Na divisão e na guerra do bem contra o mal, desde os primórdios, o grande culpado recebe o nome pomposo de Maniqueísmo. Sistema surgido no politeísmo e do Rei Zoroastro, na Pérsia, a partir da guerra aberta entre o Deus do Bem, Ahura-Mazda (Senhor Sabio, vulgo Ormuz) e o Deus do Mal -Arimã.
O mesmo Deus do bem de Ormuz pode ficar Céu e o Deus do mal, Arimã, fica no inferno, na divisão binária do Maniqueísmo
entre forças benignas e malignas, de lá até hoje, muito explorado pela Igreja Católica, por meio de seus padres da Renovação Carismática, ou por pastores e apóstolos de igrejas pentecostais e neo-pentecostais.
entre forças benignas e malignas, de lá até hoje, muito explorado pela Igreja Católica, por meio de seus padres da Renovação Carismática, ou por pastores e apóstolos de igrejas pentecostais e neo-pentecostais.
Monoteísmo contra politeísmo, Católicos versus protestantes, Umbanda das linhas do bem contra a magia negra do mal, cada querendo ser o bem e apontando, no outro, o mal, carrega um certo simbolismo social e religioso de tal ponto de vista do divisionismo binário.
A mesma divisão binária, bem e mal, o certo e o errado, presente na concepção teológica e religiosa, torna-se um mantra secular que opõe esquerda versus direita, capitalistas contra socialistas/comunistas, defensores da propriedade privada aos defensores do Estado máximo etc.
Na própria morada de Deus (Céu, acima das estrelas), Jesus Cristo está sentado à direita do Todo Poderoso, enquanto os anjos caídos de Lúcifer ficam na parte esquerda da morada celestial -citada, nos círculos infernais de Dante, como a parte que desce ao fogo infernal.
Da ideologia política para a política partidária, existem os partidos de Esquerda e os partidos de Direita. Ou, indo para a política como posição decidida, só existem dois caminhos: ou tá com o governo, ou tá com a oposição, sem vaga para ficar em cima do muro político.
Razão principal para o mundo inteiro, pelo menos na divisão partidária, ser dividido em apenas dois partidos. Democrata e Republicano (Estados Unidos), Partido Socialista e Partido Conservador (Inglaterra), PT versus PSDB (Brasil), Justicialismo contra UCR na Argentina, entre outros.
Na questão do crime e da violência urbana, os bandidos estão na força do mal e as forças policiais e ligadas ao aparelhos de segurança do Estado ficam sempre no lado do bem da sociedade -garantindo a manutenção da ordem e da paz social contra o crime.
Bem ou mal, na divisão ainda existente, como objetos ou fatos, temos. A mão direita e a mão esquerda nas rodovias, a casa do lado direito e a casa do lado esquerdo, a esmola dada com a mão esquerda e com a mão direita, o lado esquerdo e o lado direito de qualquer coisa.
É o Maniqueísmo nos obrigando a sermos do bem ou do mal!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário