quarta-feira, 23 de maio de 2018

1º Aulão de Ciência Política para o presidenciável Ciro Gomes!

1º Aulão de Ciência Política para Ciro Gomes!
Tem muito sentido postar agora e é politicamente correto o 1º aulão de ciência política para Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República e de outros partidos políticos, até pelo bom momento de sua candidatura após prisão de Lula e algumas candidaturas presidenciais que ainda não decolaram.
Ciro GomesA imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Luis Acácio de Sousa, pessoas sorrindoé um excelente orador, político profissional, preparado intelectualmente e com grande experiência administrativa, mas Ciro continua cometendo alguns erros políticos por sua arrogância, prepotência e não ter humildade em muitos momentos políticos de sua biografia política.
Um erro grave foi não ter ido ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC solidarizar-se com o ex presidente Lula, após decretação de sua prisão política pelo juiz Sérgio Moro. Se tivesse ido, Ciro poderia ter conquistado mais ainda a simpatia pessoal de Lula para ele, como chefe maior do PT, pedir aos petistas apoiarem sua candidatura presidencial.
Mais um erro. Ciro silencia diante do estado de exceção nos processos judiciais chefiados pelo juiz Moro. Não que ele critique algumas decisões corretas do juiz Moro na Lava Jato, em mandar prender corruptos. Não é isso! O que Ciro deveria criticar são certos fascismos judiciais de Moro, violando garantias fundamentais como as do ex presidente Lula.
Agora um erro político gravíssimo. Ciro ficar chamando o PMDB de quadrilha. Ora bolas! o PMDB é um partido político conservador e direitista como muitos outros da vida partidária brasileira. Tem corruptos e quadrilheiros como existem em vários partidos políticos.
Vem cá, Ciro! Você venceu a eleição deputado estadual pelo PMDB e seu irmão, Cid, foi eleito e reeleito governador do Ceará, com apoio do PMDB do senador Eunício Oliveira. Quer dizer: PMDB do Ceará não é PMDB? Veio de Marte? Uma ficção? 
Ciro Gomes está com as respostas a dar aos peemedebistas e não peemedebistas.
Revela e passa sempre uma imagem de puritano político de uma seita política. Trata os adversários e inimigos políticos como se fossem pecadores. Precisando sempre de um castigo para depois eles se penitenciarem e pedirem perdão, como agora fez Domingos Filho -um perseguido político dele e que teve seu TCM extinto.
Mais um. Ciro não pode dizer ficar assumindo uma posição pública e ideológica de que é um nacionalista-trabalhista-brizolista roxo. Não tem sentido! 
Quando ministro da Fazenda de Itamar, Ciro deu continuidade ao projeto neoliberal e a mesma política macroeconômica de FHC: juros altos, pagamento da dívida pública, paridade cambial, recessão etc.
Quando era governador do Ceará, não cumpriu nada do trabalhismo de Brizola e de Getúlio. Salários dos professores foram achatados e os médicos eram ironizados netativamente: 
"iguais a sal: branco, baratos e tem em toda esquina".
O que ele não fez, deveria fazer. Que é de sair de um certo provincialismo sobralense ou cearense, de querer fazer da Izolda Cela sua Ministra da Educação e o economista Mauro como seu principal guru econômico e futuro ministro da Fazenda, caso seja eleito presidente.
Sei do potencial político na disputa presidencial de Ciro, podendo até ser eleito, mas ele tem que corrigir seus erros. Espero que ele leia o 1º Aulão de Ciência Política feito especialmente para ele.
E que Ciro tire boas conclusões e corrija os erros!
___________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário