quinta-feira, 20 de abril de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a entrevista do Dr. Rafael no Jornal da Vale.

Entrevista do Dr. Rafael não valeu para a democracia radiofônica e o  poder municipal!
Cada ser humano faz suas escolhas. o prefeito de Nova Russas, Dr. Rafael Pedrosa, fez sua escolha quanto à midia radiofônica que vai falar e divulgar suas ações politicas e administrativas para a população de Nova Russas.
Dr. Rafael fez sua opção preferencial pelo Jornal da Vale (Vale FM, do seu diretor presidente: Luiz Aguiar Vale), apresentado pelos radialistas Eduardo Santos e Paulo HenriqueA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas -segunda a sábado, do meio dia/1 da tarde.
Até aí tudo bem. Fica a liberdade do prefeito escolher a rádio e o programa de jornalismo que ele quiser falar. O problema é que o Jornal da Vale apresenta vários problemas de ordem comunicacional e sobre a liberdade de expressão.
Primeiro lugar. O Jornal da Vale é o menos ouvido em Nova Russas, sendo que o Jornal da 104 (Timbaúba FM) e o Jornal Seara (do consagrado Luís Augusto) são os campeões de audiência e de liberdade de expressão.
Outro aspecto. O Jornal da Vale não é democrático. O Jornal da Vale é autoritário. Que não tiver em sintonia com os interesses comerciais do diretor presidente, Aguiar, não tem espaço no Jornal da Vale.
É a ditadura da midia no Jornal da Vale em relação a algumas pessoas que queiram criticar algumas administrações municipais, que seja patrocinadores com contratos em relação à referida emissora de rádio.
Isso deriva no  Jornal da Vale poucas participações ao vivo por telefone, como aconteceu durante entrevista do Dr. Rafael. 
Participações populares apenas por Whatasapp de perguntas selecionadas e dirigidas, o que restringiu a participação popular na entrevista com o Dr. Rafael.
O que poderia ter sido um show de participação popular na entrevista do Dr. Rafael, não foi. Não foi, porque há censura e nem todo mundo falar e perguntar o que quiser na Rádio Vale FM -que não é um exemplo de democracia radiofônica.
Participação popular foi pequena.
Entrevista não bombou de audiência!
Agora comentando a entrevista do Dr. Rafael...
Em mais de hora de entrevista no Jornal da Vale, o Dr. Rafael falou sobre os mais diversos assuntos: Problemas no PSF e reabertura do PSF do Tamarindo, questão de medicamentos no Hospital e outros setores; situação ruim da educação e perda de recursos na escola de tempo integral, ações para melhorar a educação em todos os aspectos: tempo integral, esporte com escolinhas, artes diversas.
Poucos ouvintes, pelo Zap fizeram perguntas. Ana Cedro perguntou sobre a urbanização da Rua Leonardo Araújo?, Marcos Vieira (Cohab) perguntou sobre a questão da guarda municipal e a segurança pública; e um outro ouvinte indagou sobre o apoio político dele a Júnior Mano.
O que o Dr. Rafael prometeu fazer...
Durante entrevista ao Jornal da Vale: 
recuperar o Pólo Rodolfo Filho, reabrir o PSF do Tamarindo, concluir o Centro de Especialidades Médicas (vizinho ao Hospital velho), obras de infra-estrutura, tirar o município da inadimplência; reaviva na cultura novarussense.
Melhorar a qualidade da água do SAAE.
E a questão da Cultura e outros assuntos.
Abram os microfones do Jornal da Vale...
Meu nobre radialista Eduardo Santos, apresentador âncora do (Jornal da Vale) presta atenção: 
não existe medidor de pressão arterial. Pressão arterial não se mede.
Pressão arterial se verifica. 
Só se a sua pressão arterial for diferente.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Gélio Coelho, que coordenou a programação da Rádio Vale?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, a então Rádio Difusora (programa Alô, alô Nova Russas), esculhambava o ex prefeito Chico Rosa.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário