segunda-feira, 10 de abril de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre os 100 dias do governo Rafael.

Qual é o certo: 100 dias...ou sem dias de governo Rafael Pedrosa?
10 de janeiro: faz hoje 100 dias do início do governo do Dr. Rafael Pedrosa, que tomou posse no dia 1º janeiro. 100 dias segundo a tradição, a convenção política e administrativa, é uma data fechada para ser moderado nas críticas e nas análises abrandadas. 
Não se poder exigir o máximo de um gestor que ainda está se adaptando em seus primeiros 100 dias.
É o certo na racionalidade política!
Mas voltemos à pergunta inicial: 100 dias...ou sem dias do governo Rafael?
Depende da interpretação de cada um.
Para o vereador Teixeira, para o Chiquinho Diogo e outras lideranças ligadas ao ex prefeito Gonçalo Diogo, o governo Rafael é dos sem dias. 
Que é um governo do sem: sem rumo, sem norte, sem comando, sem ações, sem habilidade. Um governo sem a presença real do prefeito Rafael para tomar medidas políticas e administrativas, muitas vezes tomadas pelo pai e principal guru político: Washington Pedrosa.
Segundo Teixeira, ainda no mesmo tom dos (sem) dias, o município tem problemas de falta de água e da péssima qualidade dela, na questão dos contratos temporários, na perseguição política (vista assim) da aposentadoria compulsória do seu pai (professor Juvêncio), entre outros fatos que atentam contra o governo Rafael.
Ou, mais radical, a educação continua reprovada, a saúde na UTI com o Hospital muito deficiente, o empreguismo e o clientelismo, a domínio do Poder Legislativo por meio de sua mãe etc. etc. etc.
Em outra linha de raciocínio, pensa diferente a classe política e muitos setores locais. Defendem a tese de que o governo Rafael, nos 100 dias, tem rumo, tem comando, tem ações e... muito (#) mais.
Defendem a tese dos 100 dias do governo do Dr. RafaelA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna
100 dias de trabalho na limpeza e na revitalização do Rio Curtume e no plantio de árvores, na contratação de mais médicos para o Hospital e aquisição de novos carros para a saúde, no rebaixamento dos índices de infestação do mosquito (Aedes Aegypti) que levou o município de Nova Russas a ser convidado especial para seminário na Assembleia Legislativa sobre o assuntoA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna.
O carnaval de Nova Russas foi o melhor da história, estão sendo feitas ações cultural como o seminário regional de cultura junina.
Poucas vezes na história de Nova Russas, tivemos secretários municipais tão comprometidos com o setor público, casos do secretário de Obras, do secretário de Meio Ambiente.
Prova de que há um conjunto de ações planejadas e objetivas para governar. Pode ter improviso, pode ter afogadilho, mas tem uma certa racionalidade e planejamento.
Não se focou a herança maldita do governo anterior, escapismo e atalho para se colocar culpa nos outros sobre os problemas atuais.
Não foi o caso no governo atual!
Fez-se caso, sim, para tirar o município da inadimplência, que está acontecendo e o município ficar adimplente para receber recursos estaduais e federais.
E o encontro do Dr. Rafael, ao lado do vice e do deputado Bruno, com o governador Camilo, sacramentou importante projetos para o nosso município: novo hospital municipal, central do croché e outros.
Outros avanços: licitações não estão viciadas, loteadores de cargos públicos não dominam o governo, a racionalidade dos gastos é sempre buscada.
Foram assim os 100 dias do governo Rafael!
Ou sem dias para a oposição radical!
Questão política nos 100 dias...
Embora alguns criticassem, o Consenso de Washington está dando certo. A tese de juntar várias facções e políticos diversos no governo Rafael, mesmo com suas divergências internas, está dando certo.
Isso garante uma base aliada na Câmara formada por 10 vereadores, aprovando todas as matérias e mensagens do Dr. Rafael.
A cooptação de sindicalistas do Sindicato dos Servidores, por meio de cargos comissionados, foi outra estratégia correta. Facilitou uma aproximação maior com o Sindicato dos Servidores.
Um certo núcleo de rebeldia formado pelo vereador Denílson, pelo vereador Adalberto Filho, pela vereadora Rejane, pelo ex prefeito Acácio, entre outros, que não aceitavam Marcos Alberto dando as cartas no governo, começa a ser pacificado.
É esse grupo que vai indicar o futuro chefe de Gabinete do prefeito, a ser nomeado até quarta feira, podendo ser o Cacá ou o vereador Denílson.
Um dos poucos problemas políticos é ainda a situação de alguns suplentes, que ainda não foram ajudados pela atual administração, mas até 2018, serão ajudados -pois precisarão de votos para reeleger Bruno Pedrosa.
Outra coisa. O governo Rafael precisa abrir o diálogo com o novo PT que surgiu com a eleição do sindicalista e suplente de vereador, Jorge Mesquita, para a direção municipal do partido.
Secretarias fechadas ou abertas?
Governo Municipal ainda não se acertou nas secretarias. Algumas secretarias municipais são verdadeiros feudos de grupos políticos e caciques da política local.
Nome certo no SAAE...
Competente Jamil Almeida Pinto é o nome mais certo para organizar o Serviço Autônomo de Água e de Esgoto (SAAE). Jamil é organizado, determinado, trabalhador e uma pessoa dedicada ao serviço público.
Foi correta a nomeação de Jamil pelo Dr. Rafael para dirigir o SAAEA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Monteiro, assessor especial do deputado Vanderley Pedrosa?
É o novo...
Sujeito lembrando do tempo que o Dr. Rafael era uma criança muito inteligente, nos anos 90.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário