segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre o fantástico poder da água no imaginário humano.

O poder fantástico da água na vida humana e o eterno retorno ao líquido amniótico!
Melhor que a Terra se chamasse Planeta Água. Cerca de 71% da Terra é coberta por água em estado líquido e o nosso corpo (75%) de água nos músculos e de 95% no sangue, tem uma prevalência muito grande da água como fonte vida: H²o -fórmula genial hídrica.
Percentuais derivados dos 9 meses em que os fetos humanos ficam na vida boa do líquido amniótico (líquido amarelado na bolsa amniótica com várias funções, entre elas a de levar oxigênio ao cérebro). Humanizando, após o nascimento e na vida inteira, o imaginário do eterno retorno à vida boa do líquido amniótico.
A própria mitologia criou um Deus das águas dos mares e dos oceanos: PoseidonImagem relacionada. Antecessor das deusas sereias e de Iemanjá, que, na Umbanda, representa a Rainha-Deusa das águas, e do próprio ritual católico e evangélico de se batizar dentro de águas ou de pias batismais.
O Hinduísmo e seus milhões de deuses transformou o Ganges em rio sagrado para limpeza corporal e espiritual. No Budismo, também como crença asiática e oriental, pelo banho de ervas, chega-se ao Nirvana, talvez, assim, o banho de sal grosso nas praias brasileiras.
Isso se reflete nas grandes aglomerações humanas morando nas capitais litorâneas banhadas pelo mar (Fortaleza, Rio, New York) ou em cidades banhadas por rios e outras fontes de água no Brasil, nos vários continentes e nos vários recantos do Planeta Terra.
O medo das pessoas não terem água por perto, de não ficarem sem o líquido precioso, leva governos a gastarem grandes recursos para garantir o abastecimento de água: caso do quase meio bilhão de reais a ser gasto na construção da Barragem do Lago de Fronteiras.
Várias guerras, no Oriente Médio e na África, no atual momento, explodem pelo explosivo da briga por água ou pela falta dela, causando milhares de mortos. Fazem o extremo de envenenarem as águas dos inimigos, para que eles morram e não tenham o prazer de beber a água e voltar ao sentimento prazeroso do líquido amniótico.
O consagrado Guilherme Arantes é autor de uma música genial, Planeta Água, que começa assim:
"Água que nasce na fonte serena do mundo".
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário