terça-feira, 30 de maio de 2017

Dissertação do Blog Professor Tim sobre Marília Mendonça, Luan Santana e outros sertanejos.

Dissertando sobre músicas de Marília Mendonça e outros novos cantores sertanejos!
A era Collor turbinou e fez crescer as duplas sertanejas. Momento em que surgiram as famosas duplas sertanejas: Zezé de Camargo&Luciano, João Paulo/Daniel (depois apenas Daniel, em carreira solo), Leandro&Leonardo (agora Leonardo/Eduardo, no 'Cabaré), entre outras.
As duplas dos anos 80/90, como Zezé di Camargo e Luciano, em suas letras, cantavam coisas boas: a saída do filho da casa dos pais (Dia em que saí de casa), o amor para sempre (É o amor), a paixão num banco de praça; ate mesmo a consciência política e ideológica em prol de mudanças sociais e ideológicas (Meu País).
Mas como tudo passa sobre a Terra, as duplas sertanejas não são mais tão famosas, trocadas por novas duplas sertanejas e pelo sertanejo universitário de péssimo gosto musical. Cantora sem voz e uma gorda-baleia arrogante de mais 100 quilos, Marília Mendonça representa o novo sertanejo.
A principal música dela é Infiel. A letra fala do marido infiel expulso de casa para morar dentro de um motel, pois não tem jeito, sempre traindo. Em "Saudade do meu Ex", Marília Mendonça canta a tristeza e a revolta de ficar enrolada com um menino que não tem nada a ver com ela:
"Ai, o que é que fiz? Me enrolei! Onde eu tava com a cabeça/quando eu fui me envolver/com essa pessoa tão sem graça/esse menino nada a ver/é faculdade, academia, hora certa para dormir/Eu bebia todo dia, hoje eu mal posso sair/ele regra tudo o que vou fazer".
Muito diferente do seu Ex, que um macho que toda fêmea gosta:
"Terminei com o parceiro que virava o copo/bebia comigo do jeito que eu gosto/ele que era Homem de verdade/Ai que saudade do meu Ex".
Como faz com ela, revela o sentimento do ciúme da fêmea pelo macho preferido, mas também de aceitar a traição conjugal, como é comum no reino animal:
"Vai se preparando que eu não vou ter paciência/se acha que eu não sei o que aprontou na minha ausência/não vou deixar barato/não vou fingir que não vi/eu já fiquei sabendo de outras bocas por aí".
Para em seguida aceitar a traição:
"É saber se você faz amor comigo como faz com ela/se quando beija morde a boca dela/fala besteira no ouvido/como faz comigo tudo que eu preciso/é saber se vc faz amor comigo como faz com ela".
Resumo: letras das músicas de Marília Mendonça falam de uma juventude sem rumo, enfiada nas drogas e de amor fugaz e líquido, sem respeito.
Agora é Luan Santana...
Fabricando pela midia paulista e carioca, Luan Santana é um cantor de banheiro que não canta nada. Várias músicas suas não dizem nada. Letras fala de temas que não dizem respeito ao pensamento.
Lixo musical mais importante dele é a música: "Amar não é pecado", dizendo que eu estou apaixonado/ eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer/ amar não é pecado/ e se eu tiver errado, que se dane o mundo, eu só quero você.
Acordando o prédio é o mantra sexual de Luan Santana:
"Aonde foi parar seu juízo/já são quatro da manhã/daqui a pouco liga o síndico será que tem como a moça gritar baixinho/vamos acordar esse prédio fazer inveja pro enquanto eles estão indo trabalhar a gente faz amor gostoso de novo.
Só a mulherada maluca curte o Luan Santana por causa do rosto bonitinho dele!
Ouçam agora Maiara e Maraisa...
Pior que não dá para ouvir. Maiara e Maraisa agridem nossos ouvidos com seus lixos musicais. Essa dupla grotesca do sertanejo, Maiara e Maraisa, estará cantando em Crateús, no próximo mês, cujo ingresso será mais de 100 reais.
Para fazer uma breve análise sobre as músicas de Maiara e Maraisa, até porque as músicas da dupla sertaneja não prestam para nada, vou me concentrar na música "50 reais", que é o grande sucesso delas:
Começa a letra pegando seu marido no flagra: "Bonito, que bonito hein/que cena mais linda será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí/que lixo, cê tá de brincadeira, então é aqui o seu futebol toda quarta feira.
E o flagra foi no mesmo motel que ela era levada com muitas promessas:
E por acaso esse motel é o mesmo que me trouxe na lua de mel? é o mesmo que me prometeu o Céu? e agora me tirou o chão.
E depois em outra estrofe de 50 reais, Maiara e Maraisa explica bem a alma feminina quando flagra seu macho na cama com outra: aceitação e agressão:
"Não sei se dou na cara dela ou bato em você/mas eu não vim atrapalhar sua noite de prazer/e para ajudar a pagar a dama que lhe satisfaz/toma aqui uns 50 reais".
Aqui termino minha dissertação sertaneja!
__________________________________________
Autor da dissertação: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário