segunda-feira, 20 de março de 2017

Ensaio do Blog Professor Tim sobre tempo e temporalidade de cada ser humano.

Questão do Tempo para eu, para você e para todos!
Eclesiastes, Livro da Sabedoria, ensina que há tempo para tudo:
Tempo até para colher e para plantar.
O tempo é o senhor da razão, ensina outra lição clássica da sabedoria universal.
Todos os seres humanos tem um tempo essencial e necessário: tempo para nascer e para morrer e para outras coisas subjetivas e objetivas.
(...) Mas qual é o tempo de cada um de nós? 
...#?//! Qual o tempo relativo ou absoluto, concreto ou abstrato de cada ser humanoResultado de imagem para fotos e imagens do tempo?
Boas perguntas temporais!
Pois bem. O tempo de uma mulher grávida é 9 meses: temporalidade para fazer nascer seu bebê que vai reproduzir a espécie.
O tempo de um padeiro numa padaria pode ser de cerca de 12 horas, até a fabricação dos pães e das bolachas que vão alimentar as pessoas.
Sobre o tempo do político profissional que disputa eleições, seu tempo pode ser de quatro ou de 2 em dois anos. Pois esse é o calendário eleitoral e político, acontecendo as eleições, em que ele pode perder e esperar a próxima, pois faz parte de sua vida política e vital.
Mesma temporalidade para os prefeitos, os governadores e presidentes da República; para os vereadores, os deputados cumprirem seus mandatos de 4 ou 8 anos, que é o tempo necessário político.
Já a temporalidade dos brothers e das sisters do BBB (18) da Rede Globo, pode durar uma terça ou um domingo, quando são realizados os famosos paredões do BBB.
O de um apresentador do JN dura 45 minutos a cada dia, começando às 8 e meia e terminando às 9 e 15 da noite, mesmo tempo de muitos outros apresentadores e radialistas de rádio.
Tempo do garçon dura a noite toda, enquanto tiver freguês ou bebum chato. Mesma coisa do pessoal da copa, da cozinha, dos banheiros.
Tempo de um jogador de futebol dura até suas pernas não aguentarem nos 90 minutos de uma partida de futebol, e o tempo da carreira dele, por conta das contusões e do excesso de exercícios físicos, não passa dos 10 anos.
A vida da prostituta tem a mesma fase temporal. Tempo curto. Até perder sua mocidade. Breve. Até os 25 anos no máximo, porque ninguém 'baranga velha'.
O novelista, temporalmente, dura até a próxima novela, o cineasta até o próximo filme, o escritor até o próximo livro, o pintor até pintar o próximo quadro...
O estudante de nível médio cerca de três anos, o graduando de quatro anos em diante dependendo do curso, o estudante profissional a vida toda...
A doceira até fazer o doce por completo, o guarda noturno a noite e a madrugada, o padre a missa e o pastor o culto, entre outros tempos determinados.
E o tempo da vida humana não passa do 70. Depois disso é lucro com doenças de todo tipo e até ficar com Alzheimer e ricuca.
Eis o Tempo para Eu, para Você e para Todos...
________________________________
Autor do Ensaio: Professor Tim é cientista político, blogueiro e filósofo existencialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário