segunda-feira, 25 de setembro de 2017

1º aulõ de etiquetas políticas e estratégias para diversas para políticos.

1º aulão de etiquetas e estratégias diversas para políticos!
Só se ensina a quem quer aprender, e o 1ª aulão de etiquetas e estratégias para políticos diversos (profissionais ou amadores) quer ensina com ter uma relação mais inteligente como os eleitores. Como conquistar para sempre os eleitores/as para seu projeto político de poder.
1ª estratégia. Na campanha eleitoral, seja um ator populista e o mais carismático. Abra o sorriso de orelha a orelhaResultado de imagem para fotos e imagens de políticos sorrindo, fale com todos, atenda os desejos subjetivos e individuais de cada eleitor. Ande em todas as casas, se, possível, indo onde o eleitor chamar, sabendo: se for na alcova ou no quarto de dormir, é para pedir alguma coisa.
Nas visitas e caminhadas, faça o seguinte. Leve dinheiro trocado (cédulas ou moedas de 1, 2 reais, 5 no máximo) sabendo onde cada bolso estão, porque vão pedir, especialmente os papudinhos e outros excluídos, para evitar que eles peçam 2 reais (que é o mais comum) e vou puxar do bolso uma cédula de 10 ou 50 reais.
Não deixe de falar e cumprimentar a todos, prometer como sempre empregos e privilégios para aquela família, mentir um pouco, elogiar-se a si próprio, não brigar por todos os votos da casa (se, numa casa tem 5 votos, e 3 querem votar em vc, aceite na hora), atendido pedidos urgentes etc.
Procure falar a língua e a linguagem de cada segmento social. Fale as palavras certas para os evangélicos (paz do senhor/bênção), para os católicos, para os empresários e para os comerciantes, para os trabalhadores urbanos e rurais, entre outros setores sociais.
Seja o pragmático dos pragmáticos, não se feche numa ideologia (burguesa/proletária), mas tenha um certo limite ético e moral dentro de uma linha relativamente coerente. Brigue o mínimo dentro e fora do seu grupo político, pois não é bom ter muitos inimigos na política.
Seja assistencialista, menos judicializante possível, diga sempre uma mensagem de otimismo, tente conquistar adversários e não transforme adversários em inimigos políticos, não faça retaliações e nem perseguições política (especialmente contra familiares dos seus desafetos, pois sangue é sangue!).
Dê o mela, o toco, a ponta de modo diferente e separado. Não dê o mesmo tanto às mesmas pessoas. Não trate as pessoas com igualdade absoluta -algo que só funciona nas teorias comunistas de Marx. Sem qualquer efeito na vida política prática dos nossos sistemas eleitorais.
Vá à maioria dos eventos cívicos, sociais e religiosos (quem não visto, não é lembrado!). Nas festas religiosas de maior ajuntamento humano, como as de padroeiros locais, carregue o andor sagrado do seu santo/a até o altar da igreja matriz, permitindo que seja fotografado ou filmado fazendo isso -depois distribuindo para as redes sociais e as midias diversas.
Tem mais. Não diga um não 'seco', ou seja, não seja duro em negar algo aos seus eleitores.
Espero que os políticos tenham gostado das dicas!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário