quarta-feira, 23 de maio de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre a busca humana pelo eterno retorno do Homem ao Jardim do Éden!

Uma tese bíblica e antropológica: A busca tecnológica do eterno retorno do Homem ao Jardim do Éden!
Está em Gênesis. Adão e Eva, após comerem o fruto proibido da Árvore do Conhecimento, como castigo divino foram expulsos do Jardim do Éden -paraíso terrestre de leite e de mel, do ar mais puro, das frutas caindo sozinho na boca deles e onde ninguém precisa trabalhar e ganhar seu sustento com o suor do próprio rosto.
O inconsciente humano, derivado de tal imaginário contrário à expulsão de Adão e de Eva do Jardim do ÉdenImagem relacionada, buscam sempre o eterno retorno ao Jardim do Éden e sua vida feliz no paraíso criado por Deus na Terra. Eterno retorno é feito e trabalhado de várias maneiras pelos humanos.
A tecnologia e a razão instrumental tecnológica é uma das formas de restabelecer o Jardim do Éden. Máquinas e robôs já começam a fazer quase todas as atividades humanas. Grandes e modernas máquinas agrícolas produzem alimentos e colocam diretamente nas mesas e nas bocas dos consumidores.
Centrais de ar condicionado estão recriando o mesmo clima do Jardim do Éden. Carros estão sendo fabricados com modernos recursos tecnológicos, até com GPS e nem precisando de motoristas para dirigi-los -podendo até dormir e tirar uma soneca dentro deles.
Nas fábricas e nas indústrias, as linhas de produção pela revolução fordista-toyotista produzem mercadorias e produtos diversos com pouca mão de obra operária e trabalhadora. Fato que, segundo Karl Marx, aumenta muito a Mais Valia Relativa e Absoluta nas relações capital-trabalho.
Só que esse novo Jardim do Éden fabricado pela tecnologia, que está no imaginário humano, beneficia apenas alguns poucos empresários e industriais da grande burguesia.
Totalmente diferente da época de Adão e de Eva!
___________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário