sexta-feira, 28 de julho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a formação de um forte bloco legislativo de 6 vereadores comandado por Júnior Mano.

Júnior Mano vai liderar bloco legislativo para eleger futuro Presidente da Câmara e outras coisas!
O que já é moda e ação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, caso da formação de blocos legislativos para defender os interesses de determinadas bancadas, será prática legislativa na Câmara dos Vereadores de Nova Russas, a partir do fim do recesso e da 1ª sessão legislativa: 2 de agosto.
É que, em reunião realizada na casa do vice prefeito, Júnior Mano (Rua Tenente Raimundo do Vale)A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno, com a presença de vários vereadores, empresários (Hélter da Recanto Doce, representando o vereador Antonio Carlos) representantes políticos, presidentes partidários (Karla Loyola) e outras lideranças políticas, foi decidido a formação de um bloco legislativo de 6 vereadores, visando votar de maneira unificada nas questões legislativas.
Os vereadores Toinha do Capitão (PMDB, será a líder do bloco na Câmara), Marcelo Evangelista (sem partido, vice líder), Paulinho Talegal (PRB), Pedro Lira (PPS), Antonio Carlos (PPS) e Hudson Guilherme -PMB-, são os 6 membros do bloco legislativo que nasce forte e merece o respeito de todos, especialmente do prefeito Rafael.
Mesmo que ainda não seja de oposição, e embora votado favorável às matérias do Executivo, o bloco terá posições firmes e vai debater profundamente as matérias e mensagens do Poder Executivo, que chegam à Câmara para serem apreciadas e votadas em plenário.
Em algumas matérias, o bloco já tem algumas posições definidas. As contas de governo do ex prefeito Marcos Alberto, que vieram aprovadas do TCM, o bloco vai votar por sua aprovação. Da mesma forma, as indicações e requerimentos dos vereadores ou aliados do bloco.
Outra ação que unifica o referido bloco é uma questão política e eleitoral. O bloco vota unificado em Júnior Mano para deputado estadual, caso o vice prefeito decida concretamente concorrer fortemente a uma das 46 cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará.
Agora uma pergunta: por que a criação de tal bloco, já que o vice e os 6 vereadores são da base aliada do prefeito na Câmara?
Por vários motivos.
Os vereadores do referido bloco estão revoltados com os muitos privilégios dos vereadores Denílson e Izabel Moura (desafeta da mãe do vice prefeito) estão tendo na atual gestão da família Pedrosa, cujo principal chefão é o prefeito de fato: Washington Pedrosa.
Eles (vereadores do bloco) reclamam que a maioria das nomeações das secretarias e na Prefeitura são dos vereadores Denílson, Izabel, Rejane, Adalberto Filho e outros vereadores com vários cargos no governo municipal, não deixando espaços para outros vereadores da base aliada.
Já os motivos de Júnior para comandar politicamente o grupo são vários. Um deles é sua pré-candidatura a deputado estadual, onde vai bater chapa com o candidato oficial do governo Rafael, deputado à reeleição. 
Mais. Júnior Mano quer eleger a qualquer custo o Presidente da Câmara e sucessor de Socorrinha Holanda, cujos nomes fortes dentro do blocos são os dos vereadores Marcelo Evangelista e Paulinho Talegal.
O fato é: bloco legislativo será muito forte e é uma preocupação para o governo Rafael!
Porém, assim, se espera, que o G-6 não seja a nova versão do G-5.
Tomara que não!
Amplo apoio partidário...
Apoiando os 6 vereadores, vários partidos darão apoio e sustentação partidária ao referido bloco legislativo. O PMB, o PPS, o PMDB (de Júnior Mano), o PRB e o PV (Hélter/vereador Antonio Carlos) dão apoio político e partidário a tudo que decidir o bloco dos 6 vereadores.
Outros 2 vereadores podem vir...
Se o bloco partidário descambar para a oposição, há grandes possibilidades, já na eleição presidencial da Câmara, dos vereadores Teixeira (PDT) e Chiquinho Diogo, do PRTB, virem somar forças e apoiar o candidato do bloco, ou mesmo indicando o vice na chapa.
Tem outra coisa...
E vou dizer. Abre o olho, Washington Pedrosa!, tu pensas que sabe tudo de política, querendo ser o grande guru político do teu filho prefeito, a formação do bloco visa fortalecer o Poder Legislativo e torná-lo mais plural e participativo. 
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex vereadores do G-5?
É o novo...
Vereador das antigas lembrando que, em 1993, na Câmara, participou de um bloco parlamentar independente?
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário