quinta-feira, 1 de março de 2018

Editorial do Blog Professor Tim lamentando profundamente a morte do herói e da maior liderança dos Direitos Humanos:Aírton Simeão!

Editorial da semana: morreu o herói, o grande lutador e a maior liderança dos Direitos Humanos de Nova Russas e da região: Aírton Simeão!
1º de março marca a pior data para as lutas da Cidadania e dos Direitos Humanos. Morreu hoje a grande liderança e o mais importante ativista dos Direitos Humanos de Nova Russas e da região: Antonio Aírton de Sousa SimeãoA imagem pode conter: 1 pessoa -nascido no dia 20 de maio de 1969 e fundador/atual presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
#Personalidade heroica, guerreiro do povo e um militante extremamente corajoso, mártir das lutas populares,  Aírton SimeãoA imagem pode conter: 1 pessoa, muitas vezes, colocou sua vida em risco para defender os direitos humanos dos pobres e dos excluídos. 
#Em 1990, na véspera do dia do município, sofreu um covarde atentado à bala. O então fascista delegado Maranguape, vinculado ao regime militar e acusado de graves violações aos direitos humanos, deu um tiro na sua perna, apenas porque Aírton Simeão foi à delegacia defender que ele não prendesse algumas crianças#.
Mas isso não o tirou das lutas pelos direitos humanos, fezfoi fortalecer ainda mais sua vontade de lutar por uma sociedade justa e humana pelos direitos fundamentais das pessoas, quando, em outras oportunidade, enfrentando diversas autoridades, fez garantir vários direitos negados.
Militância dos Direitos Humanos, que participei muito tempo ao seu lado de companheiro leal e de muito coragem, que ele começou nas Comunidades Eclesiais de Base (Ceb's) -sob o comando do Bispo de Crateús, Dom Fragoso.
Ao meu lado, do Andrezinho, do Francisco Félix, do Fransquinho, do professor Paulo Jorge entre outros, Aírton Simeão, com sua consciência política de Esquerda,  foi um dos fundadores do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B) -onde permaneceu por vários anos.
A mesma consciência, politização, que ele transformava em versos. Aírton Simeão foi um excelente poeta, como nos versos de Mandato Comprado:
___Amigo Nestor sinto muito não ajudá-lo de novo, mesmo eu tendo sido eleito não lhe devo mais favor;

___Como não cidadão, se eu com a mia foi em tu que nós vortou. 
___ Caro amigo companheiro me preste bem atenção , para você votar em nessa exisgiu-me uma bola e um par de chuteira; você não se deu valor preferiu vender o voto como se fosse brincadeira. A senhora sua mãe e seu pai Oliveira Bráz, mim pediram um pouco mais um trocado e um butijão de gás. Agora voces vem com ironia cobrando cidadania que mim venderam por uns dias. ( Poema de autoria do Airton Simeão, uma critica aos politiqueiros que vivem ilubridiando a população novarussense ).
Inteligente, criativo, sempre do diálogo e da boa conversa, Aírton Simeão sempre muitos amigos e muito querido por seus familiares. Seu irmão, Matias Simeão, no Facebook, lamentou profundamente a morte do seu querido irmão:
Dia triste para nós com ida de Ayrton Simeão, poderia tentar fazer vários questionamentos sobre essa sua ida, mais conhecendo o Deus que eu sirvo, entendo que nada sei sobre a vida e sobre a morte. Sei que a maior dor foi saber que quando lhe toquei com finalidade de sentir seu pulsar e não sentir. Isso me fez dizer aos que estavam ao redor que você pulsava. Uma tentativa de animar a todos. Tentei, juro que tentei alcançar a ajuda certa, esquecendo que você já tinha sido alcançado pela mão de Deus. Uma coisa eu tenho a certeza, nesse momento nossa mãe lhe abraça e lhe beija. Descanse em paz meu irmão!
A morte de Aírton Simeão, que era um irmão querido para todos nós, deixa um vazio muito grande nas lutas pela cidadania e pelos Direitos Humanos, mas deixou uma semente plantada nas lutas pelos direitos humanos para as futuras gerações.
...Deus levou a maior liderança, o herói e o mártir dos Direitos Humanos para o Céu formar uma legião de lutadores celestiais contra as injustiças sociais do capitalismo excludente no Céu e na Terra.
Fica com Deus para sempre, grande irmão e companheiro Aírton Simeão!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário