quinta-feira, 26 de abril de 2018

Artigo do Blog Professor Tim explicando como o senador Tasso monta chapa majoritárias e elege governadores!

Vou revelar agora como o senador Tasso monta chapas majoritárias e elege governadores do Ceará!
A revelação é inédita. 
Vou revelar pela 1ª vez na blogosfera como o hoje senador Tasso Jereissati (PSDB), desde 1986, quando se elegeu governador do Ceará pela 1ª vez e líder máximo da política cearense, monta chapa majoritárias (governador, vice, senador) e elegeu a maioria dos governadores.
Começo pela eleição de 1986. Tasso Jereissati (espertamente)Imagem relacionada se filiou ao PMDB e colocou o peemedebista histórico, Castelo de Castro, como seu vice governador.  
As duas vagas de Senador também foram do PMDB: Mauro Benevides e Cid Carvalho -ambos eleitos na loucura eleitoral e oportunista do Plano Cruzado do Sarney.
Em 1990, Tasso (agora filiado ao PSDB) foi o principal responsável pela vitória de Ciro Gomes para o governo do Ceará -filiado também ao PSDB. O vice foi Lúcio Alcântara -estratégia de Ciro e de Tasso para cooptar alguém da oposição e fortalecer seu grupo político.
Com a força do Plano Real, Tasso foi eleito (1994) governador pela 2ª vez e o seu vice foi Moroni Torgan -delegado da Polícia Federal e secretário de Segurança, dentro da estratégia dele de manter um vice especialista da área de segurança pública.
Fortalecido com um governo bem avaliado e pela força de Fernando Henrique, Tasso se elegeu pela terceira vez numa chapa puro sangue: o vice dele foi o sócio de extrema confiança: Beny Veras, parceiros empresariais no CIC.
Já a chapa majoritária foi bem no sentido da dominação de Tasso e dos FG na política cearense, desde 1986. O governador eleito foi Lúcio Alcântara, que era oposição a ele e ligado aos coronéis derrotados em 1986, com um vice do CIC e da extrema confiança de Tasso:Sérgio Machado, o famoso 'Sérgio Mala Preta' -hoje em prisão domiciliar.
Enquanto os dois senadores eleitos foram frutos da aliança Tassista-Ferreira Gomes:Tasso e a Patrícia Saboia -ex mulher de Ciro e cunhada de Cid, hoje no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Como o objetivo de Tasso e de Ciro era dar apenas um mandato para Lúcio e depois queimá-lo, os dois resolveram apoiar, em 2006,  Cid Ferreira GomesResultado de imagem para fotos e imagens de Tasso jereissati contra a reeleição de Lúcio.
Tasso, mesmo no PSDB de Lúcio, apoiou Cid do PPS com um vice do PT -começo da cooptação do PT e da prefeita Luizianne -começando a ser uma liderança emergente, precisando ser barrada e cooptada.
E o Senador eleito foi o "comunista" Inácio Arruda, do PC do B, que, em 1986, apoiou o galelo para o governo do Ceará. Inácio foi cooptado para depois ser destruído politicamente, como de fato aconteceu.
2010 foi a derrota de Tasso para o Senado, perdendo a vaga para Pimentel e para Eunício, apoiado por Cid Gomes: governador reeleito. Culpa do Tasso. Lançou Marcos Cals apenas para favorecer a eleição de Cid.
Ganhou a vaga de Senador em 2014, ajudado pelos FG -colocaram Mauro Filho como 'bucha'. Camilo foi eleito com uma pessoa de extrema confiança dos FG na vice: Izolda Cela.
E 2018, como será?
Tasso pode ser candidato, pode apoiar o Domingos Filho ou lançar um general para o governo. Dizem que poderia também indicar a vice(empresário do CIC/FIEC) e uma das duas vagas do Senado Federal.
Resumo da ópera. Tasso sempre quer ser governador ou eleger governadores, sempre traz alguém da oposição para 1 mandato apenas no Palácio da Abolição com um vice de sua confiança, elege sempre senadores empresários etc.
É assim que Tasso monta as chapas e elege os governadores!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário