quinta-feira, 26 de julho de 2018

Editorial do Blog Professor Tim sobre os 49 anos do STTR!

Editorial: 49 anos do STTR!
Em plena ditadura militar sob o comando dos Três Patetas da Junta Militar, após morte de Costa e Silva, era fundado em Nova Russas uma organização sindical de resistência. 
No dia 26 de julho de 1969, por meio do sindicalista Franciné e de outros companheiros sindicalistas, era fundado o então Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais (STTR) -hoje com a inclusão de agricultores/as familiares em seu estatuto.
O STTR, que hoje celebra 49 anos de muitas conquistas e de muitas vitórias, é a mais importante entidade sindical rural de nossa região, tendo na sua presidência uma mulher de coragem e de muitas lutas: Lucinha AraújoA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Lucia Araujo Sousa, pessoas em pé, que ajudou a organizar o Festival da Juventude Rural com apoio de outras entidades.
Da fundação e das lutas iniciais do bravo lutador FrancinéA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, passando por algumas gestões realizadoras, até a presidência de Lucinha, o STTR contabiliza muitas vitórias. As conquistas dos vários assentamentos (Pintada, Lagoa do Norte, Morro Agudo, Raposa), foram alguma delas.
Outra coisa importante foi a construção e a projeção de lideranças sindicais. O ex presidente José Amadeu Araújo se tornou vice presidente da Contag e à Presidência da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará -a poderosa Fetraece, hoje sob o comando do Raimundo do PT.
A própria Esquerda de Nova Russas ganhou força e prestígio dentro do STTR. Teresinha Lima foi uma liderança orgânica e foi a 1ª vereadora eleita do PT. Bem como Jorge Mesquita, Selena e Lucinha e Lucinha -futuros pré-candidatos a vereador pelo PT de Nova Russas.
Sem o STTR em Nova Russas não haveria reforma agrária, não haveria aposentados rurais, não haveria luta por melhoras nas vidas dos trabalhadores do campo.
Salve, salve os 49 anos do STTR.
Que venha o Cinqüentenário!
_________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário