terça-feira, 5 de junho de 2018

Genial doutrinador José Matos, uma das maiores inteligências espíritas do Brasil, tem o espaço que quiser em meu Blog. "Não se entregue ao abandono" é mais um ótimo texto dele que tenho a honra de postar.

NÃO SE ENTREGUE AO ABANDONO.
Pessoas que foram mimadas ou humilhadas na infância, em certos casos, são pouco resistentes às adversidades da vida, revoltando-se, abandonando-se, viciando-se ou suicidando-se. Os mimados tendem a reagir com agressividade ou chantagem porque acham que tudo se resolve com dinheiro ou violência. Os humilhados podem entregar-se, embora em muitos casos, reajam e vençam na vida. Entretanto, é preciso entender que cada um nasce, vive num meio adequado, e passa por situações necessárias ao desenvolvimento do amor e sabedoria, patrimônios imperecíveis que nos fortalecem para superarmos às adversidades, e que carregaremos pra sempre, sem os quais, a vida torna-se vazia.
Muitos pais, equivocadamente, humilham seus filhos pensando que desta maneira possam mexer com seus brios para desenvolverem amor próprio e vencerem na vida. Em alguns casos raros isso funciona. Na maioria, os filhos acreditam na humilhação e não se desenvolvem, abandonando-se. A vontade de viver e vencer precisa ser estimulada sempre para fortalecer-se. Dificuldades são desafios e cada um as tem de acordo com sua necessidade de evolução. Quanto mais desânimo, mais ignorância, mais necessidade de sabedoria e fortalecimento. Outros pais, superprotegem seus filhos, fazendo tudo por eles, inclusive as tarefas da escola, então, na vida adulta, qualquer empecilho será visto como uma calamidade. Qualquer briguinha no casamento, separam-se. No emprego, pedem demissão. Com os amigos, fazem beicinho e se afastam.
Assuma o comando da sua vida. Faça um inventário do seu passado. Veja onde você é fraco. Livre-se dos maus exemplos e dos maus ensinamentos, e faça a sua própria educação. Você é o dono do seu destino, e ele deve ser feito e refeito constantemente. Ninguém está aqui para satisfazer seus desejos e seus caprichos. Você não conseguirá tudo o que deseja, mas se confiar que há uma programação existencial para a sua vida, verá os fracassos como ensinamentos e não como frustrações.
" NÃO CHORES, MEU FILHO; NÃO CHORES, QUE A VIDA É LUTA RENHIDA QUE OS FORTES, OS BRAVOS SÓ PODE EXALTAR".
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo José Matos Matos, área interna - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário