sexta-feira, 24 de março de 2017

1º Tijolaço virtual do Blog Professor Tim contra o governo Rafael.

1º Tijolaço virtual contra o governo Rafael Pedrosa!
Há cerca de uma década, o jornalista Valdir Morais lançou um livro de grande sucesso: "Tijoladas nas oligarquias". Obra literária cujo tema central era os erros políticos e administrativos oligarquias conservadoras na região Norte do Ceará.

Não no mesmo sentido, mas também crítico, digito na Internet e na blogosfera o 1º tijolão virtual contra o governo do prefeito de Nova Russas, Rafael Holanda Pedrosa -o Dr. RafaelA imagem pode conter: 1 pessoa, terno, o mais jovem prefeito e um político vinculado à tradicional família Pedrosa.
Em quase 4 meses de governo, o Dr. Rafael gerou avanços e melhorias em alguns setores, mas seu governo ainda tem muitos erros e vícios do passado. 


E é sobre isso que o 1º Tijolaço vai abordar e descrever.

Eleito na esperança popular de derrotar o então prefeito Gonçalo Diogo, considerado um dos piores prefeitos da história e que não deixou legado algum para Nova Russas, Dr. Rafael, vestido de verde, simbolizava a esperança  de dias melhores.
Mas o verde desbotou e coloriu demais!
Sem experiência política, tipo do jovem que busca o 1º emprego sem qualquer experiência anterior de trabalho, o prefeito Rafael não sabe muito como lidar com a complexa classe política novarussense, dividida em muitas facções.
É aí que entra em ação, pela falta de experiência política do prefeito de (Direito: Dr. Rafael), o prefeito de fato:


seu pai e principal guru político, Washington Pedrosa, autor intelectual do "Consenso de Washington", cuja tese é: colocar todas as facções e grupos de políticos no governo Rafael, até mesmo inimigos pessoais e políticos como os vereadores Denílson/Rejane e o ex prefeito Marcos Alberto -fato gerador de brigas internas e desagregação no governo do filho dele.

O que há de errado nisso?
A tese em si, do Consenso de Washington, não é tão errada.  Correta, em certo ponto. O problema é que o Dr. Rafael foi eleito numa grande coligação de 15 partidos, com políticos e vereadores garganta profunda, querendo a Prefeitura só para eles.
Já com tantos políticos e cargos para distribuir, veio o Consenso deWashington Pedrosa, com a melhor das boas vontades de unir politicamente Nova Russas, agregando o forte Grupo do ex prefeito Marcos Alberto. Entregando duas importantes secretarias e vários cargos na administração municipal aos azulões.
Isso não influi apenas no descumprimento da Lei Fiscal, com o município ultrapassando o índice de 54%, mas em descontentamento geral dos políticos da base do seu governo. Alguns deles inimigos totais de Marcos Alberto, como o vereador Denílson.
Na contramão do pragmatismo fisiológico e escancarado, sem qualquer valor ético, do Consenso de Washington Pedrosa, que o Dr. Rafael, um prefeito "facebookiano/whatsapiano não entendia muito, tem a questão das secretarias e subsecretarias de porteiras fechadas por partidos e por caciques políticos.
A secretaria de Agricultura é sectária do Rosismo e do Chico Rosa, em que um dos principais projetos é o plantio de Mandacaru e a aradagem de terras na parceria com associações comunitárias.
A secretaria de Educação tem tem forte influência do Acacismo, e hoje está com um problema de contratos e prestadores de serviços  a mais, precisando demitir vários deles não formalizados e não constantes na folha de pagamento do município.


A Secretaria de Saúde tem sido  dominada por aliados do ex prefeito Gonçalo Diogo, a Secretaria de Cultura é totalmente do Valcélio do Paredão -que até importou o sub de Cultura, importado de Baturité.

Na sub do Esporte, comandada pelo Hideraldo, quem dá as cartas e manda em aspectos internos,  é o irmão dele: vereador Denílson.
Já na Secretaria de Ação Social, cuja titular é a irmã dele (Érica), que a oposição chama de nepotismo, é mais plural e pragmática. 
Tem até a sindicalista e vice licenciada do Sindicato dos Servidores, Lucinete Dias Nobre, que ganhou um cargo comissionado para não fazer discursos radicais contra o governo.
Problema é que o Dr. Rafael, por não ter experiência política, nem mesmo quando estudava medicina em Barbalha, pois nunca foi das organizações estudantis, como a UNE, e andar pouco na Prefeitura e nas secretarias, algumas vezes nem toma conhecimento de tais fatos.
Mais. Dr. Rafael, mesmo com bom discurso e talento verbal e talentos, tem mantido relação distante da midia radiofônica, preferindo as postagens no Facebook e ficar zapeando em grupos privados do Whatsapp.
Não vem ocupando as rádios, apenas privilegiando a comunitária dos Pedrosa (104) e outros meios de comunicação para divulgar melhor as ações do seu governo, nos quase 4 meses de sua gestão.
O tijolaço virtual não termina aqui!
Erros no Poder Legislativo...
Tudo bem que, comparado com o primata Gonçalo Diogo, o prefeito Rafael é bem melhor politicamente do que ele, mas comete erros parecidos.
Um deles foi eleger a própria mãe, Socorrinha Holanda (PMN), para comandar o Poder Legislativo. Por mais que queira se mostrar independente do Poder Executivo, exatamente por ser a mãe do prefeito, por ter sensibilidade e ter emoções, ela não consegue fazer isso concretamente.
Outro erro foi indicar a vereadora da Lagoa Seca, Izabel Moura, como líder do governo -inimiga política do vereador Teixeira, hoje, por causa disso e de outros fatores, um crítico radical do governo Rafael.
Vejo no fato do vereador Antonio Carlos ficar dirigindo um carro da saúde como outro erro político. Isso é um constrangimento para um parlamentar.
Sem falar que muitos suplentes, como também ocorreu no desgoverno Gonçalo Diogo, estão sem prestígio no governo atual.

Vereador Teixeira denunciou...
Em discurso na sessão ordinária da Câmara, na última sessão ordinária, de os diretores de escolas ainda não haviam oficialmente nomeados e nem pagas devidamente as gratificações dos Coordenadores.
Dizendo que eles afirmaram que não estavam recebendo e apenas pastorando as vagas oferecidas a eles sem remuneração.
E ainda cobrou o aumento do magistério e do administrativo para a próxima sessão ordinária.
Falta de transparência?...
Em alguns portas da Prefeitura de Nova Russas, existem avisos indicativos de acesso restritoA imagem pode conter: área interna somente aos funcionários e servidores.
Estaria havendo falta de transparência?
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguma promessas de campanha do Dr. Rafael?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1988, Brizola publicou no Jornal O Globo um 'tijolaço' contra a Globo e a família Marinho.
__________________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

2 comentários:

  1. Não era de se admirar da "gestão mistão' como tem sido falada....e do nepotismo então papai, mamãe, titias....panela que mtos mexem não sai boa comida, ainda mais de quem não tem o minimo de experiência para isso....mtas promessas de campanha...mta gente nas secretarias (até cargos foram inventados p nomear tanta gente).....sindicato todo com o rabo preso....nada de novo sob o verde desbotado meu caro Tim

    ResponderExcluir
  2. Essa gestao ja se mostra um fracasso, cade Aquele amor pelo povo??? Tantas promessas mentirosas, o povo foi enganado mais uma vez, eu fui enganada.
    33 que nada.
    Maior coja de mentirosos, prefeituras e secretarias cheia de sangue sugas, mal tratam o povo, so sabem dizer nao.
    Hospital lotado, sem nenhuma estrutura, nem ventilador no quarto das crianças tem.. Que vergonha nova russas.
    Mas a familia cada um com seu bom emprego, vou denunciar essa administracao por nepotiasmo discarado.
    Que vergonha!
    #fora33#foramentirosos#foranepotismo

    ResponderExcluir