terça-feira, 26 de setembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a Teoria do Muro de Júnior Mano e o G-6 sobre o governo Rafael!

'Teoria do Muro' entre ser ou não governo Rafael em Júnior Mano e no G-6!
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) sempre foi um partido tido como em cima do muro, indefinido no cenário político brasileiro. Partido que incorporou bem a 'Teoria do Muro' na política brasileira, sem se definir o lado que tomar e que é uma obrigação e dogma no político.
Não queria usar a mesma 'Teoria do Muro' em relação ao vice prefeito e Júnior Mano e o grupo legislativo que ele lidera na Câmara de Nova Russas. O G-6A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé. Formado por seis competentes vereadores, mas que até agora não disseram ao que veio e nem qual rumo tomar em relação ao governo Rafael.
Na própria formação inicial, quando se formou após reunião casa de Vice Júnior, e que tal bloco parlamentar foi o responsável pela aprovação das contas de governo do ex prefeito Marcos Alberto (aliado do grupo), o G-6 não tinha um propósito definido: ser governo ou oposição.
Nas justificativas de formação, apenas se dizia que era um bloco parlamentar para lutar e defender na Câmara projetos e iniciativas de interesse da população, mas ficando dentro da base parlamentar de sustentação do governo Rafael. Não rompendo com o atual prefeito.
Algo politicamente sem sentido algum.
Em bom português: vale debater criticamente mensagens e projetos do Executivo, mas deve se aprovar tudo que vier do Executivo. Uma no cravo e outra na ferradura. O famoso bate e assopra imperando como prática legislativa no importante G-6 de vereadores.
No que foi uma tática sem sentido algum, a, de, com 6 vereadores, pressionar a vereadora e presidente da Câmara, Socorrinha Holanda, para com seu voto Minerva, desempatar a eleição da Mesa Diretora, prevista para acontecer dia 10 dezembro, pela razão do outro grupo também ter 6 vereadores.
Socorrinha Holanda desempatou, mas para o outro grupo. Com a vinda dos vereadores Teixeira e Chiquinho Diogo + Denílson, Rejane, Izabel Moura e Adalberto Filho, garantem 6 votos chegando a 7 -com a adesão de Socorrinha a votar e eleger o futuro presidente de tal grupo.
Só muita ingenuidade do G-6 para achar que tal tática daria certo
Só isso bastaria para um possível rompimento do G-6 e do vice Júnior Mano, já que eles querem romper mesmo. Romper, mesmo, não querem. Caso contrário: teriam entregues os cargos e apadrinhamentos que possuem dentro da atual administração.
O próprio vice Júnior Mano tem que dizer publicamente o que une e o que não une sua personalidade em relação ao prefeito Dr. Rafael? O que ele tem de elogios e de críticas em relação ao atual governo? Que compromissos e promessas o Dr. Rafael não cumpriu em relação a ele?
Para bem informar, Júnior Mano tem posições e cargos no governo. Será que os secretários de Obras (Paulo Gleyber), de Planejamento (Antonio Luiz Mano, pai dele) e o Tio (Sebastião Mano) na Secretaria de Meio Ambiente, não foram indicações dele?
Possui, Júnior Mano, outros cargos, quantos indicou fora esses, na máquina municipal?
Perguntas que não querem calar!
Isso não quer dizer que Júnior Mano não tenha direito ou muito mais indicações, até porque, sem Júnior Mano, Dr. Rafael não teria sido eleito nem para inspetor de quarteirão. Júnior Mano foi a cabeça e o cérebro fundamentais da eleição municipal do jovem prefeito Rafael.
Outra coisa: é preciso dialogar com o prefeito Rafael. Explicar a ele o que tem de errado e de certo na administração. Chamar o feito à ordem e exigir mudanças nas secretarias. Não pode, por ex, o Rosismo, com poucos votos, ter duas secretarias importantes na atual gestão.
É isso que Júnior Mano tem que fazer. Usando a força dos seus 6 vereadores.
Ou faz isso, ou teria que romper.
Não para ficar sempre em cima do muro.
Política tem que ter lado: governo ou oposição!
Secretariado em três famílias...
Governo Rafael Pedrosa tem várias secretarias, mas apenas três famílias ocupam. Os Pedrosa estão na Ação Social (Érika), no Gabinete (Anderson) e nas Finanças (Washington). Os Mano estão no Planejamento (Antonio Luiz) e no Meio Ambiente/Desenvolvimento Econômico (Sebastião). E os Rosa estão na Agricultura e Educação, respectivamente, Chico Rosa e Totonho.
Estava coberto de razão...
Diferente do que informou o Professor Reginaldo Silva, de que o diretório municipal do PSB ficaria com Antonio Luiz Mano, a verdade é que, com a mudança estadual (saída de Odorico/vitória de Danilo Forte), será outro grupo político (podendo ser os Tavares) a ficarem a com a direção municipal do partido em Nova Russas.
Perguntar não ofende...
Quantos vereadores do G-6 vão votar em Júnior para Federal e Jeová para Estadual?
Túnel do tempo...
Que fim levaram algumas promessas eleitorais de Dr. Rafael e de Júnior Mano?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, foi formado o G-2 da Arena 2 em Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário