domingo, 3 de junho de 2018

Artigo do Blog Profesor Tim buscando as origens de todos os preconceitos!

Buscando as origens teológicas, biológicas, antropológicas dos preconceitos e exclusões de grupos sociais nas sociedade humanas!
Mesmo que se diga: só tenho preconceitos de não ter preconceitos!
Nem sempre isso é verdade.
Preconceitos existem nas sociedade humanas: seja na Europa ou nas Américas.
Mas aqui não vou apenas exemplificar os preconceitos de todas as formas contra grupos sociais diversos. Não, diz-me não apenas! 
Vou explicá-los buscando a Teologia, a Antropologia, a Biologia e até mesmo o empirismo prático.
Os preconceitos contra os gays e lésbicas derivam de um medo ancestral do Homem da espécie humana ser extinta por meio da não reprodução da espécie, desde Gênesis: Livro da Criação da Terra por Deus.
É o que fez e criou o forte preconceito, mortal muitas vezes, contra os homossexuais [em geral até assassinando pela homofobia]Resultado de imagem para fotos e imagens de preconceitos pelo fato de suas relações homoeróticas não reproduzirem a espécie humana. Dois homens e duas mulheres na cama, dizem, não fazem mais do produzirem fezes e sabão, e não filhos ou pessoas.
Algo parecido com o não menos forte preconceito contra mulheres que nunca casaram ou nunca tiveram filhos, ou as famosas 'coroas ou titias' (acima dos 30 anos). Sempre vistas com preconceito e sofrendo forte discriminação social e cultural, pelo fato de nunca terem filhos e responsáveis, assim, pela não reprodução da espécie.
A biologia, sobre as mesmas coroas ou moças velhas, mostra vários exemplos. No meio animal de vacas, de cabras ou leoas velhas (do mijo frio) rejeitadas pelos homens, pelo fato de não mais gerarem filhotes. 
Algo que, para os animais masculinos é um fato imperdoável, dado, que, pela grande quantidade de espermas a derramar, os machos (de todas as espécies animais) querem sempre fabricar mais e mais filhos.
A Igreja Católica, buscando na Teologia e na biologia evolutiva, derivando, disso, a Antropologia Normativa Ontogenético, codificou no Código Canônico, como fator proibitivo do casamento, o fato dos casais estéreis. Explicando melhor: casais não reprodutivos, que não vão gerar filhos nos casamentos, não podem casar de forma alguma no altar da Igreja Católica.
Outro grupo social a sofrer preconceito é dos gordos. Dever ser pela gula, um dos 7 pecados capitais determinados pelas religiões cristas. Deve ter outros sentidos e objetivos, mas a gula entra como principal determinação preconceituosa humana contra os gordos ou obesos -aquele que sempre estão brigando com a balança.
"Mais fácil um camelo entrar num buraco da agulha do que um rico entrar no Céu", está assim, sempre sempre repetido, tal mantra do catolicismo existente nas santas escrituras. DNA do forte preconceito contra os ricos, as elites e burguesia fedorenta cantada em prosa e verso pelo genial cantor Cazuza -morto de AIDS.
Pelo fato do Homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, o perfeito e sem defeitos Criador do Céu e da Terra, é o que construiu o forte preconceito contra as pessoas deficientes. As pessoas com deficiência, num certa visão teológica e religiosa, estariam pagando carmas por serem seres não evoluídos.
Nunca mais diga: só tenho preconceitos de não ter preconceitos.
Mas é preciso descobrir as causas dos meus preconceitos.
Para, assim, não ter mais preconceitos!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário