sexta-feira, 20 de julho de 2018

1º Ensaio-Dissertação do Blog Professor Tim sobre Antropologia!

1º Ensaio-Dissertação sobre Antropologia para antropólogos ou não!
Foi de Levi-Strauss, o antropólogo-mítico de "O Pensamento Selvagem", uma frase marcante sobre o que seja e o que fosse a famosa Antropologia:
"O Antropólogo é o astrônomo das ciências sociais e o mais profundo observador da evolução da espécie humana".
Se a frase de Strauss não foi suficiente para você aprender o que seja AntropologiaResultado de imagem para frases sobre antropologia, vamos ao seu conceito:
É a ciência social que que estuda a origem, a evolução do Homem desde os primórdios da existência humana, quando éramos quase macacos até a fase contemporânea..
Está dividida em vários ramos: Antropologia Física, Antropologia Cultural, Antropologia Funcionalista, Antropologia Aplicada, Antropologia Social etc.
Por Antropologia Física/Biológica, a Antropologia busca saber as diferenças (evolutivas) físicas entre o Homo Erectus até o Homo Sapiens Sapiens. Estudando as mudanças na cor da pele de um africano e de um japonês, as resistências de cada tipo humano a diversos climas, o tamanho do cérebro, os modos de fazer sexo etecétera e tal.
O mesmo ramo antropológico pode dizer porque as mulheres pobres possuem os peitos bem separados, diferente dos peitos mais juntos das mulheres brancas. Pela questão do trabalho braçal muito forte.
Já a Antropologia CulturalResultado de imagem para fotos e imagens da antropologiaé a parte antropológica do estudo de tudo aquilo que o Homem inventou e fabricou contra a metafísica: religiões, artes, esportes, jogos, as roupas,  entre outros.
Enquanto a Antropologia Funcionalista, por ex., se fosse aplicada em Nova Russas, diria porque o "Homo Novarussensus" tem tanta devoção por Nossa Senhora das Graças, sendo assim, um traço do mito da Grande Mãe dos Céus ajudando o povo local a viver bem melhor em todos os sentidos.
Ou: a arte do croché local sendo importante para a nossa política ser tão complexa.
E uma outra. A Antropologia Aplicada. Estudo antropológico orientador de como algumas etnias podem ser integradas ao macrocosmo social.
Por Antropologia Social: estudo dos conceitos, dos fatos culturais e humanos enraizados na estrutura e na dinâmica da sociedade.
Mito da Antropologia Conservadora...
Não muito diferente das outras ciências iluministas e sob base positivista, com Nina Rodrigues e outros antropólogos conservadores, criou-se a figura monstruosa do bandido nato.
Tendo um determinado formato de cérebro, possuindo determinadas características físicas e psicológicas, com um tipo físico caracterizado para a natureza criminosa nata.
Isso influenciou o Positivismo Criminal de Lombroso.
Outro mito mentiroso...
Da Antropologia feita no Brasil pela direita antropológica. De que nossos índios são preguiçosos e não querem trabalhar de forma alguma, possuindo um corpo sedentário a não trabalhar.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os originais de "O Povo Brasileiro", ensaio antropológico de Darcy Ribeiro?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, esteve em Paris conversando com os melhores antropólogos do mundo.
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário