terça-feira, 18 de abril de 2017

Ensaio do Blog Professor Tim sobre a Magna Grécia.

Magna Grécia muito além do Helenismo, do Euro e das crises econômicas!!!
"Ninguém fecha impunemente o portão na Pátria de Platão, de todos os filósofos e sabedorias".
Foi a abertura da reportagem de Ilze Scamparini (correspondente do JN na Europa), a respeito da decisão alemã de não respeitar a Grécia -durante a crise econômica do país frente ao Euro.
Foi inspirado em Scamparini que resolvi fazer o presente ensaio sobra Grécia ou Magna Grécia.
Estalecido aqui o preâmbulo grego!
Definindo a Magna Grécia...
Pátria geradora da filosofia ocidental e contemporânea. Nação criadora das Olimpíadas e dos jogos olímpicos da Era Moderna. 
País mais crítico e revolucionário da velha Europa. Área territorial dos mitos cosmológicos, do helenismo cultural e histórico, dos gênios matemáticos, das ilhas paradisíacas, das guerras púnicas, dos teatros e do Partenon etc.
Tudo isso é a Magna Grécia [Megale Hellas], oficialmente República Helênica [Elleniki Dimokratia]: na fronteira com a República da Macedônia, com a Bulgária, com a Albânia e com a Turquia; e banhada pelos mares Mediterrâneo e Jônico. 
Sua bandeira é toda azulada com a Cruz de Malta e tem o templo dedicado a ZeusResultado de imagem para fotos e imagens da grécia antiga e todos os deuses do panteão grego --uma das maiores maravilhas da Humanidade.
A Grécia fala o grego, tem cerca de 12 milhões de habitantes, faz parte da Zona do Euro, principal religião é a católica ortodoxa; e é uma República Parlamentarista.
Surgida entre os Séculos VIII e V a.C., por conta de um deslocamento geográfico e populacional de povos do mediterrâneos, estabelecidos no chamado Grande Império Romano do Ocidente. Resultados de vários grupos étnicos da cultura latina e não Latina: Celtas, Etruscos, Fenícios.
Portanto, assim, é a Grécia. Esqueça os clichês. Quando for viajar à Grécia, informe-se mais. 
Ler tal texto é um bom começo. Boa viagem.
________________________________
Conceitos políticos modernos surgiram na Grécia...
Seja o termo democracia representativa ou de massas, ou governo do povo para o povo, pelo povo e para o povo, mas limitada aos patrícios e aristocratas. Olocracia ou anarquia das massas. Ou ainda Anayclosis, conhecido e modernizado como revolução política, definindo-se ainda como a inevitável degeneração cíclica  de uma constituição política na forma correta. 
Gregos também ensinaram, politicamente falando, de que a monarquia acaba na tirania, a aristocracia na oligarquia e a democracia na anarquia etc.
________________________________
Jogos Olímpicos são gregos...
Há muito tempo. Desde 776 a.C., batizados inicialmente como  festivais religiosos e esportivos realizados de quatro em quatro anos, supervisionados pelo Helanóciles [juízes helênicos]. Sempre no Santuário de Olímpia, em memória de Zeus -principal deus grego.
Principas provas eram as corridas pedestres e as corridas equestres. Ainda tinha Luta, Pugilato e Pancrácio -combinação de luta e de pugilato. Sem falar no Pentatlo.
Pierra Coubertin, inspirado nos jogos olímpicos gregos, realizou as chamadas primeiras olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. Fato repetido 100 anos depois, em 1996, cujos jogos olímpicos foram realizados no Estádio Olímpico de Atenas.
________________________________
Sínteses Filosóficas Gregas...
Considerada original e a primeira codificada e estruturada, a filosofia grega apresentava as seguintes características: recusa da representação antropormófica dos deuses, redutibilidade do mundo aparente a entidades numéricas, energéticas e harmônicas.
Mais. Estatuto metafísico dessas entidades, tensão entre ser e devir, autonomia e imortalidade da alma, simpatiza corpo-alma, cuidados do corpo, salvação da alma; relações ético-político entre os homens, estratégias demonstrativas da dialética etc.
Principais deuses e mitos gregos...
Deuses eram Zeus [principal de todos os deuses], Poseidon [Deus dos Mares], Hades dos mortos, dos cemitérios e dos subterrâneos; Hermes representando o comércio, Artémis deusa das caças, Cronos deus da agricultura; Afrodite simbolizando o amor, o sexo e a beleza etc. Já os principais seres mitológicos eram: Ninfas [seres femininos dos jardins], Sátiros [figuras com chifres de bode magro], Centauros [metade homem, metade cavalo], Górgonas monstruosas com cabelos de serpentes, Quimera misturando leão e cabra soltando fogo nas narinas etc. Outro mito importante era o Minotauro, monstro devorador de virgens derrotado por Teseu.
Túnel do Tempo
Que fim levou o ex-primeiro ministro socialista da Grécia, George Papandreou?
É a nova!
Mulher novarussense das antigas lembrando que, em 1968, em visita à Grécia, fez um "topless" na Ilha grega de Mikonos.
________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e foi professor de História na rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário