sábado, 23 de setembro de 2017

Crônica do Blog Professor Tim: "Dr. Acácio e o vizinho curitibano"!

Crônica: Dr. Acácio e o vizinho curitibano!
Quem melhor escreveu crônicas e contos sobre Curitiba, a belíssima capital do Paraná embelezada pelo ex prefeito Jaime Lerner, foi o consagrado escritor Dalton Trevisan. 
Trevisan foi excelente cronista-contista em "Vampiro de Curitiba", ganhando vários prêmios nacionais (Prêmio Jabuti) e internacionais de Literatura pela obra consagrada a Curitiba.
Diferente das crônicas de Trevisan, a crônica acima, "Dr. Acácio e o vizinho curitibano", embora com alguém de Curitiba, não vou pedir para o Dalton Trevisan escrever. 
Preferi escrevê-la, pois aconteceu em Nova Russas. 
Caso das confusões, atos, fatos intolerantes de um vizinho curitibano contra o espaço territorial, urbanístico e ecológico da casa do prefeito de Nova Russas -Luís Acácio de Sousa, o Dr. Acácio.
Desde que resolveu reformar a casa vizinha do Dr. Acácio, há cerca de dois meses, o cidadão de Curitiba, não muito do diálogo e autoritário, sob o argumento das águas da casa do Acácio invadirem a sua residências, entre outras coisitas argumentativas, tem causado uma série de fatos negativos e atitudes perturbadoras contra o Dr. Acácio.
Numa ação totalmente radical contra o Dr. Acácio, e típico de um crime ambiental, o vizinho curitibano cortou os troncos de uma siriguela quase secular e só não foi além pela intervenção de um outro vizinho de Acácio
Lembrando que a siriguela cortada, cujos troncos mortos ficaram no chão, é fruto do amor da ex primeira dama de Nova Russas e esposa do Dr. Acácio, querida Antonia de Maria Castro Holanda Sousa, pelas plantas e pelas árvores nativas do semi-árido.
Ainda chegou ao ponto, de, sob o pretexto de dar um jeito no escoamento da água oriunda da casa de Dr. Acácio, talvez, sem um projeto de engenharia, mexer na estrutura interna da casa do Dr. Acácio -ato ilegal e violando o direito de propriedade, já que Acácio não autorizou, por colocar em risco a estrutura da casa pelas rachaduras.
Em outro fato de invasão do direito de propriedade, o vizinho curitibano chegou a cortar troncos de um pé siriguela, com várias décadas de existência -fruto do amor da ex primeira dama de Nova Russas, Antonia de Maria Castro Holanda Sousa (Toinha) com a natureza e com as plantas.
Não fica aí. Está erguendo um muro alto na lateral da casa do ex prefeito Acácio, tapando uma abertura para entrada na sala de de ar e de sol na sala de refeições da casa de Acácio, sem que houvesse qualquer autorização verbal ou escrita para tal. E até a água do Acácio foi cortada por ele.
Não vou nem falar que o cidadão curitibano seja um separatista (separar o Sul, onde nasceu, do Nordeste), ou que seja um intolerante ou radical que não dialoga, mas há por parte dele ações que em tal sentido, até porque o ex prefeito Acácio (um dos melhores prefeitos da nossa história), sempre um estadista de dialogar e do respeito às pessoas.
Não cabe aqui como cronista tomar partido em tal disputa de vizinhos, mas se existe um brigão, um mau vizinho confuseiro, um intransigente e intolerante, certamente, não é o Dr. Acácio, pois a história de vida dele, não só como como ex prefeito e como cidadão novarussense, não é de brigar ou de criar confusões com qualquer quem seja.
Não entendo tanta perseguição por parte do vizinho curitibano, até oriento que ele busque resolver tudo isso com base na conversa, na conciliação,no diálogo aberto e franco.
Até porque o Dr. Acácio sempre é e sempre foi uma pessoa do diálogo e da paz!
__________________________________________
Cronista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário