quarta-feira, 31 de maio de 2017

Ego e o egoísmo correspondente, segundo grande definição do doutrinador José Matos, estaria na raiz do complexo de inferioridade.

COMPLEXO DE INFERIORIDADE - Existe realmente algo como um complexo de inferioridade?
Não existe nada como um complexo de inferioridade, tudo o que existe é o fenômeno do ego. E, por causa desse fenômeno, duas coisas são possíveis.
Se você é egoísta, está fadado a comparar a si mesmo com os outros. O ego não pode existir sem a comparação; por isso, se quiser realmente abandonar o ego, pare de comparar. E você ficará surpreso: para onde ele foi? Compare, e ele estará lá; ele existe somente na comparação. Mas então você terá duas alternativas: algumas vezes se sentirá superior, e outras se sentirá inferior. E a possibilidade de se sentir inferior é maior que a de se sentir superior - se você continuar se comparando a milhões de pessoas, vai acumular um grande complexo de inferioridade.
Dizem que as pessoas gostam de encontrar alguém que é, de alguma maneira, inferior a elas; isso as sustenta. Os mais loucos sofrerão de complexo de superioridade, porque sempre escolherão aquelas coisas que os fazem sentirem-se superiores. Mas eles sabem que estão pregando uma peça. Como enganar a si mesmos? A pessoa que se sente superior, no fundo, carrega um complexo de inferioridade, e a pessoa que sofre de complexo de inferioridade, no fundo, carrega um complexo de superioridade; ela quer ser superior.
Apenas imagine que a terceira guerra mundial aconteceu e que todos desapareceram da Terra, e que você foi o único a sobreviver, sentado no Koregaon Park, em Puna... Você é superior ou inferior? Você é simplesmente você mesmo, porque não haverá mais ninguém com quem se comparar.
O místico vive sua vida de acordo com sua própria luz, cria seu próprio espaço, tem seu próprio ser. Ele está profundamente contente consigo mesmo, porque sem comparação você também não pode estar descontente. E ele não é egoísta, não pode ser. Ele simplesmente faz suas coisas. A rosa é a rosa e o lótus é o lótus, e uma árvore é muito alta e outra é muito pequena – mas tudo é como é.
Apenas tente enxergar por um único momento sem comparação. E, então, onde está a superioridade e onde está a inferioridade? E onde está o ego, a fonte de tudo isso?
Osho em ''Dinheiro, Trabalho, Espiritualidade''

Autor: José MatosA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, tabela e área interna - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário