sexta-feira, 30 de junho de 2017

Artigo do Blog Professor Tim destacando profissionalismo político do senador Aécio Neves.

Decisões de Marco Aurélio confirmam tese central de meu artigo anterior: profissionalismo político de Aécio Neves!
Em artigo anterior da última segunda feira (26/6), afirmei que o então senador afastado, Aécio Neves, era o mais profissional dos políticos brasileiros. Profissionalismo político com base na sua grande experiência política.
A questão de profissional da política explica nas ações políticas que ele tomou após divulgação da gravação dele pedindo dinheiro emprestado ao empresário-bandido Wesley Batista -resultando em seu afastamento do seu cargo de senador pelo Ministro Fachin e no pedido de prisão dele pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, enviado ao Supremo Tribunal Federal -STF.
A 1ª ação política importante foi 'mergulhar' (termo político para silenciar total sobre o assunto) e se isolar em seu apartamento para as devidas articulações política que o caso requer. Aécio mergulhou total para fazer articulações políticas.
Político experiente em vários mandatos populares (deputado federal e presidente da Câmara/governador de Minas e senador), e também candidato presidencial bem votado nas últimas eleições, Aécio Neves sabe, como ninguém, como articular e manipular as pessoas.
Uma importante articulação foi logo política. Muito amigo do ex presidente SarneyImagem relacionada, que tinha uma grande amizade com seu avô (saudoso ex presidente Tancredo Neves), Aécio  articulou para que Sarney pedisse ao senador João Alberto (PMDB-MA) arquivar seu processo de impeachment no Senado.
Foi só o que Deu.
Processo foi arquivado com João Alberto chamando aquilo de grande armação contra Aécio.
Uma outra articulação foi com seus bons advogados e vários políticos, entre eles o presidente Michel Temer, o ministro Gilmar Mendes (do STF), para resolver logo a situação de sua irmã, Andrea Neves e do seu primo.
Deu certo. Eles ganharam liberdade condicional com tornozeleira em suas casas, por decisão do ministro Marco Aurélio e de outros cinco importantes ministro da 1ª turma criminal do Supremo, pela maioria de 3 votos a dois.
Bem articulado com vários políticos de direita e de esquerda, e muito forte junto ao presidente Michel Temer, Aécio continuou articulando para derrubar seu afastamento e o pedido de prisão do Procurador Geral da República, Janot.
Deu certo novamente.
Agora numa decisão monocrática de Marcos Aurélio, Aécio teve seu mandato de senador restituído e revogado o pedido de prisão.
Aconteceu isso por seu profissionalismo político.
Como político de muita experiência e profissionalismo, sabe que tudo é decidido politicamente. Sabe que os ministros do STF foram nomeados e influenciados por ex presidentes amigos dele: FHC, Sarney, Lula e Collor.
Mais. A Lava Jato e a judicialização da política pelo Judiciário e pelo Ministério Público, estão sem força. Algo que beneficiou muito Aécio e sua forma de ser um político dos mais profissionais da política brasileira.
Profissional da política porque sabe a hora de mergulhar e de não mergulhar. De atacar ou de ficar calado. De articular ações das mais diversas formas com políticos aliados ou com políticos adversários dele.
O profissionalismo político de Aécio é  de sempre somar apoios entre os políticos, entre os juízes e procuradores, na sociedade em geral.
Talento e profissionalismo político resumem resumem vitórias jurídicas e políticas do senador Aécio Neves.
Um dos melhores políticos profissionais do Brasil
Sintetizando que a política é para os políticos profissionais!
​__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário