segunda-feira, 10 de abril de 2017

Em 100 dias de governo, a gestão Machado é a gestão do sem...sem rumo e sem comando... É o que define mais um belo artigo de Montezuma Sales.



SEM DIAS NO GOVERNO MARCELO MACHADO
Existe uma convenção que indica que o período dos primeiros 100 dias é uma franquia que permite ao gestor público tem para se adaptar, para cometer os primeiros equívocos. Foi criada por aqueles que têm as menores afinidades com o que é público.
É também uma anistia concedida para que as críticas seja abrandadas.
A regra diz que quem começa ruim, dificilmente muda.
E eu digo que quem tem tino para a função pública, exercita nos primeiros atos, nas primeiras horas, nos primeiros Decretos. Não precisa de 100 dias para dizer a que veio. Que o Prefeito de Crateus ignore estes emblematicos 100 dias, e tome posse.
Não sei que prestação de contas o Prefeito Marcelo Machado prestou ao povo de Crateús.
Nestes 100 dias, esperava-se uma otimização da gestão pública. O que não aconteceu.
Esperava-se cortes de despesas, de cargos comissionados, secretários e outros órgãos. Não aconteceu. Esperava Licitações isenta de favorecimentos, não vem acontecendo. Favorecimentos de todas as ordens.
Juntando o período de transição com estes 100 dias, temos 190 dias. Tempo mais que hábil, suficiente para que fosse apresentado um plano de governo. Um plano anual, quadrienal. Nada. Tudo é de afogadilho. Fazem bem é conta de Padaria.
Diante desses mais de seis meses um esboço de uma marca pessoal já se fizesse presente. Era o mínimo que se esperava.
Depois de quase 100 dias conseguiu renegociar de dívidas com o FGTS. Mas, não conseguiu com a CAGECE. E com isso não recebe dinheiro novo, Vivendo de repasses Institucionais. Fornecedores não recebem pelo que fazem. Este atraso aniquila qualquer tentativa de defesa.
O que se tem visto é a cantilena do Prefeito e de seus caudatários, de seus bajuladores, e dos loteadores da coisa pública que vindo da campanha cada um ficou com um naco do poder. E em cada lote colocaram a filha, o filho, preposto. Um nojo! Herança Maldita? Isso é um atalho, é escapismo mas também é o atestado irretratável de incompetência.
Mas, para o Prefeito depois de agradar os "apoiadores de campanha", e além de empregar a família toda, dando um tapa na face da Autoridade, sobrou uma vaga para esposa, que de Assistência Social, pouco ou nada conhece.
Contrariando a tese canhestra da Herança Maldita, Paulo Nazareno, no seu primeiro governo quitou 4 folhas extras em seis meses. O segundo governo de Paulo foi um bordel, com todo respeito a este, o bordel
A composição do quadro de auxiliares do Ser Marcelo Machado prima pelo incapacidade gerencial, pela superposição de funções, e pelo gigantismo. E mais que isso, pelo "familismo". Uma marca indelével .
Neste período cabalístico de 100 dias, se tivesse um gerente, que prestigiasse o mérito, a competência, o interesse público, a maioria desses auxiliares seria mudada. O emblema do Governo do Sr. Marcelo Machado é um tal Processo de Seleção, que não passa de um sórdido sofisma para evitar o Concurso, e com isso permitir que politiqueiros indique os seus, pagando com o que é público, compromisso de campanha.
A Processo é de tal magnitude no ilícito, que agora há pouco o Prefeito, engolindo o que foi mastigado por sua Procuradoria, anulou o ato que dava base a contratação de motoristas. Anulou por está prenhe de ilegalidade. E onde estava o Procurador que não viu estas ilegalidades antes da publicação?
Nestes 100 dias, temos em Crateús, a gestão SEM norte, SEM comando, SEM estratégia de futuro. SEM esperanças.
________________________________________________
Autor: Montezuma Sales
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando a cavalo, céu, atividades ao ar livre e natureza é dentista profissional, advogado de renome e consagrado intelectual de Crateús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário