segunda-feira, 20 de março de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre os sentidos simbólicos e antropológicos do uso da roupa e das fardas para os seres humanos.

Entenda mais sobre os simbolismos das fardas e das roupas que vem vestem nossos corpos animalizados!
Sempre houve a guerra dialética entre o homo erectus animalizado, nu e com a mão no bolso, e o homo sapiens racionalizado e bem vestido. 
O corpo nu, sem qualquer roupa, simboliza a fase animal e corporal que o Homem e o antropocentrismo iluminista rejeitam.

Via de regra, de acordo com a antropologia física e a antropologia cultural, o Homem criou a roupa e se vestiu nela em vários simbolismos e arquétipos, libertando-se da irrazão animal.
Vestido em roupas diversas, que vão dos paramentos às fardas militares, o Homem abandonou seu lado animal de andar nu e de viver apenas com base nos instintos mais primitivos.
A roupa dá simbolismo, prestígio, salvação eterna aos homens. A farda de um policial militar ou de um oficial do Exército, cheia de condecorações, dá prestígio e simboliza poder militar e força hierárquica e disciplinar -acima dos demais humanos comuns e dos seus subordinados militares.
Quando um padre coloca sua batina ou um bispo se paramenta, eles estão simbolizando a força e o poder da Igreja Católica Apostólica Romana tem em qualquer canto da Terra. 
Mesma coisa quando o Papa Francisco, principal líder da Igreja Católica, se paramenta com roupas papaisResultado de imagem para fotos e imagens do papa francisco e coloca o solidéu na cabeça, indica que ele é o vigário de Cristo na Terra e maior líder religioso da Terra.
O paletó usado pelo pastor protestante é algo explicativo de que ele lidera uma igreja evangélica em nome do Senhor e Salvador Jesus. Mesma coisa dos paletós de deputados federais e dos senadores, indicativo de que eles são membros do Poder Legislativo e de um poder da República.
A beca de um graduado explica que ele se graduou num curso superior e será chamado de doutor. Algo assim para o jaleco de um médico, indicativo que ele é um profissional de medicina e com muito prestígio no meio social.
Os times de futebol também são uniformizados representando uma certa preferência futebolística. A camisa verde e amarela que veste a seleção brasileira de futebol é algo fantástico e maravilhoso para os jogadores e para o ethos da Pátria de Chuteiras.
O que seria dos jurisdicionados se chegassem ao Forum e não vissem o magistrado com sua toga? Imaginariam que aquela figura não seria um juiz de Direito e muito menos membro do Poder Judiciário.
Qualquer colégio ou escola tem uma farda que identifica os alunos ali matriculados e devidamente estudando. A Maçonaria tem uma série de roupas e de acessórios.
Assim sempre foi e sempre será, pois o humano sem roupa e sem farda não é nada. Quando querem desmoralizar alguém, tiram a roupa dele, deixando-o totalmente nu.
Assim fizeram com Muammar KhadaffiSoldados da transição fotografam o corpo de Muammar Kadhafi (Foto: AFP), presidente-ditador da Líbia, quando o assassinaram, deixando apenas com um calção velho.
Vestir roupa, ter uma farda, paramentar-se com roupas clericais, ter uma armadura medieval no corpo, é algo mais do que sagrado. Quem não fizer isso, vira um animal novamente nu e e sem as mãos no bolso.
Tem uma frase extraordinária que fecha o artigo explicando muito bem que, sem roupa, todos perdem o poder e a importância, até mesmo mesmo monarcas:
"O Rei está nu"!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário