quinta-feira, 16 de março de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o discurso do vereador Teixeira na Câmara contra o governo Rafael.

Discurso de Teixeira apontando erros e falhas no governo Rafael foi uma obra de arte da retórica!
Em seu terceiro mandato, e sempre mantendo a coerência legislativa e política, seja como vereador governista (bajulou o governo Gonçalo Diogo) ou como vereador radical de oposição (agora contra a atual administração), o vereador Teixeira (PDT) fez na sessão ordinária desta quarta, 15 de março, seu discurso mais bem elaborado contra o governo.
Uma verdadeira obra de arte da retórica parlamentar, até porque Teixeira usou bem as técnicas da retórica, ao falar bem calmo e com o microfone na posição correta, sem falar no discurso bem articulado e bem objetivo.
O discurso de Teixeira apontou várias falhas no governo do prefeito de Nova Russas, Dr. Rafael, nos vários campos da administração pública municipal. criticou a falta de merenda escolar, cujo fornecedor que ganhou a licitação, segundo Teixeira,  "não teria uma bodega para vender uma cabeça de alho".
Citando o sindicalista Coca, disse que o Sindicato dos Servidores estava intimidado, não se sabendo o por que?, cobrando sobre o reajusta do magistério e do administrativo no mês de março, que ainda não foi enviado à Câmara, pedindo que a presidente Socorrinha Holanda cobrasse isso do filho dela.
Não poupou nem o secretário de Obras, Paulo Gleyber, elogiado por vários vereadores. Disse que, depois da linha do trem, nos bairros de São Francisco e outros, tem muito mato, lixo e entulho de todo tipo, cobrando ações de Paulo Gleyber.
Disse mais: denunciou o hospital municipal superlotado por uma suposta virose, colocando em dúvida se não era dengue ou outra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti -chamado de mosquitinho malvado pela vereadora da Lagoa Seca, Toinha do Capitão.
Aumentando a temperatura verbal das críticas, denunciou que no governo tem nepotismo, tem ficha na gestão Rafael e que o sucesso do carnaval de Nova Russas se deve ao apoio do povo novarussense, que, inclusive, comprou as cartelas de um bingo.
Nem é preciso dizer que o discurso do vereador Teixeira abalou o governo Rafael.
Outro discursos do tipo virão!
Izabel rebateu bem...
Com formação superior em enfermagem, e no 1º mandato assumindo a liderança do governo Rafael Pedrosa na Câmara, a inteligente vereadora Izabel Moura (PTN) rebateu muito bem a maioria das críticas do vereador Teixeira.
No bate-rebate da Lagoa da Seca, já que os dois vereadores são daquele distrito, Izabel, com muitos conhecimentos da área da saúde, por ser enfermeira profissional, disse que o motivo da superlotação do hospital era por conta das viroses sazonais (comuns no inverno e nos meses de janeiro a abril) e seus sintomas: cefaleia, gastroenterite etc.
Elogiando o secretário Pretinho, Izabel disse que ele não pode ser culpado pela superlotação do Hospital, pois vem estruturando os PSF com medicamentos da atenção básico (soros de hidratação) para evitar a superlotação.
Algo que, em aparte a vereadora Toinha do Capitão concordou com ela, falando sobre a contratação de mais médicos e de dois médicos plantonistas à noite, para atenderem todos os pacientes que forem àquela unidade hospitalar.
Sobre a merenda escolar, Izabel disse que visitou o depósito de merenda escolar e tinha merenda escolar, sim!, e que o leite, produto que estava faltando havia chegado -fato confirmado pela subsecretária de Educação, Kátia Santos, presente à sessão plenária.
Agiu como uma verdadeira líder do governo a vereadora Izabel, diferente de vezes passadas, quando foi muito radical.
A líder de Rafael na Câmara foi muito bem.
Parabéns, Izabel Moura!
Agiu corretamente a presidente...
Mesmo mãe do prefeito Rafael, a presidente da Câmara, Socorrinha Holanda, diante das fortes críticas do vereador Teixeira ao governo do seu filho, cumpriu bem as prerrogativas e o regimento de uma chefe do Poder Legislativo.
A srªa. Presidente, Socorrinha Holanda, deixou o Teixeira falar à vontade, não fez apartes, não questionou nada do que ele disse. Fez muito bem para garantir a harmonia e a independência entre os poderes -verdadeiro princípio e preceito constitucional.
Crítica aos vereadores...
Competente vereador Marcelo Evangelista criticou os vereadores que não se solidarizaram com a campanha nas redes sociais (Facebook) para a doação de sangue para uma criança (Erick). Ainda elogiou o carnaval de Nova Russas e o secretário de Cultura, Valcélio do Paredão.
Reprovados na concordância verbal...
Tanto a presidente Socorrinha Holanda quanto o 1º secretário da Mesa Diretora (função de ler a ata e o expediente), Marcelo Evangelista, estão reprovados no quesito Concordância Verbal da Língua Portuguesa.
Disseram que estava o errado um determinado texto da ata da última sessão ordinária (8 de março, Dia Internacional da Mulher):
"A srª. Presidente autorizou a fala de cada vereador por 2 minutos para celebrar o Dia Internacional da Mulher".
Corrigido erradamente para:
"A srª. Presidente autorizou a fala de cada vereador por 2 minutos para celebrarem o Dia Internacional da Mulher".
Era cada vereador celebrar e não os vereadores celebrarem.
A correção errada foi feita pela funcionária responsável pela organização e digitação das atas, Cibelle Tavares.
Podem consultar qualquer gramático: concordância verbal deve ficar no singular (celebrar) e não no plural: celebrarem.
Campanha de doação da Anapac...
Vereador Antonio Carlos (Em bom discurso), falou bem da campanha da excelente Anapac, associação que luta pelos pacientes de câncer, a respeito da doação de medula para os portadores de leucemia.
Ainda condenou totalmente a famigerada Reforma da Previdência.
Túnel do tempo...
Que fim levou a diretora licenciada do Sindicato dos Servidores, Lucinete, que nunca mais foi à sessão da Câmara?
É o novo...
Sujeito lembrando do tempo que o avô de Teixeira, saudoso Malaquias, em 1977, era vereador governista em Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário