Embora longo, o presente texto tem um sentido. A vontade humana de ser eternamente o Rei dos Animais, mas adicionando e somando funções biológicas, corporais e racionais de todos os animais.
As fábulas e mitologias dos grandes heróis gregos apontam eles como vencedores, mas os animais que eles venciam era antropormóficos: metade homens e metade animais.
Minotauro, o touro de cabeça humana devorador de virgens no seu labirinto, vencido por Teseu, era um deles. E a Esfinge tinha cabeça de águia e cauda de leão, sendo morta por Édipo ao decifrar seu enigma.
E a Quimera foi assassinada pelo herói grego Belerofonte, filha de Sísifo. Quimera
, um animal hibrido de cabeça de leão e corpo de cabra, foi morto por Belerofonte, segundo a mitologia grega, porque soltava fogo das ventas e matava a todos.
, um animal hibrido de cabeça de leão e corpo de cabra, foi morto por Belerofonte, segundo a mitologia grega, porque soltava fogo das ventas e matava a todos.
Belerofonte montava o cavalo Pégasus, nascido de um pingo de sangue da górgona Medusa (cabeça cheia de cobras e que transformavam as pessoas em pedra).
Melhor dos humanos, e o mais herói, foi Hércules e seus 12 trabalhos. Entre eles, o de matar a Hidra de Lerna e o poderoso Leão de Neméia -sendo o Rei dos Reis de todos os animais.
Isso não quer dizer.
Pela mitologia grega, ou por outros estudos de antropozoo, queira o Homem acabar com os animais. Não! Quer a convivência, desde que o Homem mande em tudo.
Até porque há uma genética quase igual entre humanos e animais, como determina a biologia e outras ciências. A diferença de genes entre um camudongo e um humano é de apenas 5%.
Daí o Homem querer sempre aproximação com os animais. Coloca-os em zoológicos, transformou gatos, carros e papagaios em animais domésticos.
Transformou cavalos em combatentes de guerra, fez de elefantes símbolos sagrados. E a águia é a ave símbolo do Império dos Estados Unidos, como já do Império Romano.
Ainda sobre cavalos, por exemplo, o senador Júlio César fez de seu cavalo, Bucéfalo, senador de Roma. E o cantor latino adotou um macaco como filho adotivo.
Não é errado dizer: todos somos humanos
Sim! Mas muito parecidos com os animais!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário