segunda-feira, 16 de julho de 2018

1º Aulão Tributário do Blog Professor Tim sobre porque pagamos tantos impostos!

1º Aulão Tributário explicando porque os brasileiros pagam tantos impostos!
Maioria dos meus aulões foram políticos. 
Esse é o 1º Aulão que faço sobre a grande carga tributária. Será bem didático para explicar bem melhor porque os brasileiros/as pagam tantos impostos, taxas e outros tributosImagem relacionada.
Brasil tem um das maiores cargas tributárias do mundo ocidental. Acredita-se a existência de cerca de 60 impostos: diretos/indiretos.
Os chamados Impostos sobre a Renda, o mais conhecido é o Imposto de Renda (Pessoa Física/Pessoa Jurídica -anual e direto na tributação dos salários e das rendas dos trabalhadores e das classes médias. Outro não menos famoso é o Imposto sobre Operações Financeiras -cobrado diretamente dos clientes em operações bancárias.
Nos Impostos outros sobre o patrimônio e o consumo, há vários outros (federais/estaduais): IPI, cobrado das indústrias sobre produtos industriais; ICMS, a respeito da circulação de mercadorias e serviços; IPVA (sobre veículos automotores), ITR (sobre a Propriedade Rural); e as contribuições/fundos: CSLL, FGTS, Cide/CofinsResultado de imagem para fotos e imagens dos impostos no Brasil etc.
E os impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI etc.
Povo brasileiro tem trabalhar gratuitamente cerca de 153 dias só para impostos, taxas e outros aspectos tributários.
Mas para onde vai tanto dinheiro arrecadado dos impostos?
É o que vamos tentar explicar.
Não é só para os bolsos dos políticos de Brasília (deputados federais, senadores), como repete sempre boa parte da nossa imprensa.
Grande parte dos impostos fica na União (governo federal) para pagar serviços/juros/amortizações da dívida pública (interna/externa). Outra parte do dinheiro dos impostos vai tapar os buracos da sonegação fiscal/tributária das grandes empresas, dos bancos e das multinacionais mais ladronas dos países imperialistas.
Pior: dinheiro dos impostos não voltam em investimentos para o povo brasileiros. A nossa saúde sempre na UTI, as rodovias cheias de buracos, a educação vivendo de migalhas, a segurança pública na insegurança, esporte e cultura sempre sem nada.
Isso é tão revoltante que o cantor Djavan em sua música Imposto, expressou sua revolta contra tantos impostos.
Reforma tributária já no Brasil.
Basta de pagar tantos impostos!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário