sábado, 17 de junho de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre a origem ideológica e teológica dos preconceitos contra pessoas deficientes.

O Darwinismo social e a evangelizão do Deus perfeito na gênese do preconceito contra a deficiência humana!
O sacerdócio Levítico (livro sagrado do Antigo Testamento) exige um corpo perfeito para Deus e seus anjos celestiais. Dogma do Antigo Testamento que inspira a crença e o preconceito de que os aleijados e deficientes sejam criaturas imperfeitas do Diabo.

Não menos preconceituoso, o Darwinismo social e sua seleção natural dos mais perfeitos e dos mais aptos para viverem e sobreviverem na sociedade capitalista e de produção. Foi a continuidade secular da perfeição divina.
O Darwinismo social alimentou o racismo ideológico do Nazi-FascismoResultado de imagem para fotos e imagens do darwinismo social -sistema político totalitário que produziu massacres coletivos contra pessoas deficientes e doentes mentais. 
Na Alemanha de Hitler, buscando-se  a perfeição social da sociedade ariana alemã e do III Reich de 1.000 anos, foram mortos retardados mentais, deficientes físicos diversos, autistas e outras pessoas com necessidades especiais.
Não é verdade que o perfeccionismo e o inconsciente de se discriminar ou matar os imperfeitos sejam próprias ou exclusivas do nazismo, do fascismo ou dos sistemas totalitários baseados na razão absoluta.
Há entre os índios de vários tribos rituais de canibalismo e de mortes contra portadores de síndrome de Down, gêmeos, doentes terminais. De acordo com a tese indígena de que eles, por serem deficientes, teriam muitas dificuldades de viverem na selva.
Da antropologia indígena ou do imaginário nazi-fascista, é que, na atualidade, governantes e a sociedade pouco se importa com os deficientes. Resultando na falta de rampa e de outros acessórios nos prédios e nas vias públicas para facilitar o direito de ir e de vir das pessoas com necessidades especiais.
Pela razão simples.
Da sociedade buscar seres humanos apenas perfeitos como é Deus. Pessoas sadias e eficientes para produzirem mais e melhor. Pessoas produtivistas para darem mais lucros aos capitalistas e burgueses.
Sabe-se importante as lutas dos ativistas pelos direitos dos deficientes, mas há um forte imaginário de se opor a esses direitos. Razões que muitos dos direitos das pessoas deficientes continuem sendo negados.
Explicativo da loucura humana pela perfeição do corpo e da mente!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário