sexta-feira, 14 de julho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim analisando as ações legislativas dos 13 vereadores da Câmara.

Notas legislativas sobre os 13 vereadores de Nova Russas!
Estamos no recesso do 1º semestre legislativo e num bom momento para uma avaliação da atuação legislativa e parlamentar dos atuais 13 vereadores. Fazer uma análise substantiva e gradual, utilizando-se conhecimentos diversos sobre os nossos atuais 13 edis/parlamentaresA imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna.
Vamos começar pela presidente da Câmara, Socorrinha Holanda. Sempre foi uma vereadora de boa oratória, pragmática e vinculada a todos os governos de Nova Russas, desde que foi eleita a 1ª vez em 1992, especialmente agora no governo do seu filho: Dr. Rafael, atual prefeito de nossa cidade.
Por outro lado, ao governismo do seu DNA, e por ser professora, Socorrinha Holanda tem uma preocupação social (populista) com a sociedade e com a educação -caso de projetos no sentido de valorizar os professores e a comunidade educacional, caso do Projeto da Caneta de Ouro e outras ações legislativas.
O vice presidente da Câmara, Paulinho Talegal, vem adotando um comportamento tímido e sem muita expressão na mesa diretora. Estaria com medo de falar e de opinar numa Câmara em que a maioria dos vereadores são ligados às elites tradicionais locais, sendo ele uma pessoa que veio de baixo e das classes populares.
O 1º secretário da Mesa, vereador Marcelo Evangelista, é o mais pragmático (morde e assopra a todo momento), mesmo da base aliada mas faz críticas a alguns erros do governo municipal, notadamente de alguns secretários e de problemas diversos de nossa cidade.
Por outro lado, como é representante de várias classes sociais, notadamente do campo e da agropecuária, Marcelo Evangelista vem desenvolvendo projetos e indicações em prol das associações comunitária rurais e do setor agropecuário. Outra inciativa dele foi em defesa da vaquejada e o apoio à segunda etapa do MOTOFEST.
Denílson, 2º secretário e decano de 7 mandatos, é o mais experiente e o governista. Quando está no governo, é governo até a medula, mas seu apoio não é de graça. Tem vários cargos no governo Rafael, ocupados por irmãos, por parentes e por membros da sua equipe de eternos assessores da Cacimba Nova e do Major Simplício.
Aqui foi apenas o preâmbulo da análise dos 13 vereadores.
Mesmo governista, mesmo um sectário-radical em alguns momentos contra os Azulões e não menos radical Marcos Alberto, a Denílson cabe elogiar. Suas ações em prol da moralização e da ética legislativa, como o Projeto dele de reduzir bastante o longo recesso legislativo e outras iniciativas em tal sentido.
A análise legislativa tem continuidade.
São Pedro é sua Pátria...
Ninguém mais defende a Lagoa de São Pedro quanto a vereadora Toinha do Capitão. Maioria das iniciativas legislativas e indicações de Toinha do Capitão, vão, assim, no sentido de cobrar melhorais gerais para o distrito que representa no Poder Legislativo.
Outra força de São Pedro e marido dela, Major Evandro, tem muita influência sobre o mandato. Major Evandro é o guru político, legislativo e intelectual de Toinha do Capitão.
Enfermeira na liderança do governo...
A líder do governo Rafael, Izabel Moura, temperamento forte e explosivo, Izabel MouraA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas tem defendido bem o governo Rafael. Por conta de ser uma profissional formada em enfermagem, Izabel Moura tem defendido posições e avanços de sua classe social na Câmara, em torno de propostas do Conselho Regional de Enfermagem -Coren.
Uma dupla de oposição...
Os vereadores Chiquinho Diogo e Teixeira, a dupla de oposição na Câmara, instrumentalizaram os seus mandatos para fiscalizar e criticar bem o governo. Seus discursos, seus requerimentos e indicações foram voltados para cobranças e críticas ao prefeito Rafael.
Já os vereadores Antonio Carlos e Pedro Lira, que eram da base do governo Gonçalo Diogo, ainda não se definiram quanto a serem governistas ou oposicionistas, mas sempre estão do lado do povo.
Cidadania pedagógica segundo AF...
Vereador no 3º mandato, Adalberto Filho (DEM) não abandonou suas causas educacionais e pedagógicas, mas transformou as indicações e projetos do seu mandato num exercício legislativo da cidadania. Boa iniciativa dele, foi o Projeto que obriga os bancos a instalarem banheiros e bebedouros -de acordo com normas técnicas da ABNT-, beneficiando centenas de aposentados e de clientes do Banco do Brasil, do Bradesco, dos Correios.
Adalberto Filho faz parte da base aliada do governo Rafael.
Herói e guerreiro da acessibilidade...
Todo ser humano tem uma causa e uma principal de vida, e sempre conduz isso em todos os setores. O vereador Hudson GuilhermeA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna tem sido o vereador heróico e guerreiro da acessibilidade. 
Maioria das suas iniciativas e projetos vão no sentido de garantir a acessibilidade em todos os sentidos: rampas, banheiros adaptados etc.
Uma importante iniciativa foi a realização de audiência pública sobre acessibilidade.
Rejane dos títulos de cidadania...
Uma voz calada por ser base do governo, e especialista em questões de saúde pública por ter sido secretária de Saúde, a vereadora Rejane Tavares tem se especializado em conceder títulos de cidadania. A sindicalista do PSOL e hoje ocupando cargo no governo Rafael, nascida em Poranga, recebeu a cidadania novarussense por decisão de Rejane. Aprovada por unanimidade.
Aqui finalizo a análise dos 13 vereadores.
Que venha o 2º semestre legislativo após o fim do recesso!
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns projetos radicais dos vereadores governistas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1926, Nova Russas tinha apenas 7 vereadores.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. A vereadora Isabel so defende os enpregos da familia, onde é qui o marido dela trabalha, porque sabe persigui os funcionari da lagoa ai sabe

    ResponderExcluir