sábado, 17 de junho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o 2º mandato do prefeito Aristeu em Ararendá.

Prefeito Aristeu não repete sucesso administrativo do 1º mandato!
Os efeitos políticos e administrativos de uma reeleição do Poder Executivo podem trazer mais efeitos negativos do que positivos, e a reeleição do prefeito de Ararendá, Aristeu Eduardo, é um bom exemplo de tal tese política.
O 1º mandato do prefeito AristeuA imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre foi uma obra arte de administrativa com um pacote de obras jamais  feito naquele município, graças ao apoio que tinha do deputado federal Guimarães, do governador Camilo e da então presidente Dilma.
Fez mais.  Racionalizou os gastos com a folha de pagamento e conseguir equilibrar as contas públicas e o equilíbrio fiscal e financeiro da Prefeitura. E ainda conseguiu importantes projetos e avanços sociais.
Resultado: ganhou de goleada com quase 2.000 votos de ponta da chapa da família Mourão.
Algo que não mais acontece no seu 2º mandato, iniciado em janeiro de 2017. 2º mandato está uma negação com denúncias diversas, de perseguições políticas e até de falta de obras na administraçõ municipal.
Pelo menos o Facebook da Prefeitura de Ararendá registra como obras importantes a recuperação da estrada de Siriema de BaixoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore e atividades ao ar livre e o uso do carro fumacêA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, árvore, atividades ao ar livre e natureza para tentar diminuir os altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti.
Estaria havendo desmotivação de Aristeu governar Ararendá?
Não sei se é isso!
Talvez até seja. O certo é que o prefeito Aristeu, isolado em seu PT, e no apoio do PR do seu vice (Dr. Luiz), hoje é oposição ao governo federal do PMDB, do PSDB, do PTB, do PSD e outros partidos de oposição à gestão Aristeu, e não tem conseguido obras e investimentos para turbinar seu mandato de prefeito.
Disso isso porque o município de Ararendá é muito pobre e arrecada muito pouco. Prefeitura de Ararendá não pode viver apenas do seu IPTU, do seu ISS. Rendas que o Shopping Iguatemi tira apenas numa hora de seu estacionamento.
Daí a importância de se vir emendas, receitas e transferências estaduais e federais, que hoje o prefeito Aristeu tem dificuldades em obter por ser de um partido derrotado e fora do poder desde o "Impeachment de Dilma".
Aponto, talvez, essa como a principal razão do insucesso administrativo do prefeito Aristeu em seu 2º mandato.
A reeleição de prefeito não foi bom para Aristeu!
'República de Estrangeiros'...
Se ninguém é profeta em sua terra, muito menos em Ararendá. Está se formando uma verdadeira 'República de Estrangeiros' na administração municipal do prefeito Aristeu Eduardo, em seu segundo mandato.
O secretário de Ação Social, Francisco de Assis Rodrigues de Sousa -conhecido na midia regional como 'Rodrigo Bala', nasceu em Crateús. 
Mariano Madureiro, um dos principais assessores da secretaria de Saúde, é nascido em Nova Russas.
Quando não são os estrangeiros, é a família de Aristeu no poder político e administrativo. A secretária de Saúde, Jacyra, e o secretário de Educação, Alécio, são irmãos do prefeito Aristeu -fato que, na linguagem do Dr. José Arteiro, é nepotismo.
Ausência criticada...
Um detalhe da gestão Aristeu é que ele não é muito presente dentro do território de Ararendá. Sempre se ausenta para viagens. Está sempre na rota Ipueiras-Fortaleza. E dizem que tem andado também no município de Ipu.
Na minha opinião...
O candidato oficial da Prefeitura de Ararendá, em 2020, apoiado pelo prefeito Aristeu, tem que ser o Dr. Luiz. O Dr. Luis (PR), na condição vice, tem sido leal, amigo e fiel ao prefeito Aristeu em todos os momentos.
Triunvirato imbatível...
Pesquisas informais e projeções apontam que o professor Paulo Fernando, vereador Neto Lopes e o Dr. Vicente são os três nomes mais fortes e populares da oposição política de Ararendá. Unidos, serão imbatíveis em 2020.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex prefeito de Ararendá, Antonio Sena (popular Preá)?
É o novo...
Eleitor novarussense do PDS lembrando que, em 1982 (Ararendá ainda era Nova Russas), foi a um comício de Gonzaga Mota em Ararendá, e, após comício, sem transporte, veio a pé para Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário