segunda-feira, 2 de julho de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre aspectos culturais e gerais do México.

Tão longe de Deus e tão perto dos EUA: resumão de informações sobre o México derrotado pelo Brasil!
Oficialmente Estados Unidos Mexicanos, O México fica na América do Norte (fronteira com os EUA), cuja boa parte do seu território foi roubado pelos Estados Unidos: Texas, Califórnia, entre outros. 
Sua população é de 120 milhões de habitantes (90% católicos), tem no peso mexicano sua moeda nacional e faz parte da Zona de Livre Comércio (NAFTA) com os EUA e o Canadá.
No passado o MéxicoImagem relacionada fez parte do chamado Império Azteca e da Mesoamerica (Pré-Colombiana) de povos indígenas desenvolvidos até a invasão de tropas da Espanha, em 1521, iniciando uma brutal colonização mexicana até 1821 -data em o revolucionário Miguel Hidalgo libertou o México do jugo e da exploração do império Espanhol.
Mas as marcas da colonização espanhola ficaram para sempre. Vários templos Azteca foram destruídos e construídas igrejas e prédios do governo espanhol, com o objetivo de matar a cultura indígena mesoamericana. Isso ocorreu profundamente no período colonial e no próprio vice reinado da Nova Espanha, como o México era conhecido antes da sua libertação.
Foi no território mexicano que Benito Juarez estabeleceu a 1ª Reforma Agrária e o início da chamada Revolução Mexicana. O problema é que a revolução mexicana se transformou num movimento político conservador sob o domínio da corrupção política do Partido Revolucionário Institucional -cujo presidente atual é Penã Neto.
Há uma grande chances da Esquerda do México ganhar a eleição com Miguel Lopez Obrador, do Partido Morena, possa se eleger o novo presidente mexicano em eleições presidenciais brevemente. Acabando novamente com a hegemonia do PRI e podendo acabar com o servilismo mexicano em relação ao gigante Norte-Americano tão próximo.
Mas o México continua muito distante do Deus do Cristianismo.
E mais longe ainda da Copa da Rússia!
Principais símbolos culturais mexicanos...
O México tem uma rica cultura variada de diversos povos miscigenados. A cidade Azteca de Tenochtitlán é uma delas, verdadeira pirâmide lunar e celestial.
Os Mariachi, músicos de grande instrumentalidade das músicas mexicanas de saudade, são grandes talentos culturais mexicanos.
Explicando a bandeira do México...
É uma bandeira tricolor de três cores bem representativasResultado de imagem para fotos e imagens do México. O verde é a Independência da Espanha, o vermelho simboliza a união dos europeus com os indígenas; e o branco e a religião católica.
No meio da bandeira, tem o brasão. Simbolizado numa águia gigante pisando entre os cactos do deserto mexicano.
SBT importa novelas mexicanas...
Produzidas pela TELEVISA (principal TV dos Estados Unidos no México), as novelas mexicanas são exibidas no SBT, do Sílvio Santos.
Uma das mais exibidas é a porcaria Maria do Bairro, que já reprisada mais de 30 vezes.
Hino Nacional do México...
É o famoso Hino do México. Fala em dar e derramar sangue até recebendo tiro de canhão para que os estrangeiros não roubem e nem continuem explorando os mexicanos.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Exército Zapatista de Libertação Nacional, guerrilha de Extrema Esquerda na fronteira com os EUA?
É o novo...
Novarussense das antigas lembrando que, em 1970, comprou um sombrero mexicano para torcer pelo Brasil na Copa do México.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário