terça-feira, 3 de julho de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre a regressão selvagem do "Homem urbano civilizado".

Eterno imaginário da regressão bárbara das selvas africanas pelo Homem moderno das grandes metrópoles!
Falei imaginário, mas o mais correto é arquétipo como bem definiu Jung, na Psicanálise/psicologia dos arquétipos. 
O medo da morte na regressão bárbara das selvas africanas primitivas é o arquétipo mais presente e fixo nas mentes humanas do chamado Homem civilizado vivendo nas grandes metrópoles presente em muitas de suas ações diárias e cotidianas de suas razões de viver em perigo.
O fato mais concreto de tal arquétipo está no fato do Homem metropolitano viver atrepado em altos edifícios (arranhas céu)Imagem relacionada como um retorno às copas das árvores gigantes das selvas africanas ou amazônicas, sob o medo de outros animais.
Ficar bem alto em seus edifícios para se livrar da guerra de todos contra todos das selvas urbanas cada vez mais violentas e sanguinárias.
Não é só mais mais bem no alto dos seus apartamentos feitos gaiolas. Mas viver sob um forte aparato de segurança formado por cercas elétricas, seguranças armados, câmeras 360º graus vigiando a tudo e a todos, cães rottweiller para morder e matar quem invadir aquele espaço paranoico da regressão selvagem humana.
Outro fator do arquétipo do eterno retorno selvagem está no medo de se aproximar do outro. O medo de que o outro seja um animal selvagem que venha lhe matar. Fenômeno criativo de um isolamento absoluto de grupos ou subgrupos de outros agrupamentos humanos como também se fazia nos tempos bárbaros e primitivos da selvageria.
A forma de comunicação na selvageria urbana é a mesma da selvageria animal. Apenas uivos, sussurros, gestos animalescos. Eliminado-se a linguagem racional humana em tal forma absoluta de barbárie e selvageria. Uma comunicação mais próxima de uma cobra cascavel ou de um porco do mato do que de falar entre humanos.
Outras formas de selvagerias estão nos milhares de assassinatos, nos consumos de drogas feitas de plantas, nas teorias das manadas dominadas dos selvagens urbanos dominados por um líder selvagem, nas grandes concentrações humanas feitas formigueiros e na convivência com ratos e baratas urbanas etc.
Eternizando o mito selvagem do Homem urbano!
_________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário