Melhor perguntar do que exclamar errado!
A pergunta é porque a cada eleição as forças poderosas do Brasil (Febraban, Globo, Fiesp, agronegócio, grandes partidos e caciques políticos etc.), associados ao grande capital internacional, escolhem um determinado perfil do futuro chefe presidencial a ocupar o Palácio do Planalto.
Em 1989, rompendo com o velho regime militar, as forças poderosas elegeram Collor -Caçador de Marajás. 5 anos depois, foi a vez deles elegerem o intelectual exilado, Fernando Henrique Cardoso (FHC).
Num acordão com FHC, as elites brasileiras ajudaram eleger o torneiro mecânico-retirante nordestino-sindicalista da Esquerda e do PT, Lula, pensando que seu governo seria um fracasso, ficando 8 no cargo e ainda elegendo e reelegendo Dilma -vítima de um "impeachment".
Agora, para ironia da história, parecem, com a crise de corrupção e da falência da democracia representativa, a eleição para Presidente do Brasil de um militar de extrema direita, Jair Bolsonaro
-mesmo que o apoio a ele não esteja completamente certo.
![Resultado de imagem para fotos e imagens de bolsonaro - facebook](https://otrituradordefalacias.files.wordpress.com/2016/01/bolsonaro-2018.jpg)
Que setores poderosos nacionais e internacionais podem apoiar Bolsonaro?
As forças armadas (Exército, Aereonáutica e Marinha) apoiam totalmente a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro pelo PR ou outro partido que ele venha se filiar, pois deixou o cristão PSC. Os militares querem voltar ao poder com Jair Bolsonaro.
Dependendo do seu crescimento nas pesquisas, e se moderar seu discurso de extrema direita, pode conseguir apoio da FIESP, da Febraban, do agronegócio e de muitos setores ricos e burgueses.
O certo é que Bolsonaro, por se posicionar contra o casamento gay e o movimento totalitário LGBT, que defende a República Gay e o domínio sobre a maioria heterossexual, rende mutos votos para Bolsonaro entre os religiosos e setores conservadores inimigos dos gays e das lésicas.
E por defender a pena de morte dentro do lema: bandido bom, é bandido morto, tem grande apoio no meio da população sofrida nas mãos da bandidagem.
Outra medida que dá muitos votos de eleitores primatas é a de Bolsonaro defender a castração química de estupradores. Derivado de um imaginário humano de se odiar os estupradores, como também acontece entre os macacos.
Até aí tudo bem, é um populismo verbal que rende votos para Bolsonaro.
Algo que é bom eleitoramente para Bolsonaro é atacar a corrupção dos dinossauros do PT
e do estado máximo Marxissta e Gramsciniano do PT.
![Imagem relacionada](https://pbs.twimg.com/media/C11R6wTWgAA523M.jpg)
Mas Bolsonaro erra muito em criticar as mulheres, como fez na Hebraica, ao dizer que fez uma mulher num momento de fraqueza. Pode perder muitos votos femininos se continuar atacando o sexo feminino.
Homofóbico é até aceitável para boa parte do eleitorado, mas ser misógino, atacar as mulheres, pode não ser bom para a corrida presidencial, basta relembrar a frase infeliz de Ciro Gomes sobre a mulher dele: global Patrícia Pillar. Caiu muito nas pesquisas, ao dizer que a função dela era dormir com ele.
Mais um detalhe.
Bolsonaro é um militar linha dura, intolerante e intransigente. Da ordem e da disciplina, que não aceita as ideias alheias, podendo ser muito ruim no debate.
Outro detalhe.
Continuam dúbias as posições de Bolsonaro sobre o neoliberalismo, as privatizações, as reformas de Temer (Previdência, Trabalhista). Se ficar contra as reformas, pode ganhar muitos votos na classe média e entre os trabalhadores.
Terceiro detalhe.
E qual é sua posição em relação ao imperialismo dos Estados Unidos? defende as posições nacionalistas das forças armadas? Deseja um Brasil soberano e independente ou é um militar entreguista.
Não se sabe nada sobre isso.
A força, porém, de Bolsonaro, considerado um mito
por muitos, vem da sua força populista. Bolsonaro é um político populista de grande expressão. Sabe falar bem e até pratica ações que agradam seu eleitorado, como o batizado feito pelo Pastor Everaldo na sua conversão como servo de Deus.
![Resultado de imagem para fotos e imagens de bolsonaro - facebook](http://static.noticiasaominuto.com.br/stockimages/1370x587/naom_573e636703fe7.jpg)
Sem dúvida.
Jair Bolsonaro é uma força política e eleitoral no atual momento. Um candidato fortíssimo de boa base popular e política, mas ainda sem a certeza de que seja o candidato do sistema (econômico) para ser eleito.
Não adianta a Esquerda dizer que ele é homofóbico, machista, torturador.
Não vai adiantar nada.
Quem vai decidir é o eleitorado brasileiro nas urnas em 1918.
É melhor a Esquerda Jair se acostumando com o Bolsonaro.
Até mesmo com a possibilidade dele ser eleito presidente.
O que seria um fato raro na República Brasileira, desde que o golpista Deodoro fez a deposição do Imperador Pedro.
Mas é melhor aguardar 2018.
Data que vai responder melhor a pergunta acima!
_________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário