Rafael, como Socorrinha Holanda saindo da condição de chefe de um Poder, portanto, obrigada a ser independente e imparcial diante dos seus pares, para sair em defesa da gestão do Dr. Rafael.
Não é um situação fácil para vereadora Socorrinha Holanda, mesmo sendo competente e inteligente para a função.
Outra coisa, agora falando das eleições estaduais do próximo anos e a base política do Dr. Rafael.
Todo mundo sabe que o deputado estadual do Dr. Rafael será Bruno Pedrosa (PP)A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, que é um jovem parlamentar muito atuante e respeitado na Assembleia.
Mas tem um detalhe. Dr. Rafael tem que agir politicamente para que a votação de Bruno não seja um fiasco, e isso requer que grande parte de sua base vote em Bruno, mas será algo não muito fácil.
Algumas perguntas sobre o tema:
Será que o Grupo Azulão vota em Bruno Pedrosa para deputado estadual? Será que a líder do governo, Izabel, vai deixar de votar no Evandro Leitão para votar no Bruno? O Chico Rosa, a vereadora Rejane e os vereadores Denílson, Marcelo Evangelista votam Bruno? 
Outra coisa. O vice, Júnior Mano, é um potencial candidato a deputado estadual e vai exigir fidelidade da vereadora Toinha do Capitão, que é do PMDB, para votar nele. Paulinho Talegal é outro vereador que deve votar em Júnior Mano para deputado estadual.
Agora deixemos a eleição de deputado estadual de lado.
O prefeito precisa criar um conselho política que posse lhe orientar politicamente, até porque ele não tem muita experiência no ramo político.
Tem mais. Tem que dar entrevistas em todas as rádios e em todos os programas de jornalismo, até mesmo entrando no ar quando for preciso.
Tem que reforçar também o populismo pessoal. Andar mais no meio da rua, distribuir cestas básicas nas periferias, ir a cultos evangélicos e missas da Igreja Católica.
Para não esquecer. Tem que ter uma boa equipe de marqueteiros populares, tipo Sérgio Malandro e outros, remunerados, para falar bem dele e de sua administração nas ruas e nas esquinas.
Finalizou aqui meu aulão para o Dr. Rafale, jovem e competente, e que pode ser um dos maiores prefeitos da história de Nova Russas.
Espero não fazer o 2º aulão!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário