sexta-feira, 26 de maio de 2017

Reflexão do Blog Professor Tim sobre as razões dos impérios na Terra.

Uma reflexão imperialista sobre a eternidade dos impérios!
Impérios sempre existiram na face da Terra. Edward Gibbon fez dos impérios o mote principal do sua literatura imperialista.
Os impérios foram muitos:
Romano (Roma). Fenício (Líbano). Persa (Irã). Britânico (Inglaterra). Turco-Otomano.
O Império Austro-Húngaro, dominado pela família Habsburgo, com muita força até o início do Século XX, só veio a cair no final da 1ª Guerra Mundial.
O império recente é dos Estados Unidos da América do NorteResultado de imagem para fotos e imagens do imperialismo norte-americano, considerado o mais forte dos impérios mundiais e o mais bem armado da história da Humanidade.
Mas nem só de imperialismos políticos vive a humanidade.
A Igreja Católica, com sede no Vaticano, ainda hoje é o mais forte império religioso. Querendo ser um império católico dentro do catolicismo, a Companhia de Jesus levou para o muito inteiro suas cruzadas de fé católica.
Os Impérios Inca e Azteca tinham um projeto de dominação mundial. Os Beatles e outros grupos musicais formaram um império musical mundial. A FIFA se tornou um império futebolístico dos povos da Terra.
Tudo porque em cada ser humano está um desejo de dominar toda a terra, e não apenas Hitler simbolizou uma dominação humana mundial. Nos evangelhos de Cristo, está um princípio explicativo:
"Ide e pregai a todas as criaturas".
Selassié, o guru e líder político do Rastafarianismo, queria fazer um império mundial negro na Etiópia, totalmente proibido aos brancos e outras populações racialmente diferentes. Algo parecido queria fazer o líder do Black Power, Malcom X, nos Estados Unidos.
Isso tudo deriva de um inconsciente coletivo humano de se reunir e de se agrupar no mesmo local, mesmo com as diferenças. Raiz ancestral do imperialismo e de se formar impérios ao longo dos séculos e dos milênios.
Pela questão das diferenças, na explicação de Eric Hobsbawm, sendo mais histórico do que teológico, uma das razões dos impérios, estaria na questão de alguns povos se acharem superiores aos outros.
O Império dos Estados Unidos é assim porque os Norte-Americanos se acham uma raça eleita por Deus para dominar o mundo inteiro. Raiz da excepcionalidade e da condição superior do povo dos EUA para ser um Império cruel, desumano e violador de tantos direitos.
Já o Imperialismo social soviético, da finada União Soviética, menos divino e mais materialista histórico, apostava que o proletariado por ser uma classe muito inteligente, deveria dominar o comunismo e estabelecer a sociedade sem classes, após o fim do Estado.
Deve ser por isso que os imperialismos nunca morrem.
Ou nunca vão morrer na Terra!
__________________________________________
​Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário