terça-feira, 13 de junho de 2017

2ª Lajotada Virtual do Blog Professor Tim sobre o governo Rafael Pedrosa.

2ª 'Lajotada' virtual do Blog Professor Tim contra o governo Rafael!
Mais uma Lajotada para orientar o governo Rafael.
A 2ª 'Lajotada' virtual do Blog Professor Tim contra o governo do prefeito de Nova Russas, Dr. Rafael, tem o mesmo sentido da 1ª. 
Criticar o que é para ser criticado e dar publicidade a falhas políticas e administrativas da gestão do prefeito Rafael, é, em tese, o objetivo da 2ª Lajotada.
Criticar para mudar rumos. Criticar para evitar o caos administrativo. Estabelecer para o governo Rafael o que está dando certo e o que não está dando certo. 
É a ideologia maior da 2ª 'Lajotada' virtual sobre o governo Rafael Pedrosa!
Antes de mais nada, é preciso questionar se existe ou não um governo na gestão. Verificando no dicionário "on line" do que seja governo:
"Ações e resultados do Poder Executivo, reunindo técnicos, assessores, secretários e outras funções executivas no pleno exercício do poder político e administrativo para administrar bem qualquer ente federativo.
Tudo bem que o governo Rafael seja um governo, mas é um governo interino e improvisado. Interinos os secretários municipais, pela falta de secretários titulares em algumas secretarias municipais: Educação, Agricultura, porque ninguém quer assumir tais secretarias por falta de autonomia e da centralização administrativa do prefeito de fato e secretário de Finanças, Washington PedrosaA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna.
Principal guru e chefão do governo, autor intelectual do "Consenso de Washington" (prática de poder de juntar grupos radicais e diferentes dentro do governo), Washington Pedrosa concentra poderes e isola o governo do filho, em secretarias que ninguém quer.
A solução foi concentrar as secretarias nas mãos da família Pedrosa. O jovem Anderson está acumulando
O chefe de Gabinete, Anderson Pedrosa, desde a saída da secretária Valéria Chaves, está acumulando a função interinamente. Érica Pedrosa é atual secretária de Ação Social, além do Washington nas finanças.
Tal Pedrosolândia seria na visão genial do promotor José Arteiro uma república nepotista, mas a posição assim pensa como nepotismo ou privilégio de poder a uma família (Pedrosa), embora a Súmula Vinculante (13) do Supremo não veja assim como nepotismo as presenças de parentes em cargos políticos.
Sendo ou não nepotismo, é uma forma republicana e administrativa errada de se privilegiar apenas os parentes nos cargos principais do governo atual. O eleitor não deu prerrogativa para o Dr. Rafael e seu guru político, Washington Pedrosa,  colocar apenas membros da família Pedrosa nos principais cargos do 1º escalão.
Acontece isso porque o prefeito que governa não é o Dr. Rafael. O secretariado não é o secretariado dos sonhos do Dr. Rafael, mas apenas dos interesses políticos e estratégios de Washington -que até nomeou um ex amigo de Banco do Brasil, gerente aposentado Otávio Aragão, para a Secretaria de Tributos.
Tudo isso por falta de experiência política e administrativa do Dr. Rafael na montagem do seu governo. Se político de carreira e muita experiência tivesse, teria montado um secretariado apoiado em nomes indicados pelos vários partidos e pelos vereadores/suplentes aliados.
A falta de experiência não deixou. Um prefeito sem experiência que mais parece o jovem que ingressa no 1º emprego sem qualquer experiência, ou do jovem jogador de Sub-17 que vai jogar sua primeira partida no futebol profissional.
Falta de experiência que está levando o governo Rafael a sofrer desgastes e críticas constantes nos 6 primeiros meses de governo. Um governo desorganizado, um governo sem marketing, um governo sem políticas sociais fortes e sem obras de expressão.
Até mesmo a saúde pública, que deveria ser o ponto mais forte do governo Rafael, até pela condição de médico pediatra (um grande nome da medicina cearense) do prefeito, avançou um pouco, mas continua muito deficitária.
Entre os avanços citados, citam dois médicos diaristas e plantonistas, mas isso não é todo tempo. Tem os carros conseguidos e algumas ambulâncias novas, a redução nos índices de infestação do Aedes Aegypti (perto de 2%) -reduzindo os índices de casos de dengue, de chikungunya e de zika-, a construção de Centro de Especialidades Médicas (Policlínica).
Até que aceitemos tais avanços, mas a situação do Hospital Municipal continua crítica e muito ruim. O vereador do PDT, Teixeira, chamou o Hospital Municipal (HMJGR) de ponto de apoio por várias carências por não fazer várias cirurgias (até mesmo de partos normais/cesarianos) -devido à precaridade do centro cirúrgico, que continua na atual gestão.
Se a saúde não vai tão bem, quanto mais outros setores.
Terminou aqui apenas o preâmbulo da 2ª Lajotada virtual!
Facções e correntes radicais políticas em guerra...
O normal da política é se governar com os aliados, embora sem prejudicar e perseguir os adversários. Dr. Rafael e o Consenso de Washington do pai, tentando unir facções e radicais de todos os tipos dentro do governo do filho, fez diferente.
Washington Pedrosa, que ganhou as eleições com 15 partidos e mais de 10 vereadores para apoiar, ainda trouxe o Grupo Azulão e Marcos Alberto, e também burocratas e aliados do governo do ex prefeito Gonçalo Diogo -um dos piores da história.
Isso gerou uma guerra política interna com a facção dos vereadores Denílson, Adalberto Filho e Rejane -inimigos pessoais e políticos de Marcos Alberto, que ele seria um desagregador e sem perfil ético do novo governo.
Embora o governo Rafael ainda tenha uma boa base política, a guerra final pode explodir na eleição da mesa diretora da Câmara, com a possível derrota do candidato governista para um dissidente da base aliada.
Tem outro problema.
Dr. Rafael, muito ausente do seu gabinete, não se reúne com sua base de vereadores, preferindo, na maioria das vezes, mandar mensagens pelo Facebook -dentro da sua maneira "facebookiana" de governar.
E uma coisa além. Vários suplentes (Marco Antonio Vaqueiro, Raimundo Juvêncio, Irmão Chagas da Sé, Coca, Capita, Kátia Santos, Izídio Farias etc. etc. etc.) continuam excluídos do governo centralizador dos Pedrosa.
Algo que pode não ser bom para o candidato a deputado do Dr. Rafael: Bruno Pedrosa!
Jalecos sem 33...
Na própria comunidade médica, o Dr. Rafael já não é tão popular. O Dr. Pedro Ximenes, uma das glórias da medicina regional, protocolou denúncia contra a direção do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa (HMJGR), no Ministério Público, pela questão da transferência irregular de um paciente daquela unidade hospitalar para Crateús.
Dr. Pedro Ximenes, que é pré-candidato a vice prefeito nas próximas eleições municipais, sendo filho legítimo de Nova Russas, hoje joga no time dos médicos oposicionistas, que não dizem mais 33: Daniela, Maria Clara, Paulo Martins, entre outros.
Aumentando os jalecos médicos sem 33.
Até agora apenas promessas...
Mercado Velho não foi reformado, várias tipos de cirurgias eletivas continuam não sendo feitas e a saúde pública continua precária, folha de pagamento ainda não foi enxuta por causa do empreguismo, politicagem barata continua em alta, Consenso de Washington tem mais dissensos do que consensos.
Choque fiscal e tributário...
Arrecadando muito o governo Rafael. Conta de água aumentou muito, o IPTU está sendo cobrando sem dó e nem piedade, o Demutran apreendeu muitas motos, entre outros arrochos fiscais e tributários.
Perguntar não ofende...
E a Srª. Cibele, que não é a Diretora de Transporte Escolar da Prefeitura de Nova Russas, pois a nomeada é outra, seria a chefe informal (não oficial) do referido cargo?
Perguntar não ofende 2...
A decisão da gestão Rafael concluir a obra inacabada da gestão Iranede Veras, no caso da Policlínica, seria parte de um acordo político com o Clã Rosa, liderado por Chico RosaA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre?
Perguntar não ofende 3...
Por que os salários de dentistas e de outros profissionais da Prefeitura de Nova Russas, são considerados hoje os mais baixos da região?
Nos dois poderes...
Vereadora Izabel é lider do governo no Poder Legislativo, e o marido dela, o Noquinha, comentam, que é assessor na Prefeitura de Nova Russas (Poder Executivo), recebendo um bom salário.
Não acredito...
Que a merenda escolar continue sendo biscoito com ki suco e só tenha arroz branco com um pouquinho de outras coisas, na Casa de Apoio.
Túnel do tempo...
Que fim levaram as camisas verdes do 33?
É o novo...
Sujeito lembrando que a competente Rizonete Porfírio faz parte de várias administrações, desde 1992?
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário