Em artigo anterior da última segunda feira (26/6), afirmei que o então senador afastado, Aécio Neves, era o mais profissional dos políticos brasileiros. Profissionalismo político com base na sua grande experiência política.
A questão de profissional da política explica nas ações políticas que ele tomou após divulgação da gravação dele pedindo dinheiro emprestado ao empresário-bandido Wesley Batista -resultando em seu afastamento do seu cargo de senador pelo Ministro Fachin e no pedido de prisão dele pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, enviado ao Supremo Tribunal Federal -STF.
A 1ª ação política importante foi 'mergulhar' (termo político para silenciar total sobre o assunto) e se isolar em seu apartamento para as devidas articulações política que o caso requer. Aécio mergulhou total para fazer articulações políticas.
Político experiente em vários mandatos populares (deputado federal e presidente da Câmara/governador de Minas e senador), e também candidato presidencial bem votado nas últimas eleições, Aécio Neves sabe, como ninguém, como articular e manipular as pessoas.
Uma importante articulação foi logo política. Muito amigo do ex presidente Sarney
, que tinha uma grande amizade com seu avô (saudoso ex presidente Tancredo Neves), Aécio articulou para que Sarney pedisse ao senador João Alberto (PMDB-MA) arquivar seu processo de impeachment no Senado.
, que tinha uma grande amizade com seu avô (saudoso ex presidente Tancredo Neves), Aécio articulou para que Sarney pedisse ao senador João Alberto (PMDB-MA) arquivar seu processo de impeachment no Senado.
Foi só o que Deu.
Processo foi arquivado com João Alberto chamando aquilo de grande armação contra Aécio.
Uma outra articulação foi com seus bons advogados e vários políticos, entre eles o presidente Michel Temer, o ministro Gilmar Mendes (do STF), para resolver logo a situação de sua irmã, Andrea Neves e do seu primo.
Deu certo. Eles ganharam liberdade condicional com tornozeleira em suas casas, por decisão do ministro Marco Aurélio e de outros cinco importantes ministro da 1ª turma criminal do Supremo, pela maioria de 3 votos a dois.
Bem articulado com vários políticos de direita e de esquerda, e muito forte junto ao presidente Michel Temer, Aécio continuou articulando para derrubar seu afastamento e o pedido de prisão do Procurador Geral da República, Janot.
Deu certo novamente.
Agora numa decisão monocrática de Marcos Aurélio, Aécio teve seu mandato de senador restituído e revogado o pedido de prisão.
Aconteceu isso por seu profissionalismo político.
Como político de muita experiência e profissionalismo, sabe que tudo é decidido politicamente. Sabe que os ministros do STF foram nomeados e influenciados por ex presidentes amigos dele: FHC, Sarney, Lula e Collor.
Mais. A Lava Jato e a judicialização da política pelo Judiciário e pelo Ministério Público, estão sem força. Algo que beneficiou muito Aécio e sua forma de ser um político dos mais profissionais da política brasileira.
Profissional da política porque sabe a hora de mergulhar e de não mergulhar. De atacar ou de ficar calado. De articular ações das mais diversas formas com políticos aliados ou com políticos adversários dele.
O profissionalismo político de Aécio é de sempre somar apoios entre os políticos, entre os juízes e procuradores, na sociedade em geral.
Talento e profissionalismo político resumem resumem vitórias jurídicas e políticas do senador Aécio Neves.
Um dos melhores políticos profissionais do Brasil
Sintetizando que a política é para os políticos profissionais!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário