quinta-feira, 5 de julho de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre a homenagem do deputado Bruno ao aniversário de Sobral!

Deputado Bruno parabeniza e celebra os 245 anos de Sobral!
Muitos dos parentes e dos ancestrais do DNA materno do deputado Bruno Pedrosa Torquato tem origem em Sobral, a ex fazenda Caiçara que está fazendo 245 anos e é a cidade mais desenvolvida da Zona Norte e um dos municípios mais avançados do Ceará. 
A família Torquato, que é a mesma da mãe dele (Adriana Torquato) se originou em Sobral e depois pela via férrea chegou ao Ipu e depois a Nova Russas -cujo principal símbolo foi o saudoso médico Dr. Evangelista Torquato.
Um retorno às origem familiares que levou o deputado BrunoA imagem pode conter: atividades ao ar livre e textoa fazer uma homenagem e celebrar os 245 anos de Sobral, celebrados hoje (5 de julho)
Justa homenagem do jovem parlamentar à Princesa da Zona Norte, fundada em 1841 -cujo nome pioneiro Vila Distinta Real de Sobral e Fidelíssima Januária de Acaraú.
Capital política dos Ferreira Gomes (FG), Sobral tem uma população estimada em (250 mil), tem a melhor educação básica do Brasil (segundo dados do IDEB) e tem o maior parque industrial dos municípios do Norte cearense. Sobral ainda é banhada por um dos maiores rios secos do mundo ocidental: Acaraú, que nasce na Serra das Matas.
Um fato históricos dos mais importantes é que Teoria da Relatividade, do cientista (alemão) Einstein, em 1919, foi provada em Sobral. E foi a 1ª cidade do interior cearense a ter aprovada na Assembleia Legislativa a criação de uma Região Metropolitana, compreendendo cerca de 18 municípios no entorno sobralense.
Razões para o deputado Bruno fazer suas saudações aos sobralenses.
Uma boa sobralidade celebrativa de Bruno!
Sobral tem 35 bairros...
Maior cidade da Zona Norte, hoje inchada pela exploração demográfica das migrações, Sobral tem cerca de 35 bairros -maioria pobres e miseráveis. Estão na lista o Alto do Cristo e o Alto da Brasília, o Nova Caiçara, o Parque Silvana, o Dom José, o Parque Silvana, o Sumaré, o Cohab (I e II), entre outros bem violentos.
Com tanta gente em meio a bolsões de miséria, a violência urbana explodiu em Sobral. Cidade considerada uma das violentas do Ceará.
Terra de governadores...
Sobral já deu e teve vários governadores do Ceará. Os irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes foram dois políticos sobralenses que governaram o Ceará. Antes, outros políticos sobralenses ocuparam cargos importantes: Olavo Oliveira, Padre Palhano, Paula Pessoa (Senador dos Bois) etc.
E na Assembleia Legislativa sempre teve muitos sobralenses. Os irmãos FG foram deputados em vários mandatos, que agora terá Lia Ferreira Gomes como futura representante.
Drª. Lívia é Sobralense...
Titular do Ministério Público na Comarca de Nova Russas, Drª. Lívia CristinaA imagem pode conter: 12 pessoas, área internanasceu em Sobral. Sobralense que honra sua terra e é uma das melhores promotoras de Justiça do Ceará. Nova Russas recebeu muito essa sobralense ilustre para comandar o nosso MP.
Literatura sobralense...
Sobral sempre teve bons escritores, desde Domingos Olímpio (autor de Luzia Homem) é um deles. Atualmente, César Barreto e sua literatura pitoresca e de causos da politicagem sobralense, é o principal escritor sobralense. Autor de uma série de livros fracassados sobre os bastidores da política de Sobralense, notadamente do clã político dos Barreto.
Túnel do tempo...
Que fim levou o sobralense e ex deputado Padre Zé?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1976, votou em Euclides Ferreira Gomes (pai do Ciro) prefeito de Sobral.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário