sábado, 30 de setembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim explicando Freud para todos os públicos.

Se nem Freud explica, vou explicar Freud para todos os públicos!!!
Considerado o psicanalista judeu (nascido na Áustria) mais famoso do mundo, Sigmund Freud, nas suas psicanálises dos neuroses e dos recalques humanos, até por ser o Papa da Psicanálise, ficou mundialmente por um mantra psicanalítico repetido à exaustão por todos: 
"Nem Freud explica"Resultado de imagem para fotos e imagens bizarras de freud!
Pois bem. Se Freud não explica a si próprio e nem aos muitos problemas da Humanidade, vou explicar didaticamente o que é a Psicanálise das neuroses, dos traumas, dos complexos e outros aspectos de Freud. f
Psicanalista doidão no divã psicanalítico cheio de cocaína e de maconha (também fumava muitos charutos)Resultado de imagem para fotos e imagens de Freud, inclusive foi acusado de indução ao suicídio por overdose contra a morfina do médico Von Marshow, Freud  foi um fundamentalista do psiquê associativo da falta de libido e de sexo com as loucuras humanas e as maiores doidiças dos 'gala seca', caso das neuroses das pessoas assexuadas ou sem atividade sexual fixa. 
Fosse hoje dia, defendendo tal tese psicanálise de associar falta de sexo com neuroses, Freud poderia ser preso e condenado por compulsão sexual e por outros crimes de natureza sexual.
Na questão do combate à falta de libido sexual, no divã freudiano, desprezando as religiões e o inconsciente coletivo, a Psicanálise de Freud tem sido:
Um campo clínico e método de investigação psíquica independente da psique humana independente da psicologia, psicanalizando os distúrbios neuróticos e as psicoses humanas.
Por razões assim, e também não apenas pelo aspecto sexual, Freud dividiu as neuroses em três tipos diferentes: 
Ansiedades (quando as pessoas são tomadas por sentimentos generalizados e persistentes de necessidades longamente frustradas); fobias [associação dos medos a certas situações, objetos etc.] e Obsessão compulsiva (repetição de idéias errôneas na mente: fechar a porta várias vezes, lavão as mãos o dia todo etc.].
Já as psicoses, neurótica da não sexualidade, ou não, foram divididas assim por Freud:
 a) Esquizofrenia - apatia emocional, carência de ambições, desorganização geral da personalidade, perda de interesse pela vida nas realizações pessoais e sociais. pensamento desorganizado, afeto superficial e inapropriado,riso insólito, bobice, infantilidade, hipocondria, delírios e alucinações transitórias.
b) Maníaco-depressiva – caracteriza-se por perturbações psíquicas duradouras e intensas, decorrentes de uma perda ou de situações externas traumáticas. O estado maníaco pode ser leve ou agudo. É assinalado por atividade e excitamento. Os maníacos são cheios de energia, inquietos, barulhentos, falam alto e têm idéias bizarras, uma após outra. O estado depressivo, ao contrário, caracteriza-se por inatividade e desalento. Seus sintomas são: pesar, tristeza, desânimo, falta de ação, crises de choro, perda de interesse pelo trabalho, por amigos e família, bem como por suas distrações habituais. Torna-se lento na fala, não dorme bem à noite, perde o apetite, pode ficar um tanto irritado e muito preocupado.
c) Paranóia – caracteriza-se sobretudo por ilusões fixas. É um sistema delirante. As ilusões de perseguição e de grandeza são mais duradouras do que na esquizofrenia paranoide. Os ressentimentos são profundos. É agressivo, egocêntrico e destruidor. Acredita que os fins justificam os meios e é incapaz de solicitar carinho. Não confia em ninguém
d) Psicose alcoólica – é habitualmente marcada por violenta intranqüilidade, acompanhada de alucinações de uma natureza aterradora.
e) Arteriosclerose Cerebral – evolui de um modo semelhante a demência senil. O endurecimento dos vasos cerebrais dá lugar a transtornos de irrigação sangüínea, as quais são causa de que partes isoladas do cérebro estejam mal abastecidas de sangue. 
Os sintomas são, formigamento nos braços e pernas, paralisias mais ou menos acentuadas, zumbidos no ouvido, transtorno de visão, perturbações da linguagem em forma de lentidão ou dificuldade da fala.
Freud e a Psicanálise apontam nos traumas e nas repressões infantis as causas principais da neuroses e das paranóias, podendo curá-las por meio da associação livre (cura pela palavra, falando todos os seus problemas no divã).
Divã de Freud que os neuróticos e paranóicos falariam sem parar em voz alta seus traumas e obsessões. 
Tratamento freudiano que deu certo com a neurótica e paranoica Anna O. Curada de suas neuroses e paranoias.
Portanto, psicanalizados ou não, a Psicanálise pode curar suas loucuras, taras e manias. Basta falar abertamente dos seus problemas na infância. Basta sentar no Divã.
Independente do psicanalista ser Freud, que já está morto há muito tempo e continua não explicando nadica de nada, ou não. 
A Psicanálise de Freud tem ainda muita serventia para vencer nossas neuroses e angústias.
Mas sem neuroses e perversões.

Estrutura e dinâmica da personalidade 

Freud imaginava a psique do ser humano como um sistema de energia: Cada pessoa é movida, segundo Freud, por uma quantidade limitada do que isso significa.

Se uma mulher ou um homem não puder dar vazão à sua energia pela sexualidade terá de fazê-lo por outro, como a atividade artística na sublimação: fazer croché, cantar no banheiro ou assistir a novela das 9 na Globo.

 Essa energia provém das pulsões chamadas incorretamente e tem  duas pulsões inatas: sexual e a agressiva. 

Essas duas pulsões opõem-se ao ideal da , por isso, precisam ser controladas através da educação, de forma que a energia gerada pelas pulsões não podem ser liberadas de maneira direta. O ser humano é, assim, sexual e agressivo por natureza, e a função da sociedade com seus controles (policial, jurídico, legal e outros) é amansar essas tendências naturais do homem. 

A situação de não poder dar vazão a essa energia gera no indivíduo um estado de tensão interna, dando busca de dar vazão à energia psíquica acumulada.

Id, Ego e Superego...
Definindo melhor o que seja Ego: parte da estrutura psicanalítica dos desejos biológicos e naturais de cada ser humano (defecar e urinar, fazer sexo, estuprar, roubar, matar,).
Já o Ego é a tentativa de se realizar tais desejos do inconsciente reprimido, buscando se uma brecha social e psicanalítica no famoso jeitinho de não ser pego nos crimes e nos delitos: fazer sexo e defecar no meio da rua, andar pelado, estuprar, praticar furtos, ver a Playboy em praça pública, urinar em avenidas movimentadas etc.
Já o Superego é a parte que a psicanálise, na formação do modelo estrutural da personalidade, a partir da introjeção dos valores morais e éticos dos pais e da sociedade puritana e conservadora, força o ego e o id a respeitarem os valores sociais, religiosos, policiais e jurídicos existentes.
É o controle repressivo e social, por meio de normas e de leis, e de outras repressões,  do Id e do Ego por meio das polícias, dos conselhos disciplinares, do Ministério Público e do Poder Judiciário, das forças armadas, dos professores caxias, dos pais durões e conservadores, das igrejas/religiões dogmáticas e puritanas, da imprensa sensacionalista, dos Códigos Penais etc.
Pequeno Dicionário Freudiano...
Repressão é o processo de afastamento para o inconsciente dos conflitos e frustrações, recalcando-os para o inconsciente.
Formação Reativa é ter desejos contrários aos seus impulsos verdadeiros, Projeção é jogar para os outros suas seus fracassos e desejos reprimidos, Regressão é voltar a comportamentos infantis, como comer merda.
Sublimação é trocar um desejo qualquer, como sexo, por uma atividade qualquer: fazer tricô ou croché imaginando que está transando com o Tom Cruise.
Fases do Desenvolvimento Psicossocial...
São três: Fase Oral, Fase Anal e Fálica, que é o  tripé da formação psicanalítica de qualquer ser humano, especialmente na 1ª infância.
A Fase Oral das pulsões pela boca se dá por vários tipos, explicando comportamentos presentes e futuros da criança e do futuro adulto. 
Criança não quer comer, pode simbolizar negatividades no futuro. 
A fase sádica-ativa, no nascimento dos dentes mordendo os peitos da mãe, revela uma pulsão agressiva de um futuro ditador ambivalente.
A segunda fase é aquela das pulsões dirigadas ao ânus, a partir de como a mãe trata das fezes da criança.
Criança muito protegida pela até mãe até no banheiro, pode simbolizar aí uma relação entre amor maternal e fezes.
Enquanto, no contrário, criança que caga muito e descontrolada, é própria de uma criança raivosa e que pode se tornar uma pessoa mal e avarenta, não defecando até como protesto.
Com relação às mães superprotetoras, a toda hora com cueiros de bostas, simboliza, assim, que aquela criança pode se tornar uma pessoas de múltiplos talentos e generosa.
Enquanto a fase fálica, das pulsões direcionadas ao falo (pênis), na castração do desejo sexual da criança masculina pela própria mãe, origem do Complexo de Édipo. Nasce do fato de não permitir que o filho rejeite o pai por não ter sexo com a mãe.
Freud e o Direito Positivado
Como viveu apenas no início do Século XX, Freud teria muitas dificuldades, em pleno Século XXI, por causa da normatização e leis extravagantes do presente século, 
Uma delas seria de que a criança já nasce sexualizada, poderia ser condenado pelo Poder Judiciário, a pedido dos Conselhos Tutelares, por crime de pedofilia. 
Outra condenação. Freud poderia ser condenado por associação ao tráfico, por conta do uso de maconha e de cocaína nas suas curas psicanalíticas, com base na Lei 8.663.
E poderia ser condenado pelo Conselho Federal de Medicina por exercício ilegal da medicina e de charlatanismo, no caso de suas curas psicanalíticas.
Explicando Complexo de Édipo...
Ocorre quando a criança masculina, com ciúme da mãe, tenta matar o próprio pai. Desejo de castração simbólica e psicológica da figura paterna, gerando tal distúrbio psíquico.
Só lembrando...
Será que Freud conseguiria explicar a paranoia policial? 
É o novo!
Novarussense lembrando que, em 1970, o boiscredo e o Piçoca só falavam em Freud?
Tem cada coisa...
Um indivíduo aqui de Nova Russas, ignorante, analfabeto de pai e de mãe, disse que ninguém podia discordar ou criticar Freud. Ora, bolas!
Vai tomar no cu...
Túnel do Tempo...
Que fim levaram a Maria Pé de Bode, a Zulmira Cerveja Quente, a 'Motor Batido' e suas loucuras, neuroses,  paranoias e transtornos obsessivos-compulsivos?
_______________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e estudioso da Psicanálise de Freud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário