quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Artigo do Professor Tim sobre de repetir e padronizar seus comportamentos todos os dias.

Todos fazemos tudo sempre igual: padronização nos comportamentos humanos!
Prestou atenção: título acima é um pouco inspirado na num dos grandes sucessos musicais de Chico Buarque,durante a ditadur militar.
É a música Cotidiano, do Chico BuarqueResultado de imagem para fotos e imagens da música cotidiano chico buarque. Refletindo sobre o fato de fazermos e repetirmos as mesas coisas todos os dias.
Padronização dos comportamentos humanos.
O Jornal Nacional e a programação da Rede Globo segue o chamado padrão global: tudo igual todos os dias.
Maioria dos escritores segue um padrão na escrita. Os livros de Jorge Amado parecem repetir o mesmo enredo de Gabriela ou de Dona Flor&Seus dois maridos. Idem para os cineastas que repetem os enredos dos seus filmes, ou das novelistas na reprodução em série de suas novelas.
É uma tendência e uma prática humana a padronização.
A Igreja Católica repete o mesmo ritual da missa há mais de 2.000 anos. E o cerimonial dos presidentes dos Estados Unidos da America do Norte, desde George Washington, é o mesmo há cerca de 200 anos -início da República Presidencialista após guerra de independência.
Mais padrões. O estilo de pintura de Picasso era sempre o mesmo, idem para o advogado no tribunal e o juiz na sentença, para o jogador de futebol que segue um padrão futebolístico, do palhaço de circo sempre com as mesmas piadas prontas, para o arquiteto ou engenheiro padronizados etc.
É o padrão humano de acordo com a letra da canção de Chico Buarque:
"Todo dia ela faz tudo sempre igual".
________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário