quarta-feira, 19 de abril de 2017

3º Tijolaço virtual do Blog Professor Tim sobre o governo Rafael.

3º tijolaço virtual contra o governo Rafael Pedrosa!
Tudo na vida encerra uma trilogia. O que não será diferente com a trilogia de tijolaços de análises críticas e reflexivas sobre o governo do Dr. Rafael Pedrosa, sob todos os aspectos políticos e administrativos.

É o que será também o 3º tijolaço virtual em relação ao governo Rafael Pedrosa.
O começo é pelo começo que muitos estão falando. A maioria elegeu o Dr. Rafael contra a reeleição do Gonçalo Diogo, mas quem está governando é o seu pai e principal guru, Washington Pedrosa -expresso na frase repetida no áudio do Edílson Mutchatcho:
"Fala ali teu problema para o papai".
Até aceitável pelo fato do Dr. Rafael PedrosaA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas ainda não ter a experiência política necessária para lidar com uma classe política tão complexa quanto a nossa, mas não estamos numa república parlamentarista. 
Prefeito é o Dr. Rafael. Ponto final. É ele quem tem que coordenar politicamente o município.
E vem coordenando até bem no setor político. Seu "Consenso de Washington", mesmo com as críticas de que tentou unir o Talibã com o governo Trump (caso de querer unir o vereador Denílson com o ex prefeito Marcos Alberto), até agora vem dando certo, mas não se sabe até quando vai durar tal consenso pragmático e fisiológico.
Pode se criticar, mas o tal "Consenso de Washington" está possibilitando uma ampla base aliada de vereadores na Câmara, onde, apenas o vereador Teixeira (PDT) continua sendo a única voz de oposição entre os 13 vereadores.
Base ampla que permitiu aprovar todas as mensagens enviadas pelo prefeito Rafael à Câmara, até mesmo por unanimidade, por conta de uma oposição legislativa que se resume aos discursos raivosos e radicais do vereador Teixeira.
Se isso é uma inexperiência política do Dr. Rafael, a outra é ele não liderar o governo para tirar a nossa saúde da UTI e transformar o nosso município na principal referência médica e hospitalar da região.
O Dr. Rafael deve saber que, se ele não melhorar a saúde pública local, o nome da doutora Daniela volta a crescer. Um exemplo foi seu voluntariado médico no distrito de Irapuá, que despertou a simpatiza de muita gente de Irapuá e de Nova Russas.
O que poderia fazer o Dr. Rafael para neutralizar a doutora Daniela seria o próprio liderar uma um mutirão voluntário e institucional de médicos especialistas e generalistas em vários distritos e vários bairros carentes de profissionais de medicina, inclusive, distribuindo medicamentos em parceria com a Secretaria de Saúde/Prefeitura/governo do Ceará/Ministério da Saúde.
Outra medidas. Conseguir, urgentemente, do governo do Ceará, os recursos para a compra de um terreno visando reformar o Hospital Municipal e concluir urgentemente o Centro de Especialidades Médicas -perto do Hospital Velho.
E cumprir a promessa de contratar logo um médico pediatra, ou mesmo fazer consultas como pediatra inteligente que é. E reinaugurar o PSF do Bairro do Tamarindo e outros melhoramentos na nossa falida saúde.
Resumo da ópera: a saúde básica e terciária tem que ser fundamental para o Dr. Rafael, até pela questão dele ser médico e prefeito da cidade.
Outra questão de saúde pública é a limpeza do Rio Curtume, que precisa ser concluída a 2ª etapa após as chuvas. O alagamento de algumas ruas, como nas proximidades do Posto Pioneiro e da Igreja Cristã Evangélica, é outra obra importante na infra-estrutura para melhorar os nossos indicadores de saúde.
Se deve ser o chefe na saúde, mais ainda nas relações com os servidores públicos. Precisava ter tomadas medidas de enxugamento da folha de pagamento e do respeito à Lei Fiscal, mas permitiu que seu governo permitisse o apadrinhamento dos cargos temporários entre os 15 partidos, vários vereadores e novos aliados (Grupo Azulões).
Isso faz com que folha de pagamento continua alta e superando o índice exigido pela Lei Fiscal (até 54%), podendo incorrer em risco de improbidade administrativa, sem que o prefeito tenha pulso e coragem política contra tal fato. Falam até em contratos mensais de trabalhar dois meses e receber um, como algo racional para evitar tal problema, ou, na linguagem do Teixeira:
Servidores temporários que apenas pastoram as vagas.
Situação paradoxal de um jovem prefeito que prometeu mudanças, reformas, transformações e transparência pública.
Apenas retórica vazia de campanha eleitoral não cumprida.
Ainda não é o final do 3º tijolaço virtual!
Secretários sem votos...
Maioria dos secretários municipais do governo Rafael, nas várias secretarias, são políticos de poucos votos. Secretário de Agricultura, Chico Rosa, tirou poucos na última eleição em que disputou para vereador.
O secretário de Meio Ambiente, Sebastião Mano, ficou apenas como suplente. Valcélio do Paredão, secretário de Cultura, nem candidato a vereador foi. Idem para o secretários de outras pastas importantes.
Ainda querem mandar e fechar suas secretarias para outras forças.
Melhor ação política do governo...
Foi trazer Marcos Alberto para o governo. Marcos Alberto é um prefeito com prestígio, tem apoio de várias lideranças da política estadual e nacional, e conta um vereador de muito prestígio: Hudson Guilherme.
Meu sobrenome é Freire...
No Reino da Pedrosolândia.
Carregar o sobrenome Pedrosa é meio caminho andado para conseguir projeção no governo Rafael Pedrosa.
Tem Pedrosa na Presidência da Câmara, tem Pedrosa na Ação Social, tem Pedrosa nas Finanças, tem Pedrosa na chefia de Gabinete...pára...tem Pedrosa
...pára...pára...
Choque fiscal e tributário...
Governo Rafael Pedrosa tem sido muito forte no choque fiscal e tributário. Aumentou a conta de água em até 100% de aumento (sob o argumento de aumentar as receitas do SAAE), mesmo que ainda não tenha melhorado a qualidade da nossa água.
O Demutran tem aplicado muitas multas contra donos de carros e de motos, gerando muita revolta e profundo desgaste do governo. E a taxa de embarque na rodoviária está sendo bem cobrada dos passageiros.
A Prefeitura está arrecadando bem no seu arrocho fiscal e tributário.
Pragmatismo total...
Dr. Rafael admitiu publicamente que pode apoiar Júnior Mano (PMDB)  e Bruno Pedrosa para deputado estadual. O que não agrada nada ao ex deputado Vanderley Pedrosa, que a cada dia tem menos prestígio no governo Rafael.
Sai de baixo...
Posse de Chiquinho Diogo na Câmara, na próxima quarta feira (26), vai turbinar a oposição na Câmara contra o governo Rafael, que hoje só conta com o vereador Teixeira. Chiquinho Diogo vem com tudo para cima do governo Rafael.
Perguntar não ofende...
Quanto a Prefeitura de Nova Russas gastou em empenho (pagando contas de gestões passadas), nos primeiros 110 dias de governo?
Perguntar não ofende 2...
Quantos cargos comissionados tem atualmente a gestão Rafael?
Túnel do tempo...
Que fim levou a nomeação do Secretário de Esporte?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1988, Washington Pedrosa e Otávio Aragão eram funcionários do Banco do Brasil.
__________________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário: