terça-feira, 20 de março de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre Lacan!

Uma textualidade pragmática sobre Lacan e o Lacanismo na Psicanálise!
Nascido Jacques Marie Lacan, não foi o Pai da Psicanálise, como Freud, mas ao mesmo tempo em que defendeu conceitos freudianos e psicanalíticos, renovou e introduziu novos conceitos e novos paradigmas na sua visão profunda psicanalítica.
#Mesmo fã de Freud, Lacan renovou conceitos e deu novas interpretações a antigos conceitos freudianos: chistes e atos falhos do inconsciente, complexo de Édipo, castração etc. etc#.
Fez isso introduzindo conhecimentos da sociologia, da filosofia, da dialética hegeliana, dos vários campos de linguagem, da metafísica, dos ramos psicológicos diversos na análise humana: desde o nascimento até outras fases da vida.
Sobre as três ordens da psicanálise (tripé psicanalítico), o psicanalista LacanResultado de imagem para fotos e imagens de lacan, sobre o imaginário, o simbólico e o real, destaca o Estado do Espelho. 
Formação básica, segundo Lacan do inconsciente e do ego.
Nascendo o desejo pelo desejo do outro (outreidade), sendo que a realização plena do instinto biológico, faz com que você incorpore funções ideológicas, teológicas, filosóficas e diversas: alteridade.
O desejo do outro pode ou não satisfazer seu ego de satisfazer todos os desejos reprimidos e do inconsciente do seu ego.
Sobre a teoria do sujeito, é radical. Disse que o sujeito (individualmente) é o lugar do vazio. Ou seja: o sujeito (ou pessoa) singular, individual, egoísta, sem pertencer a um grupo, a uma classe ou coletivo, é o nada.
Pedro é apenas. Agora Pedro é um sindicalista, Pedro é o padre da paróquia, muda o sentido. Passa a ter um novo significado nos conceitos do consciente e do inconsciente.
O nó borromeano da tripartição psicanalítica do real, do simbólico e do imaginários, tidos como assim, a linguagem com signos e atos falhos, representa um conceito vital em Lacan.
Ou o inconsciente é estruturado como uma linguagem ou várias linguagens presentes na Humanidade e suas variantes: dialética, sociológica, matemática, ideológica, patriarcal etc.
Sendo que o significante é a parte material do signo linguístico: sirene das viaturas policiais, o som de uma palavra, o apito da fábrica, a buzina do estresse nas grandes vias urbanas lotadas de carros etc.
Ampliando seus linguístico a partir de Saussurre, Lacan fez uma revolução psicanalítica de vários aspectos.
Foraclusão-do-nome-do-pai, pela castração simbólica do prazer pela mãe, pelo falo narcisista, a criança começa a construir sua masculinidade e a rejeitar a feminilidade e outros traços da linguagem materna.
Conceitos e mais conceitos em Lacan, um gênio da psicanálise, que podem explicar temos reais: pedofilia e incesto, homossexualismo; recalques e complexos, imaginários coletivos, simbolismos sociais repressivos, moral religiosa, masculinidade e machismo nas relações.
Viva Lacan e o Lacanismo!
_____________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário