quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sugerindo um Jornal Seara voltado apenas ao público evangélico.

Sugiro que Luís Augusto apresente um Jornal Seara voltado apenas aos ouvintes evangélicos!
É regra básica fundamental nos melhores manuais de jornalismo: independência editorial, isenção nos fatos e imparcialidade diante das notícias e das informações.
Radialista e apresentador âncora do Jornal Seara, Luís Augusto, não faz mais isso.
Já fez em épocas passadas!
Teólogo por formação acadêmica (formado em Teologia) e convertido ao Senhor e Salvador Jesus (esperando sempre a 2ª Vinda de Cristo à Terra), e fazendo da Bíblia Sagrada -especialmente o Novo Testamento- sua principal leitura-, o competente radialista Luís AugustoA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área internaage sempre como um servo de Deus na apresentação do Jornal Seara.
Não poderia ser diferente. Luís Augusto acredita na palavra de Deus revelada (Bíblia) e utiliza os textos sagrados para comentar e analisar temas seculares, laico e profanos do mundo contemporâneo -dominado pelo pecado e pelas obras da carne de uma humanidade pecadora.
É com essa visão de um cristão ortodoxo e fundamentalista na defesa de Deus e de Jesus Cristo que Luís Augusto comenta sobre homossexualismo e direitos homoafetivos das comunidades LGBTT, ideologia de gênero nas escolas, governos bolivarianos e comunistas de Esquerda etc. etc.
Se está correto ou não, se está certo ou errado ninguém sabe, mas não se é jornalístico correto analisar fenômenos assim a partir de um ponto de vista de uma doutrina. A tese jornalística mais correta seria Luís Augusto não expor sua crença religiosa sobre tais assuntos.
Claro que grande parte da Humanidade, e isso está presente num certo imaginário de que os homossexuais não reproduzem e colocando em risco a própria existência da espécie pela não reprodução, mas a Bíblia sozinha não dá todas as respostas sobre esse teme e outros tão controversos e polêmicos da contemporaneidade.
Mas Luís Augusto não tem culpa. Hoje ele é um evangélico, crente convertido a uma crença em Jesus que virá à Terra para libertar a Humanidade dos pecados dos sodomitas, dos homossexuais, dos idólatras e de tantos outros que não se converterem para ganharem a salvação e o altar da glória.
Mas voltemos ao título acima: sugerir um Jornal Seara voltado apenas ao público, por quê?
Por esse e por vários motivos.
Outro seria a questão do Jornal Seara se adequar à Programação da Rádio Seara, que é totalmente de programas evangélicos (Algemas Quebradas, Fruto do Espírito, Uma vida a dois, o Amor Maior e outros)
Portanto, assim, um Jornal Seara apenas para o público evangélico seria o mais correto para os evangélicos continuarem sintonizados.
Outra coisa. A própria linguagem que Luís Augusto emprega nos comentários é bem bíblica. Usou a palavra 'avarento' para criticar um determinado prefeito da região que deu apenas 1º de aumento para os servidores. Disse que, em Tamboril, outro dia, estava caindo um verdadeiro dilúvio (termo bíblico do dilúvio de Noé, conforme Antigo Testamento); e chama sempre os militantes do PT de asseclas -que é também um termo religioso.
Durante uma ligação do ouvinte Aragão Neto (Ipueiras), defendendo a vinda de Cristo à Terra, Luís Augusto concordou com ele, e, citando trechos bíblicos, disse que, num piscar de olhos, poderia ser possível vir novamente Jesus Cristo para a Terra redimir os pecadores.
Tem outro detalhe. Maioria absoluta dos correspondentes do Jornal Seara são evangélicos: Assis Moreira (Crateús), Roberto Lira (Varjota), Cícero Maia, Cristiano Pereira (Ipu). Zilanda Pontes (apresentadora) e Luís Souza, repórter, são evangélicos na Igreja Cristã Evangélica.
#Agora uma pergunta: como seria o Jornal Seara apenas para o público evangélico?
Simples: seriam divulgadas apenas notícias e informações evangélicas: dias e horários dos cultos, entrevistas com pastores evangélicos da região, eventos nacionais e regionais da comunidade evangélica, datas históricas (Reforma e outros) dos irmãos evangélicos, entre outros#.
Quanto a Zilanda e Luis Souza? Zilanda cantaria salmos e louvores. E o Luís Souza leria versículos e capítulos da Bíblia, mas sem gaguejar.
Quanto a um nome para o Jornal Seara voltado apenas aos evangélicos, tenho uma sugestão:
Jornal do Amor Maior!
Jornal Seara: breve comentário...
Do começo ao fim, o Jornal Seara perdeu o sentido da crítica e da dialética jornalística. Tem quase uma hora de notícias oficiais do aparelho policial sobre violência urbana. Tem ainda as participações das assessorias de imprensa e das notícias oficiais das Prefeituras de Varjota e de Nova Russas.
E os comentários conservadores, reacionários e cristãos de Luís Augusto.
No final tem a boa notícia do dia: citação de trechos da Bíblia.
Não entendo como o Luís Augusto...
Quer exercer atividade jornalística no radiojornalismo se ele não participa ou muito pouco participa dos diversos eventos sociais, esportivos, religiosos, políticos, sindicais e empresariais de nossa cidade. Fica complicado para Luís Augusto fazer jornalismo assim, sem tomar conhecimento do que está acontecendo em nossa cidade.
Não é politicamente correto...
O Luís Augusto criticar as ditaduras dos governos bolivarianos e marxistas da América Latina, se, muitas vezes, o Jornal Seara pratica a ditadura da informação evangélica. Padres católicos, lideranças espíritas, pais e mães de santos não são entrevistados no Jornal Seara.
Tem uma visão fechada, dogmática e intolerante contra a Esquerda ou as Esquerdas, usando adjetivos pesados e errando nos conceitos
Chamar o governo Dilma de bolivariano ou comunista está totalmente sem sentido. Dilma era apenas uma feminista com forte visão estatizante.
Não tem nada a ver com bolivarianismo e comunismo -utopia da sociedade sem classes e sem Estado.
Errata...
Luís Augusto ficar chamando os entrevistados de senhor.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ouvintes do Jornal Seara, que nunca mais ligaram?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, Luís Augusto dividia a bancada com Moésio Loyola.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário