domingo, 21 de maio de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o Jornal do Meio Dia (JMD), na TV DIÁRIO.

Jornalismo mercadológico, pré-fabricado e industrial no JMD!
O Sistema Verdes Mares de Comunicação (SVM) é mais uma empresa do poderoso Grupo Édson Queiroz -que atua em diversos ramos da economia: água mineral, bens duráveis (fogões), agropecuária. 

O SVM atua como uma empresa dentro do Grupo Édson Queiroz para dar lucros e resultados, e o JMD não é diferente como vinculado a uma empresa de comunicação do Gruppo Édson Queiroz.
Apresentado por Dannielly PortelaJornal do Meio Dia - Bloco 03 - Fort... (segunda a sexta: dois minutos antes do meio dia), o JMD adota uma linha de jornalismo mercadológico e industrial.
Ou seja: o JMD fabrica e vende notícias e informações para grandes grupos empresariais e comerciais, para os governos Estadual e Federal, para a Prefeitura de Fortaleza.
Pautas pré-fabricadas para serem divulgadas nos três blocos do referido telejornal vinculado aos ricos, às elites e ao poder público.
Não existe nada de jornalismo imparcial no JMD!
Tela de crimes e de sangue no 1º bloco...
Não diferente do outros telejornais, o foco noticioso do 1º bloco do JMD são os crimes diversos que enchem a tela de sangue.
Mais precisamente a grande violência urbana na periferia de Fortaleza, em territórios dominados pela disputa de tráfico de drogas e presenças de grupos de extermínio militares e paramilitares, que deixam um rastro de mortes nos duplos e triplos homicídios das chacinas.
O duplo homicídio no Autran Nunes (vulgo 'Alto do Bode') foi apenas um dos fatos registrados, ou a tentativa de homicídio no Antonio Bezerra, por uma dupla de motoqueiros.
Ou o sequestro de uma jovem no Bom Jardim.
Quando não morrem pelos aparelhos de segurança do Estado, os bandidos vão presos e são imputados a eles dentro dos presídios. As famosas ligações premiadas lesando e tomando dinheiro de pessoas boas, é um deles, como aconteceu a uma aposentada: dona Jacira.
A violência, em Fortaleza ou na RMF, é causado pela grande concentração de renda e de pessoas na capital, cujo desemprego é o sintoma maior. 
E que vai se agravar com a retirada violenta dos feirantes da Rua José AvelinoJornal do Meio Dia - Pneus queimados... -por determinação do prefeito Roberto Cláudio, a pedido dos grandes empresários e comerciantes de Fortaleza.
Muitos dos desempregos viram os golpistas, de dentro ou de fora dos presídios, aplicando outros golpes: 'baludo', boa noite cinderela e até clonagem de carros e de veículos.
Porém, os carros e veículos superlotam as ruas de Fortaleza e causam acidentes graves com vítimas fatais -fato que o Maio Amarelo tenta evitar.
Tudo isso no 1º bloco violento do JMD!
Corrupção no DF e as desgraças no Brasil...
A delação premiada da JBS e dos empresários Joesley/Wesley Batista, atingindo o presidente Temer e o senador Aécio (PSDB), aumentando a corrupção no Brasil, foi um fato pautante do 2º bloco: reportagem de Ricardo Mota e "link ao vivo" da repórter/correspondente sexagenária do JMD em Brasília, Neliane Macedo.
A mesma corrupção que tira recursos do poder público, prejudica para a saúde do Ceará, não cava os poços para os cearenses não morrerem de sede, faz os agricultores de Iguatu perderem suas safras.
Mas como a corrupção é coisa velha e antiga, a solução está nas novas gerações e no nascimento de bebês saudáveis bem alimentados pelo leite materno e que as mães não bebam durante e antes da gestão -evitando a Síndrome Alcoólica Fetal.
Foram fatos do 2º bloco corrupto e infantil.
E o 3º bloco foi assim...
O futebol do campeonato brasileiro desperta paixões na pátria de chuteiras. Como é bem masculino, as mulheres não participam muito e preferem cuidar do "design! de suas sobrancelhas.
Outra coisa que motiva as mulheres vaidosas são as festas de final de semana. Já Cidade Inteligente é para a racionalidade masculina.
Mas sem gastronomia e comida, não existe cidade inteligente, algo que o Restaurante Week faz muito bem. 
Tudo isso na divina comédia humana do Belchior.
Se Belchior morreu, mas sua solidariedade não é. Campanha pelo menino CauãJornal do Meio Dia - Bloco 03 - Cear..., que sofre de leucemia, foi um ato muito solidário.
Foi  o 3º bloco das artes e da solidariedade no JMD.
Conheça os donos das pautas do JMD...
Como pratica um jornalismo empresarial, o JMD vende notícias. A CDL divulgou bem sua faculdade CDL, quanto ao preparo dos comerciários, num "link ao vivo" (tudo combinado previamente pelo diretor de jornalismo).
A reportagem da cidade inteligente, em São Gonçalo do Amarante, foi paga pela Prefeito Cláudio Pinho.
O Centro Cultural Belchior, inaugurado recentemente, foi uma matéria fabricada pela assessoria de imprensa do prefeito Roberto Cláudio.
Sem falar nas matérias e reportagens encomendas pelo governador Camilo, pelo CIC, pelos senadores Tasso e Eunício, pelos grandes grupos econômicos do Ceará e do Nordeste, pelo BNB e pelo governo Temer etc. etc.
Continua o despreparo de Danielly Portela...
Insisto na tese: Danielly PortelaJornal do Meio Dia - Bloco 01 - Dois... não tem preparo intelectual algum. Apenas uma jornalista robotizada de telepromter, formada em cursos de comunicação que não ensinam nada de comunicação social.
Danielly Portela não tem competência e preparo jornalístico para comandar o JMD. Quem comete crime para Danielly, são pessoas e não criminosos e bandidos: estelionatários, estupradores, homicidas e outros.
Ela não sabe dizer que Superior Tribunal de Justiça é o mesmo que STJ. E nem definir as principais siglas partidárias do Brasil.
Continua não traduzindo: Unifor, UFC, IPEA, FCDL, Fetraece, Taxa Selic, Acordo de Leniência. Apeoc, Dani, é Associação dos Professores dos Estabelecimentos Oficiais do Ceará.
Mais. Fala muitos vícios de linguagem: né, viu, entre outros.
Um verdadeiro despreparo de telepromter.
Tem mais. Ela viu a imagem do grande congestionamento na avenida Aguanambi, e viu uma obra da Prefeitura perto da Divisão de Homicídios, e não sabia o motivo.
E errou feio em dizer que o jogo do Fortaleza era com o Boa Vista. O jogo é com o Boa Esporte, de Varginha (Minas Gerais), Dani, time que o Bruno foi contratado, mas não jogou por ter retornado para a cadeia.
Agora fechem as câmeras em mim: o governador Camilo visitou e concedeu entrevista ao Programa do Paulo Oliveira, que divide a bancada com Tom Barros -Rádio Verdes Mares.
Visita dele, é bom lembrar, não foi ao SVM. Foi apenas à Verdinha.
JMD não sai de Fortaleza...
A principal praça do JMD é Fortaleza e sua região metropolitana -RMF. Sejam os crimes violentos urbanos, sejam as matérias no centro e na Aldeota, sejam as dicas culturais.
Quase tudo que é noticiado no JMD, e apenas uma pauta fortaleza da praça Fortaleza/RMF, como o quadro Tô na Praça -realizado em diversos bairros.
Descrevendo anatomia de Danielly...
É algo espetacular. Bocetão de Danielly, que ficou inchadão quando ela engravidou e teve seu filho Guilherme, é uma bocetona larga e rasa -aguentando pênis de espessura e tamanho médio.
Bocetão de Danielly, que vou eu vou meter minha rola lá dentro e deixar a gala, é bem depilado com os pentelhos bem depilados na vertical/horizontal ('bigodinho').
A bocetona dela tem 'bezerro' e ela enfia uma calcinha vermelha praticamente dentro do seu priquitão. Lábios vaginais tem pata de camelo. Clítoris é maravilhoso. 
Peitos de Dani são grandes e de aréolas roxas, pois já deu de mamar. Bundona dela é muito bonita. Pernas são bonitas.
Agora o rosto está envelhecido. Rugas de expressão, pés de galinha, sulcos e muito mais. 
Dicas de Diversão, apertando o play...
É tudo manipulado por grandes casas de espetáculo e de centros comerciais da capital cearenses. Norte Shopping (Jóquei), Dragão do Mar, Teatro Via Sul, Teatro Rio Mar Fortaleza, Centro Cultural Banco do Nordeste pagam o referido quadro do JMD (Minha Dica)Jornal do Meio Dia - Bloco 3 - Quadr...:
para divulgarem suas peças teatrais, seus filmes, seus shows importados do Rio e do exterior, entre outros.
Coisa nojenta do jornalismo industrial.
Todas as mães do mundo...
Estão feliz com a série de reportagens sobre as mães e a dor com seus filhos, exibidas no JMDJornal do Meio Dia - Bloco 03 - Fort.... Algo fantástico em prol das mamães.
Reportagem de Ricardo Mota sobre a morte do jornalista Serpinha, e a superação na fé da dor dos seus pais, foi algo fantástico.
Que bela reportagem de Ricardo Mota...
"O cenário é extraordinário: o rústico e o lúdico se misturam para criar um ambiente erudito de onde se espera, é claro, um prato a rigor: ou seja, maravilhoso, de onde se tem a expertise dos grandes chefs".
Neliane, sua burra!
O ministro Raul Jungmann, que não rompeu com o governo Temer, mesmo sendo do PPS, é ministro da Defesa. Entendeu, agora, Neliane BurraJornal do Meio Dia - Bloco 01 - Áudi...!
Escalação incorreta para a reportagem...
Da amamentação, da repórter Raissa CâmaraJornal do Meio Dia - Bloco 2 - STF d.... Mesmo aos 30 anos, ela nunca engravidou e nunca amamentou criança dura. Leite dos peitos dela virou pedra.
Melhores repórteres do JMD...
Ricardo Mota, Freire, Kílvia Muniz, Raissa Câmara, Mirela Forte, Mariana Sasso. O Barroso é um péssimo repórter. Não deveria ser repórter. Vai procurar outra profissão, rapaz!
Piegas, piegas...
Abertura: Olá boa tarde para voê, essas são as imagens de Fortaleza: temperatura 30 graus, sensação termica, umidade do ar, vento.
Mas melhorou muito a escalada.
Túnel do tempo...
Que fim levou a ex apresentadora do JMD, Márcia Thé?
É o novo...
Sujeito lembrando que lembra quando Danielly Portela tinha 5 anos, em 1993, e era jurada do Irapuan Lima.
__________________________________________Colunista: Professor Tim é cientista político, blogueiro, telespectador ombudsman do Jornal do Meio Dia e noivo da jornalista Danielly Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário