segunda-feira, 19 de junho de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre as chances presidenciais de Jair Bolsonaro.

Chegou a vez de um Chávez extremista de direita, homofóbico e militar torturador na Presidência do Brasil?
Melhor perguntar do que exclamar errado!
A pergunta é porque a cada eleição as forças poderosas do Brasil (Febraban, Globo, Fiesp, agronegócio, grandes partidos e caciques políticos etc.), associados ao grande capital internacional, escolhem um determinado perfil do futuro chefe presidencial a ocupar o Palácio do Planalto.
Em 1989, rompendo com o velho regime militar, as forças poderosas elegeram Collor -Caçador de Marajás. 5 anos depois, foi a vez deles elegerem o intelectual exilado, Fernando Henrique Cardoso (FHC).
Num acordão com FHC, as elites brasileiras ajudaram eleger o torneiro mecânico-retirante nordestino-sindicalista da Esquerda e do PT, Lula, pensando que seu governo seria um fracasso, ficando 8 no cargo e ainda elegendo e reelegendo Dilma -vítima de um "impeachment".
Agora, para ironia da história, parecem, com a crise de corrupção e da falência da democracia representativa,  a eleição para Presidente do Brasil de um militar de extrema direita, Jair BolsonaroResultado de imagem para fotos e imagens de bolsonaro - facebook -mesmo que o apoio a ele não esteja completamente certo.
Que setores poderosos nacionais e internacionais podem apoiar Bolsonaro?
As forças armadas (Exército, Aereonáutica e Marinha) apoiam totalmente a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro pelo PR ou outro partido que ele venha se filiar, pois deixou o cristão PSC. Os militares querem voltar ao poder com Jair Bolsonaro.
Dependendo do seu crescimento nas pesquisas, e se moderar seu discurso de extrema direita, pode conseguir apoio da FIESP, da Febraban, do agronegócio e de muitos setores ricos e burgueses.
O certo é que Bolsonaro, por se posicionar contra o casamento gay e o movimento totalitário LGBT, que defende a República Gay e o domínio sobre a maioria heterossexual, rende mutos votos para Bolsonaro entre os religiosos e setores conservadores inimigos dos gays e das lésicas.
E por defender a pena de morte dentro do lema: bandido bom, é bandido morto, tem grande apoio no meio da população sofrida nas mãos da bandidagem. 
Outra medida que dá muitos votos de eleitores primatas é a de Bolsonaro defender a castração química de estupradores. Derivado de um imaginário humano de se odiar os estupradores, como também acontece entre os macacos.
Até aí tudo bem, é um populismo verbal que rende votos para Bolsonaro. 
Algo que é bom eleitoramente para Bolsonaro é atacar a corrupção dos dinossauros do PTImagem relacionada e do estado máximo Marxissta e Gramsciniano do PT.
Mas Bolsonaro erra muito em criticar as mulheres, como fez na Hebraica, ao dizer que fez uma mulher num momento de fraqueza. Pode perder muitos votos femininos se continuar atacando o sexo feminino.
Homofóbico é até aceitável para boa parte do eleitorado, mas ser misógino, atacar as mulheres, pode não ser bom para a corrida presidencial, basta relembrar a frase infeliz de Ciro Gomes sobre a mulher dele: global Patrícia Pillar. Caiu muito nas pesquisas, ao dizer que a função dela era dormir com ele.
Mais um detalhe.
Bolsonaro é um militar linha dura, intolerante e intransigente. Da ordem e da disciplina, que não aceita as ideias alheias, podendo ser muito ruim no debate.
Outro detalhe.
Continuam dúbias as posições de Bolsonaro sobre o neoliberalismo, as privatizações, as reformas de Temer (Previdência, Trabalhista). Se ficar contra as reformas, pode ganhar muitos votos na classe média e entre os trabalhadores.
Terceiro detalhe.
E qual é sua posição em relação ao imperialismo dos Estados Unidos? defende as posições nacionalistas das forças armadas? Deseja um Brasil soberano e independente ou é um militar entreguista.
Não se sabe nada sobre isso.
A força, porém, de Bolsonaro, considerado um mitoResultado de imagem para fotos e imagens de bolsonaro - facebook por muitos, vem da sua força populista. Bolsonaro é um político populista de grande expressão. Sabe falar bem e até pratica ações que agradam seu eleitorado, como o batizado feito pelo Pastor Everaldo na sua conversão como servo de Deus.
Sem dúvida. 


Jair Bolsonaro é uma força política e eleitoral no atual momento. Um candidato fortíssimo de boa base popular e política, mas ainda sem a certeza de que seja o candidato do sistema (econômico) para ser eleito.
Não adianta a Esquerda dizer que ele é homofóbico, machista, torturador.
Não vai adiantar nada.
Quem vai decidir é o eleitorado brasileiro nas urnas em 1918.
É melhor a Esquerda Jair se acostumando com o Bolsonaro.
Até mesmo com a possibilidade dele ser eleito presidente.
O que seria um fato raro na República Brasileira, desde que o golpista Deodoro fez a deposição do Imperador Pedro.
Mas é melhor aguardar 2018.
Data que vai responder melhor a pergunta acima!
_________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário