domingo, 14 de maio de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre os 7.000 de história da China.

7.000 de história da China acima dos clichês tradicionais do Dragão chinês! 
Dragão chinês tem quase 1,5 bilhão de habitantes e 1/5 dos habitantes da Terra e uma das maiores concentrações demográficas da Terras.
Chamado de dragão que nunca acordou, Império do Meio, entre outros adjetivos, a China é uma grande potência social, política, militar e econômica.
A China tem 7.000 anos de história de dinastias, de guerras, de invenções, de conflitos com o Ocidente e a maior obra de engenharia já feita pelo Homem: Muralha da ChinaImagem relacionada -vista da Lua.
Hoje chamada de República Popular da China ganha grande destaque novamente na midia mundial, com um das nações que mais crescem e com maior PIB, embora Pequim (capital) seja a capital mundial mais poluída pelas milhares de empresas poluentes.
Ganha grande destaque não apenas por conta da eleição do novo secretário geral do PCC e do seu futuro presidente, Xi Jinping, mas por conta da sua própria complexidade global.
Civilização que começou ao redor de grandes rios, como o Amarelo [Yang Tse] e Mekong, a China é tão gigantesca quando a famosa muralha que a cerca. 
Numa área de 9,6 milhões de kilômetros quadrados com 70% de montanhas e áreas não agricultáveis,  sua população abriga quase dois bilhões de chineses amarelos comedores de arroz com casca. Tem o ponto mais alto da Terra: Evereste, e a própria gigante Muralha da China é vista até da Lua. 
Já o mandarim, língua oficial chinesa, além de milhares de outras línguas e de dialetos, é a que tem mais falantes e faladores no mundo atual.
A economia chinesa é a segunda maior do mundo, também chamada de tigre asiático, com crescimento de 9% a.a. A China ainda é maior produtor de arroz, de milho e de suínos. Lidera a venda de produtos manufaturados. Agrega hoje importantes indústrias tecnológicas.
Só que a China vive outras crises. Terras agricultáveis escasseiam cada vez mais. Grandes barragens estão tornando destruindo a água potável. Além de existirem cerca de 500 milhões de chineses na extrema pobreza, comendo apenas uma xícara arroz por dia ou cobras e morcegos venenosos. 
Pelo visto, quase duzentos anos depois, a frase profética de Napoleão Bonaparte, aloprado imperador francês sobre o império chinês, parece ser verdadeira:
"Quando a China acordar, o mundo tremerá".
Portanto, tremendo o mundo ou não, a China merece o respeito, mesmo com críticas duras. 
Saudações chinesas a todos!!!
________________________________
Mao Tsé Tung, suas revoluções e seus grandes saltos avantes...
Chamado de Grande Timoneiro e líder da Revolução Chinesa, em 1949, que libertou a China da dependência britânica, após Guerra do Ópio, Mao Tsé Tung é considerado o grande herói chinês de todos os tempos. Sucedendo, primeiro Pu Y [último imperador], e, depois, Chiang Kai-shek, liderança do nacionalismo chinês, Mao Tsé Tung revolucionou a vida econômica, política e cultural da China.
Em torno do chamado Livro Vermelho [coletânea e resumo do pensamento maoísta, em torno da revolução camponesa e do cerco campo-cidade], Mao implantou o comunismo e  fez os grandes saltos e as chamadas revoluções chinesas. A mais importante foi a Grande Revolução Cultural Proletária, que, apoiada pela juventude em oposição ao contra-revolucionários reacion&aacut e;rios e pequeno-burgueses, destruiu tudo que era cultura burguesa, até mesmo violinos.
Pedalando uma bicicleta e levando uma enxada, Mao implantou o chamado Grande Salto Avante ou Adiante. Objetivando coletivizar a agricultura e urbanizar a indústria. Resultado foi a maior fome da história da China, morrendo milhões de chineses. Enquanto o desabrochar de 100 flores, mais educativo e pedagógico, implantou uma visão escolar da educação proletária e socialista. Nada deu certo.
Mao caiu, por recado do céu, após muitas tragédias naturais chinesas, em 1976. Era o fim do caminho do grande timoneiro de tantas revoluções, saltos e avanços. 
Deng Xiaoping e o socialismo chinês de mercado em duas vias...
Se Mao fez a revolução proletária e sua burocracia estatal, Denx Xiaoping revolucionou e modernizou o socialismo chinês.  Inspirado no velho ditado chinês: "pouco importa que a cor de um gato seja preto, branco ou amarelo, se ele caça os ratos, é um bom gato", Xiaoping implantou um socialismo de bases chinesas.
Nem socialismo estatal nem privado. Misturou o público e o privado na construção socialista. Sorridente e inflexível, chamado de líder das mil reviravoltas, Deng Xiaoping guiou a China para quatro modernizações: agricultura, indústria, ciência e defesa, com ênfase na abertura econômica e atração de empresas estrangeiras.
A quinta modernização foi a tentativa de estabelecer uma democracia nos moldes ocidentais, mas não funcionou. Continuou a ditadura do partido único e do megacongressos de delegados do PCC. Mesmo modelo da União Soviética.
China é aliada da Síria e da África...
Estados Unidos são não invadiram a Síria por causa da China, que usou seu voto para vetar qualquer intervenção estrangeira na Síria -eterno aliado da China no Oriente Médio.
O império chinês também patrocina muitos dos atentados terroristas na África, visando conquistar os governos de muitos países africanos. Fato que tem conseguido. Muitos países da África, hoje em dia, são aliados da China. 
________________________________
Terror de estado, violência amarela e corrupção na China...
Modelo comunista chinês não vale nada. Só tem bandidos no comando do PCC. Tem muita corrupção no comunismo da China. Até mesmo vendem os órgãos dos presos condenados à morte com uma bala na nuca [famílias dos presos mortos ainda pagam a bala], por práticas de crimes comuns. 
China tinha que ser bombardeada. Acabar com esse comunismo de mentira dos amarelos malvados e criminosos. Estão estragando a utopia comunista. China e seu comunismo de araque deveriam ser varridos do mapa mundial.
Mostrando que os amarelos chineses sempre foram covardes, criminosos e belicistas. Fizeram as maiores atrocidades ao longo do tempo. Massacraram povos vencidos em guerras ao longo da história, exemplados na Segunda Guerra.
Outros detalhes da China...
Principal animal é o urso panda, ideogramas são as letras alfabéticas, Yang Liwei foi o primeiro Taikonauta [viajante do espaço], tem várias bombas atômicas etc.
________________________________
Paradigmas econômicos globalizados da Nova Velha China...
Diversos observadores preveem que até o ano 2025 a China ultrapassará os Estaos Unidos e se tornará a maior economia do mundo atual, crescendo a 10% a.a.. Isso é visto como um fenômeno surpreendente e recente. Mas, se olharmos com maior cuidado e amplitude histórica, tal fato não é surpreendente e nem recente.
Na visão eurocêntrica tradicional ensinada em nossas, o avanço do Ocidente e o atraso da China e do Oriente são encarados como algo bastante e consolidado: no mínimo desde a Renascença, por vezes desde a Grécia antiga. 
A China que já foi do comércio unilateral da prata, e, por conta da Guerra do Ópio, não permitiu a sangria da prata pelo ópio. Fato que gerou superávits comerciais. 
Algo visto hoje pelo PIB bilionário chinês, construído com a venda de produtos pirateados de quinta categoria, exportados por máfias.
Já o sociológo Max Weber definiu que a revolução industrial, a formação de uma burocracia impessoal do secularismo, também ajudaram, para, que,  no presente, a China tivesse força hegemonia econômica na economia da  Ásia e do mundo.
Zonas econômicas especiais na China Comunista...
Entre 1980 e 1984, durante governo de Deng Xiaoping, foram as zonas econômicas especiais de Shantou, Shenzen, Zhuhai, Zhanjiang, Xangai, Guangxi, entre outras, com uma série de medidas protetivas.
Em tais ZEE com mão de obra barata, incentivos fiscais, facilidades para exportação, entre outras garantias.
________________________________ 
Por dentro da economia e da sociedade na Cidade Proibida...
O principe Zhu Di, tio do imperador Jianwen, apesar de enérgico e de autoritário, não aceitava a política que o jovem imperador pusera em prática, baseada no controle rígido e na submissão dos príncipes imperiais. Adotando o nome de Yongle (felicidade perpétua, em chinês), invadiu Pequim e a fez capital do império chinês.
Era exatamente no coração de Pequim que ficava o Palácio do Grande Kham, a poucos metros do local onde seria construída mais a Cidade Proibida. No centro, o enorme edifício em forma de "H". Cidade Proibida foi o cenário suntuoso de encontro do imperador e banquetes, que reuniam milhares de membros da elite mongol. 
Cidade Proibida onde fica a Praça da Paz Celestial (Tianamenn).
________________________________
A arte da guerra na velha China...
Considerar o Império do Meio como essencialmente letrado, burocrático e antimilitarista é esquecer parte importante da história real. O país nem sempre foi governado por chineses, pois esteve algumas vezes sob o jugo de povos estrangeiros.
Os invasores tinham a tradição marcial como parte da própria identidade. E mesmo sob dinastias chinesas a questão militar ocupou o centro das preocupações da corte: era necessário defender-se dos processo que ameaçavam invadir o território e que haviam tido sucesso no passado.
Inspirado no sistema vigente sob os mongóis, o imperador criou um exército autossuficiente de soldados hereditários, ou seja, sem custos diretos para o Estado. Exército que fez importantes guerras contra mongóis, vietnamitas, japoneses, entre outros asiáticos.
Guerras que se prolongaram na rebelião de Taiping, com apoio da Dinastia Quing. Algo que se encerrou na modernização, mas que não surtiu muito efeito. Império chinês continou invasor e bélico. História mostra isso.
Tudo isso está relatado em Arte da Guerra, livro de Sun Tzu, sobre como vencer todas as guerras. Ensina que, na guerra, você deve conhecer bem a si próprio e ao inimigo, para que seja vencedor no conflito bélico.
________________________________
Valor político, cultural e simbólico da terra na China...
"As riquezas vêm da terra, as leis vêm do céu, os fundamentos de um país rico residem na agricultura e na sericicultura". É o que se lê nas Memórias sobre os ritos, escritas mais de 1.500 anos antes do início da dinastia Ming.
Oficialmente, os camponeses faziam parte das categorias superiores, só ultrapassadas pela elite intelectual e governante. Mas na prática eles viviam equilibrados em um patamar entre a grande pobreza e a pequena riqueza, apesar de alimentar toda a população -cerca de 200 milhões de habitantes, em 1600. Ou seja, o estatuo do pequeno proprietário e trabalhador rural chinês não tinha ligação com a realidade local e nacional chinesas.
O amplo abastecimento de cereais produzidos na China, porém, era uma necessidade para o poder imperial se manter. "Quando não existe nenhuma dificuldade para alimentar a população, ela se submete.
As áreas cultivadas na China eram poucas. Entre 3 e 3,5 mu por habitante (1 mu= 1/15 de um hectare), ou seja, entre 2.000m² e 2.300m². E mesmo assim as famílias camponesas conseguiam alimentar com fartura os proprietários das terras e a sim mesmas, sem tanta fartura.
A alimentação camponesa se manteve essencialmente à base de cereais -o arroz no centro e no sul; o milho-painço e o trigo na forma de panquecas espessas, de caldos e de pães, no norte. Mas em lares menos pobres, em boas fases, havia variedade, com itens diversificados e legumes.
Os alimentos eram classificados por categoria, em função de urgência de consumo: os perecíveis eram prioritários (ameixas frescas e brutos de bambu frescos), por exemplo. Na categoria seguinte, estavam o azeite da China, o chá jovem, os caquis, as tangerinas e as romãs. E assim sucessivamente, até a última categoria, à qual pertenciam o arroz e as raízes do gengibre.
Da Seda do casulo aos produtos chineses de ponta...
Entre o começo e o fim da Dinastia Ming [1644], a China vivia uma crise energética, sem florestas e com esgotamento de recursos naturais. 
Uma das primeiras medidas inaugurais tomadas pelo primeiro governo da Dinastia Ming, foi organizar um reflorestamento maciço. Na época imediatamente anterior, tinah-se cortado tudo o que brotava, atgé mesmo as amorerias dos sericicultores, que forneciam o fio de seda bruto às fiações. Árvores famosas entre os chineses por suas virtudes terapêuticas viraram lenha. Rarearam também as que forneciam a laca para a carpintaria.
Base principal, a seda, do papel xuan nunca amarelado. Ou Yang nao, negro e brilhante como a laca, misturando-se fuligem e cérebro de cordeiro, e por cima eram feitas inscrições em caracteres a ouro. O Chanyi, "asa de cigarra", era de uma sofisticação inigualável. Havia ianda o mowen, de laçadas apertadas; o Yinhuang, amarelo faiscante; o cheng xitang, semelhante a couro claro.
Toda a origem da seda do casulo. Genética da famosa indústria do papel chinês. Papel que continua sendo vital para diversas indústrias. 
________________________________
China entre a filosofia, a religião e a sabedoria tradicional...
Comprender a composição religiosa e filosófica da China é um desafio que exige paciência, pelo tempo que demanda, e flexibilidade, devido à grande diversidade de crenças e de opiniões que ora se distinguem claramente, e até se contradizem.
Coincidência ou não, paciência e flexibilidade são também qualidades presentes num dos principais símbolos da simbologia chinesa: o bambu, que leva cinco anos crescendo embaixo da terra antes de bortar e, quando finalmente surge e cresce, é capaaz de curvar-se de acordo com a direção do vento. 
Contraditórios ou não, filosófico ou não, religiosos ou não, o Confucionismo [criado pelo filósofo Confúcio] e o Taoísmo pautam as religiões filosóficas da China. Confucionismo com seus analectos dominando a vida social e familiar, e o Taoísmo [I Ching, ou Livro das Mutações], pautam a vida religiosa.
Principal diferença entre eles é que o Taoísmo [yin, ou feminino, e Yang, ou masculino] tem a ética baseada na observação da natureza, enquanto o Confucionismo se preocupa com a dimensão humana e social, baseado nos analectos e na hierarquia da obediência,  adotando uma postura pessoal.
Medicina Tradicional Chinesa...
Sob a sigla MTC, a Medicina Tradicional Chinesa é um conjunto de normas e de regras práticas médicas com uso de agulhas e de conhecimentos diversos da medicina ocidental. A Acupuntura, através de agulhas, estuda o corpo da cabeça ao dedão do pé. 
Acupuntura estuda as relações Yin/Yang, A teoria dos cinco elementos, os 8 princípios do Ba Gua, os Meridianos de Energia, os 6 níveis e os quatro estágios, o Triplo aquecedor etc.
As técnicas de Diagnóstico fazem observações do pulso do radial, da face do paciente, da aparência dos olhos, superficial de outros órgãos; e até de outros órgãos internos e vitais. Técnica muito precisa nos diagnósticos corretos de várias doenças.
Túnel do tempo...
Que fim levou Law Kin Shong, contrabandista e chefe da máfia chinesa em São Paulo, preso pela polícia federal?
É o novo!
Revolucionário brasileiro lembrando que, em 1949, entrou em Pequim ao lado de Mao Tsé Tung, na vitória da Revolução Proletária e do comunismo chinês.
__________________________________________
 Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário