terça-feira, 30 de maio de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre as razões práticas da falência do comunismo.

No que a prática do Comunismo fere e viola a vida humana?
Uma pergunta inicial que leva a outra: Por que o comunismo, um sistema social que prega a igualdade de direitos de todas as pessoas, violaria os direitos humanos da coletividade e não deu certo sua prática de poder totalitária?
É uma pergunta para um resposta ou respostas complexas sobre violações comunistas, ou a própria rejeição coletiva e humana a um regime político e ideológico, primeiramente praticado nas comunidades cristãs primitivas e depois na finada União Soviética e depois nos países satélites do Leste Europeu.
Vou tentar responder por achismos e mesmos por fatos lógicos. Um ponto central: O comunismo totalitário do estado proletário soviético (Marx, Lênin, Engels e Stalin)Resultado de imagem para fotos e imagens de lenin de engels e de stalin, que planejava tudo e a vida de todos, ao proibir o direito de ir e de vir, estabeleceu uma guerra contra o movimento de rotação da Terra: o giro 24 horas da Terra que faz as andarem e se movimentarem.
Explico bem melhor: Em  Cuba e na antiga União Soviética, as pessoas eram proibidas de viajarem ou de circularem de uma cidade para outra, saindo apenas por pura e expressa autorização do Partido Comunista.
A planificação econômica, em que cada lugar produzia determinada mercadoria, e o tipo padrão das roupas e dos alimentos, castrando a liberdade de consumo, foi outro aspecto que levou à rejeição do comunismo entre as pessoas.
Pior do que a planificação econômica, a igualdade absoluta foi bem pior. 
Na China, do MaoResultado de imagem para fotos e imagens de lenin de engels e de stalin, o comunismo chinês deu uma bicicleta (sem corrente e sem pedal) para todos os chineses e os discos de música clássica (Beethoven) foram quebrados em praça pública.
Ora, bolas!, cada um no seu cada um, cara-pálida (#%*!). A igualdade absoluta é um ficção teórica de Karl Marx e de outros comunistas. Ninguém quer ser igual a outra pessoa, mesmo entre os gêmeos há diferenças.
Um exemplo básico de Nova Russas: há cerca de 6 ou sete mil casas em nossa cidade, mas todas são diferentes, indicando diferenças sobre as casas iguais e sem conforto dos conjuntos habitacionais de Havana e de Cuba.
Voltando ao igualitarismo econômico e a grande força do estado comunista na economia dos países comunistas, vai um contraponto. Os soviéticos tinham ódio porque apenas o Estado podia centralizar e dirigir sorveterias, padarias, pizzarias e restaurantes.
Fechamento de igrejas e de templos religiosos, que era outra ação totalitária do estado nos países da cortina de ferro comunista, era uma medida muito rejeitada. Por um detalhe:
Maioria dos seres humanos acreditam em Deus e nos santos, e o os dirigentes dos partidos comunistas nunca entenderam a importância da fé religiosa, porque eram bitolados apenas nas leituras comunistas de Marx, de Engels, de Lênin e de outros teóricos marxistas.
Mas o que rejeitava mesmo e a aumentava a oposição interna ao comunismo era o fato de se transformar o operariado fabril numa classe social acima das outras, discriminando-se todas as outras.
A falta de alternância do poder político, com um só grupo de camarada eternamente no poder, como fossem representantes de um comunismo divino, como aconteceu na União Soviética e vários outros países, é outra tese de rejeição do comunismo.
Foi por essas e outras práticas danosas que o comunismo (ou socialismo de Estado), como queiram chamar, caiu na União Soviética e vai cair em Cuba e na Coréia do Norte -liderado por aquele doido que teima em lançar foguetes e mísseis da China em seu território.
Isso não quer dizer que o comunismo não continue sendo uma bela utopia humana.
Desde que não seja um comunismo totalitário e criminoso!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário