Existe uma eterna confusão temporal e cronológica na cabeça do diretor presidente da Rádio Vale FM (103,3 e 95,1, nos próximos dias), Luiz Aguiar Vale -'mania de fazer bem feito'. Aguiar Vale continua achando que o distante ano de 1989, quando fundou a antiga Rádio Difusora (AM), é o mesmo que 2017 -ano em que fundou a Vale FM -cuja programação foi feita pelo eterno assessor radiofônico, Gélio Coelho
.
.
Por favor, quer explicar isso!
Tudo bem, vou explicar melhor.
É que, em 1989, quando Aguiar fundou a Rádio Difusora, na região existiam poucas rádios em nossa região. Se não estou enganado, existiam apenas as Rádios Educadora e Tupinambá (Sobral), a Macambira (Ipueiras), a Iracema (do Ipu) e a Super Vale do Rio Poty (hoje apenas Rádio Poty) -operando no meio rádio.
Hoje, não! Há uma explosão, um boom de vários rádios, antes e agora em 2017. Toda cidade hoje tem rádios. Temos a Vox e a Rádio Carnaúba (Ipueiras), vários rádios no Ipu, Crateús tem mais de 6 rádios, Tamboril tem duas (Feiticeiro FM e Acaraú FM), sem contar a Rádio Seara as comunitárias de Nova Russas, de Ipaporanga, de Monsenhor Tabosa, de Hidrolândia, entre outros municípios.
E todas essa rádios, na mesma região da Vale FM, possuem importantes programas de jornalismo bem mais populares e ouvidos do que o Jornal da Vale, sem desmerecer os apresentadores.
Os Jornais da Rádio Seara (Luís Augusto), da Vox (Max Weber), da Feiticeiro (Manuel Sales), da Acaraú FM (Gonçalinho Rodrigues), da Rádio Poty (Marcelo Chaves e Conegundes no Falando Francamente) são bem mais populares e ouvidos do que o Jornal da Vale FM.
_Onde queres chegar?
_Já cheguei!
Vale dizer que a Vale FM enfrenta uma grande concorrência jornalística de rádios na região para encontrar patrocinadores e patrocínios de prefeitos e da prefeituras, pois em cada cidade tem sua rádio (seja comercial, fundação ou comunitária), no tocante aos seus programas de jornalismo radiofônico -notadamente o Jornal da Vale FM -apresentado por Eduardo Santos e por Paulo Henrique.
Dos prefeitos da região, apenas o prefeito de Nova Russas, Dr. Rafael
, fez um contrato com a Vale FM e vem cumprindo em parte.
, fez um contrato com a Vale FM e vem cumprindo em parte.
O prefeito de Tamboril, Pedro Calixto, segundo o líder do PSDB, Fábio Seguros, não cumpriu as cláusulas contratuais com a Vale FM, talvez, o caso também da prefeita de Hidrolândia -Íris Martins.
Pedro Calixto e Íris, como prefeitos, deveriam saber que o contrato, o mela ou o toco da midia é para silenciar e não para falar bem, evitando que fatos graves da administração pública cheguem ao conhecimento do público, uma lição que Calixto e a Íris ainda não aprenderam sobre as relações do poder com a forte midia radiofônica.
O que eu penso é que o jornalismo da Vale FM tem que ser melhorado bastante para conquistar apoios comerciais fortes no comércio e nas prefeituras da região, caso contrário a Vale FM vai ficar sempre no vermelho, por conta de não realizar contratos financeiros comerciais com prefeituras dos nossos municípios.
O que fazer?
Em primeiro lugar. Contratar um craque do jornalismo radiofônico, que não tenha medo de nada, com uma Mesa da Verdade, tipo Rogério Palhano, para dividir a bancada com o Eduardo Santos e o Paulo Henrique, e descer o pau e rasgar o verbo contra alguns prefeitos da região, resistentes a fazer um contrato com a Vale FM.
E só o Rogério Palhano, pelo menos em nossa região, sabe fazer isso. Sabe bater e sabe bater até sangrar o gestor municipal, baseado em documentos, como já fez e faz em vários rádios (Poty, Iracema e outras). Ele seria capaz de buscar os contratos nas prefeituras ainda não feitos pelas atuais administrações.
Mais do que isso. Modernizar o jornalismo com links ao vivo de cada cidade da região, correspondentes em tempo real, debates e pautas mais quentes, vocabulário mais popular e mais agressivo, notícias que mexam com as populações da região e informações do doa a quem doer, quebre quem quebrar na via regional informativa.
É a fórmula para a Vale FM conseguir os contratos!
Programação da Vale é muito retrô...
O passado é muito forte na Vale FM. Nomes dos programas lembram os antigos programas da Rádio Difusora (Sertão Brasil, Nossa Terra), outros apenas o passado distante (Ê, Saudade). E o Energizando, aos domingos, é determinado pelas músicas da Jovem Guarda -movimento musical dos anos 60 e meados de 70.
Até parece que a Vale FM toca apenas as músicas que o Aguiar quer ouvir, basta ver que, muitas músicas tocadas no Ê Saudade, por ex., dos cantores Chico Alves, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Adoniram Barbosa, Noel Rosa, Agnaldo Temóteo, entre outros, são da época da juventude do diretor da Vale, Luiz Aguiar Vale.
Quero o Frutuoso na Vale...
O Frutuoso que eu quero como radialista profissional na Vale FM é o Frutuoso Amâncio, atual apresentador do programa Encontro com a Saudade: todo domingo, na Vox FM. Encontro da Saudade é o melhor programa sobre Jovem Guarda na região, e o Frutuoso sabe tudo sobre tal movimento musical -inclusive citando dados e fatos históricos dos cantores e da época.
Profissional muito bom como apresentador e na parte técnica. Frutuoso Amâncio conhece profundamente a Música Popular Brasileira e a Jovem Guarda, interage bem com os ouvintes, fala com BG no momento certo, fala bem e pronuncia corretamente os nomes dos cantores e as músicas de tal energia musical.
Oposição de Tamboril na Vale...
Fábio Seguros
, presidente do PSDB em Tamboril, e os vereadores de oposição à gestão Pedro Calixto, notadamente o Geovani do PT, estaria concedendo entrevista ao Jornal da Vale.
, presidente do PSDB em Tamboril, e os vereadores de oposição à gestão Pedro Calixto, notadamente o Geovani do PT, estaria concedendo entrevista ao Jornal da Vale.
Vão rasgar o verbo contra a gestão do prefeito Pedro Calixto, que vem passando por momentos ruins.
Imperdível!
Túnel do tempo...
Que fim levou o Carlinhos Moreira, ex apresentador do Jornal da Vale?
É o novo...
Sujeito lembrando que, nos anos 60, Aguiar veio morar em Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário