sexta-feira, 12 de maio de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o Dia Mundial do Profissional de Enfermagem.

12 de maio: o Brasil e o mundo celebram hoje o Dia do Enfermeiro em 

É uma das datas mais importantes da saúde pública mundial o 12 de maio: data em que os profissionais de enfermagem celebram seu dia mundial.
Os enfermeiros e as enfermeiras são fundamentais para salvar vidas tão quanto os médicos. 
Os enfermeirosA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto trabalham em hospitais e outras unidades de saúde no trabalho extraordinário de salvar vidas -usando o branco o estetoscópio e até prescrevendo alguns medicamentos, além de atender os doentes nas camas dos hospitais..
Sejam os profissionais de enfermagem, os técnicos ou auxiliares de enfermagem, os enfermeiros forma um exército pela profilaxia correta contra as doenças e trazer a saúde de volta.
Viva o 12 de maioA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, texto: dia internacional do enfermeiro e da enfermeira. 
Verdadeiros heróis do nosso povo!
Data é homenagem a Florence...
Mais precisamente a enfermeira Florence Nigthingale -cristã inglesa ou santa da lâmpada [sempre fica com a luz acesa em sua barraca, esperando doentes], que, a partir de um chamado de Deus, decidiu ser enfermeira profissional. 
Fundou, em Londres, no ano de 1860, a primeira escolar secular de enfermagem do mundo ocidental.
Daí nossa justa homenagem a todos os enfermeiros/as, pelo desejo de Florence, a todos profissionais de enfermagem, cuja data principal de celebração é 12 de maio
Que, de maneira integral e holística, ajudam na recuperação e reabilitação de todos os doentes, ao lado dos médicos e de outros profissionais de saúde pública e coletiva.
Tão importantes e competentes quanto os médicos. 
Essenciais, de acordo com a ética do Conselho Federal de Enfermagem (Confen) e dos Coren [Conselhos Regionais], em várias atividades paralelas às atividades médicas e hospitalares.
Verificam a pressão arterial e o nível de glicemia, primeiros socorros, curativos e outros atos, aplicação de injeções, prescrição de alguns remédios e muito mais.
Breve histórico da origem da enfermagem...
Em seus primórdios tinha relação estreita com a maternidade, e era feita exclusivamente por mulheres. A enfermagem moderna evoluiu muito, aproveitando recursos e conhecimentos científicos das várias ciências da saúde.
O profissional de enfermagem [nivel superior] trabalha com diversas especialidades: doenças infecciosas, endocrinologia, endoscopia, estomaterapia, gerontologia, ginecologia-obstetrícia, Neonatologia, Nefrologia, Nutrição Parenteral, Psiquiatria e Saúde Mental, Terapias Naturais/Tradicionais/Complementares. Além da enfermagem forense.
Revelando que, em pleno Século XXI, os enfermeiros estão muito bem. Avançados. Competentes. Dinâmicos.
Críticas que se fazem aos enfermeiros...
Dizem que são médicos fustrados, pois nunca foram aprovados no vestibular para medicina. Falam que poucos sabem de patologias. Admitem que suas funções não são muito importantes dentro dos centros cirúrgicos. Mais atrapalham do que ajudam. Muitos enfermeiros com medo de sangue. Entendem muito pouco de anatomia e da formação total e global do corpo humano. Mal sabem aplicar injeções.
Curso de enfermagem dura 4 anos...
Realizado em faculdades, universidades e escolas de enfermagem do Brasil. 
Cursos com uma visão bem generalista para a boa formação do profissional de enfermagem. Compreendendo, em seu disciplinamento, disciplinas próprias das ciências biológicas: anatomia, microbiologia, cistologia, histologia, parasitologia.
Compreendendo: fundamentos de sociologia, da psicologia, da história natural, da antropologia, a partir do primeiro semestre. 
O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por professores e por enfermeiros em atividade profissional. 
No final do curso é exigido um trabalho de conclusão ou monografia.
Serial Killer da enfermagem...
O nome dele é Édson Izidoro Guimarães, enfermeiro acusado de ter matado cerca de 100 pessoas na UTI do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. Injetava cloreto de potássio nas veias dos pacientes terminais da UTI. 
Tinha uma parceria com funerárias do Rio. Ficou conhecido como o monstro e enfermeiro da morte.
Ordem dos Enfermeiros contra Ato Médico...
Espécie de fascismo da comunidade médica, o Ato Médico quer proibir os enfermeiros de realizarem qualquer tipo de atividades paralelas aos médicos. 
A Ordem dos Enfermeiros, entidade que defende os interesses dos enfermeiros, é totalmente contra o Ato Médico. Ainda bem.
Musa e heroína da enfermagem...
Durante a Guerra do Paraguai, a enfermeira Ana Neri salvou muitas vidas, de um lado e outro do confronto bélicos entre forças paraguaias contra a Tríplice Aliança. 
Por isso, Ana Neri passou a ser a musa, patrona e heroína da enfermagem no Brasil. Rererenciada por todos os profissionais da enfermagem.
Saudando nossos profissionais de enfermagem...
Saúdo todos os profissionais de enfermagem [enfermeiros e enfermeiras] da saúde pública de Nova Russas, prestando grandes trabalhos por nossa saúde pública, no Hospital e nos PSF.
Ronaldo, Maria Antonia, Lihana, Neyara, Lorena Priscila, Bebela, Finha Martins, Keyla Guerreiro, Kátia Férrer, Natálya Martins, Ingridy Pinto, Drielle Oliveira, entre outras.  
Diretora do HMJGR é enfermeira...
Lihana de PauloA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, óculos e área interna, competente diretora do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa, é enfermeira profissional graduada na Unifor. 
Utiliza muito seus conhecimentos de profissional de enfermagem para melhorar muito o Hospital Municipal e a própria saúde pública.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os técnicos de enfermagem.
É o novo!
Enfermeiro lembrando que foi auxiliar de enfermagem de Ana Neri, durante a Guerra do Paraguai.
_________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário