segunda-feira, 10 de abril de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre o choque extremista de Trump e as outras civilizações.

Novo choque de civilizações e a ignorância da política externa de Trump!
A primeiro a falar e a teorizar sobre o chamado choque de civilizações foi o funcionário do Departamento de Estado dos EUA (era Bush), Samuel Huntington. Em sua Teoria do Choque das Civilizações, Huntington afirmava a superioridade dos valores Norte-Americanos (liberdade, livre iniciativa e outros) sobre o Islã e outras civilizações sempre bárbaras e arcaicas.
É nessa teoria e na ignorância sobre outras culturas, sobre outros povos, sobre outras civilizações, que o presidente Trump formula sua ignorante e totalmente errada política externa dos Estados Unidos da América do Norte -EEUA.
Não sabe o presidente TrumpA imagem pode conter: uma ou mais pessoas que a Síria, do presidente Hassad, sempre foi uma aliada histórica da Rússia, desde os primeiros séculos. Daí que, qualquer ataque contra a Síria, será um ataque indireto contra a Rússia de Putin.
Trump não sabe ainda que o Islã e os países islâmicos defendem um califado e um governo teocrático, em que não temporalidade de mandato, ficando os presidentes de vários países (Irã, Arábia Saudita) por tempo determinado.
Não tem vaga para o Trump querer impor eleições direta e voto aberto, tipo eleição bipolar dos EUA, no Irã, no Iraque, no Afeganistão, entre outros países, porque os valores ali são totalmente diferentes dos EUA.
Enquanto Trump e os falcões guerreiros dos EUA não entenderem as civilizações diferentes (Islâmica, confuciana-chinesa, Indo-América, Budista), sempre vão querer fazer guerras imperialistas e impor seus modelos ianques.
"The American way of life" (jeito americano de viver) não pode ser universal. Não existe apenas um modelo de civilização. Os valores dos norte-americanos podem não ser corretos na China ou no Leste Europeu.
O resultado disso é o aumento do terrorismo, como aconteceu recentemente no Egito e em outros países. Terrorismo decorrente decorrente de uma reação contra a padronização norte-americana do mundo todo.
Um choque de civilizações cada mais extremista.
E o Trump vai piorar as coisas!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário